✅ Última atualização em 22/07/2024
Tópicos do Artigo
ToggleEntenda a Diferença Entre Trilha Musical e Efeitos Sonoros Para Uso em Vídeos
A utilização ideal de uma trilha musical e efeitos sonoros em seus vídeos pode fazer a diferença na qualidade final do seu trabalho.
ATENÇÃO: as informações contidas neste post são apenas para referência e base para o entendimento de algumas diretrizes sobre o uso de arquivos de áudio em vídeos. Para maiores dúvidas relacionadas a Direitos Autorais, Copyright ou quaisquer outros assuntos relacionados ao aspecto jurídico e legal de Direitos Autorais, recomendo que consulte um advogado.
Complementar seus vídeos com trilha musical e efeitos sonoros pode elevar o nível da e trazer um contexto a mais para suas produções, bem como entreter, manipular a audiência (no bom sentido, claro), criar um clima ou chamar a atenção para um determinado assunto ou partes específicas no vídeo.
E através do uso de trilha musical e efeitos sonoros da forma correta é a maneira ideal para evitar problemas com direitos autorais, royalties ou ter seu vídeo retirado do ar.
Ao buscar por um arquivo de áudio para seus vídeos, seja uma música ou efeitos sonoros, atente-se para alguns termos importantes que você possa vir a se deparar como grátis, direitos autorais, copyright, royalty free, entre outros.
Arquivos de áudio baixados na Internet designados como Royalty Free nem sempre são grátis! O que acontece neste tipo de licença é que, ao adquirir o produto de áudio (música, efeitos sonoros, seja ele comprado ou grátis), você adquire o direito de utilização do produto em perpetuidade conforme restrições especificadas no ato da compra ou download sem precisar pagar direitos futuros ao proprietário do produto (licenciante).
Além disso, mesmo comprando ou baixando o produto de áudio, o mesmo ainda pertencerá ao proprietário original (licenciante), criador ou titular sendo proibido que o licenciado o re-licencie para terceiros.
No entanto, adquirir uma música ou efeito sonoro que possua propriedade(s) intelectual(ais) e de direitos de autor(es) pode custar muito caro, dependendo da complexidade da música ou efeito sonoro, ainda mais se for uma trilha sonora reconhecida em grande escala.
Sites como Premium Beat, Motion Array, Audio Jungle, Music Bed, entre outros oferecem uma ampla variedade de músicas Royalty Free para compra a preços variados, cada uma com tipos de licenças específicas. Por isso é fundamental lê-las antes de adquirir!
Em se tratando de músicas grátis de alta qualidade para download na Internet e usá-las em seus vídeos e que sejam Royalty Free, as bibliotecas de áudios do YouTube e Facebook/Meta oferecem diversos gêneros musicais e centenas de efeitos sonoros separados por categorias.
No entanto, antes de utilizá-los, verifique as condições para download dos arquivos incluindo atribuição, monetização, entre outros temas.
Mesmo na biblioteca de áudios do YouTube, algumas músicas grátis exigem que seja dada a atribuição necessária ao autor ou proprietário do arquivo através da licença conhecida como Creative Commons. Para entender mais sobre este tipo de licença, acesse o site.
Termos comuns como licença Comercial e licença Não-Comercial são encontradas frequentemente ao adquirir uma trilha musical ou efeito sonoro em sites na Internet. Por mais simples que possam parecer, pode haver diferenças de site para site em termos de uso de tais licenças (leia com atenção cada uma delas antes de adquirir suas músicas e efeitos sonoros).
Em termos gerais, licença Não-Comercial refere-se quando não há a intenção de ganhos monetários por parte do licenciado do arquivo. Por outro lado, licença Comercial refere-se quando há a intenção de ganhos monetários por parte do licenciado do arquivo.
Bibliotecas de áudio
Em algumas bibliotecas de áudios espalhadas pela Internet, certos usuários disponibilizam músicas ou efeitos sonoros para download apresentando como grátis, porém, em certos casos, tais arquivos de áudios possuem Direitos Autorais de terceiros, mas que foram disponibilizadas de forma incorreta, como, por exemplo, exibidos como licença Creative Commons.
Por isso, muito cuidado ao baixar arquivos de áudio de fontes duvidosas pela Internet sem antes ler as condições de uso e certificar-se sobre as fontes proprietárias do(s) arquivo(s) para download.
Sites que oferecem músicas e/ou efeitos sonoros Royalty Free para download grátis (como a biblioteca de áudio do YouTube e do Facebook/Meta) não requerem que o nome do autor seja mencionado no vídeo (para alguns arquivos).
No entanto, como forma de reconhecimento/agradecimento ao autor, mencionar seu nome ou alguma outra atribuição passa a ser um ato de gratidão àqueles que trabalham no meio audiovisual, pois criar/produzir uma música, efeito sonoro ou qualquer outro tipo de produto audiovisual consome tempo, recursos e conhecimentos técnicos e artísticos de seu criador.
Conclusão
Utilizar músicas ou efeitos sonoros que possuam Direitos Autorais e/ou Royaties sem o consenso de seu criador/proprietário (a menos que autorizado explicitamente) não é recomendado!
Além da possibilidade em incorrer em riscos jurídicos, você poderá ter seu vídeo desmonetizado, bloqueado ou até mesmo removido do ar, como é o caso no YouTube. Fora isso, você perderá tempo tendo que refazer seu vídeo e perder os possíveis cliques, curtidas e visualizações, além de sofrer consequências negativas no posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.
ATENÇÃO: as informações contidas neste post são apenas para referência e base para o entendimento de algumas diretrizes sobre o uso de arquivos de áudio em vídeos. Para maiores dúvidas relacionadas a Direitos Autorais, Copyright ou quaisquer outros assuntos relacionados ao aspecto jurídico e legal de Direitos Autorais, recomendo que consulte um advogado.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!