Em DestaquePara Edição

Edição de Vídeos: Desvendando os Segredos do Vídeo em 4K

As resoluções dos vídeos sofreram grandes mudanças nos últimos anos. Entenda como o vídeo em 4K pode elevar o nível de suas produções.

A cada mês, mais e mais empresas de tecnologia e câmeras investem na resolução de vídeo em 4K no mercado audiovisual.

Porém, não são todas as pessoas que utilizam essa resolução de imagem, uma vez que gravar vídeos em 4K requer um equipamento mais moderno, cartões de memória com maior capacidade e desempenho, mais espaço para armazenar os arquivos brutos e um computador de edição capaz de sustentar um processo de edição pesado, com grandes arquivos e que levam mais tempo para processar do que as resoluções convencionais HD (720p) e Full HD (1080p).

Devo filmar e editar vídeo em 4K?

Finalizar um vídeo em 4K após a edição, dificilmente será essa a resolução que as pessoas mais assistem nos smartphones, televisores, tablets e mesmo computadores e laptops, uma vez que a resolução da maioria destes dispositivos é inferior aos 4096 x 2160 (conhecido popularmente como Cinema 4K) ou aos 3840 x 2160, também conhecido como UHD (Ultra HD).

No entanto, alguns destes dispositivos mais recentes já oferecem telas nessa resolução, principalmente os televisores smart.

Videomaker filmando com câmera no estabilizador

Photo by Tyler Casey on Unsplash

Em termos de aspecto de imagem (aspect ratio), ambas as resoluções 4K e 4K UHD possuem o mesmo aspecto, ou seja, 16:9 amplamente usado nos filmes, na web e nas TVs que representa a proporção da imagem em termos de largura x altura. Nesse caso, 16 unidades de largura para 9 unidades de largura.

Quando falamos de resolução 4K (4096 x 2160) trata-se do padrão adotado pela indústria cinematográfica, ou seja, a resolução utilizada em filmes e nos projetores no cinema. Por outro lado, o 4K UHD (3840 x 2160) é a resolução mais utilizada em dispositivos domésticos, ou seja, o padrão que encontramos em muitos televisores e em algumas transmissões ao vivo.

Quais câmeras gravam na resolução de vídeo em 4K?

Muitas das câmeras DSLR e mirrorless lançadas nos últimos anos já possuem o recurso de gravação em 4K além de outras tecnologias que são inseridas nas câmeras digitais em cada lançamento.

Cada fabricante possui suas características especificas em relação aos recursos oferecidos em termos de resolução (por exemplo, algumas “cortam” as bordas da imagem ao gravar em 4K reduzindo o formato original 4K de 4096 x 2160 para 4K UHD de 3840 x 2160, o que provoca a sensação de zoom na imagem reduzindo o campo de visão.

Mas independentemente da marca, ao optar por gravar em 4K, você deverá escolher a que melhor lhe proporcionará o melhor custo x benefício e atender suas necessidades em termos de imagem.

Entre algumas das marcas e modelos de câmeras que gravam na resolução 4k, podemos destacar:

Tabela comparativa de câmeras 4K

Finalização de vídeo em 4K

Finalizar um vídeo na resolução 4K (seja em 4096 x 2160 ou 3840 x 2160), nem sempre implicará em um vídeo mais profissional do que as resoluções menores.

O que você precisa ter claro na hora de gravar e editar é se você realmente irá precisar de um vídeo com tamanha resolução de imagem.

Saber onde será postado o vídeo é importante já que plataformas de vídeos como YouTube, apesar de aceitarem vídeos com essa resolução, é preciso que, quem o assiste, altere a resolução da tela para 4K manualmente, já que o próprio YouTube ajusta automaticamente a qualidade da transmissão de cada vídeo baseada nas condições de conexão de Internet e tamanho de tela do usuário conforme a resolução original que o vídeo foi enviado à plataforma pelo seu criador.

Mas nem sempre sua audiência irá alterar a configuração da resolução manualmente. Por isso, se resoluções menores como 720p e 1080p satisfizerem a qualidade do seu conteúdo, tire proveito e publique seus vídeos nesse formato.

Opção de vídeo 4K no Youtube

Resoluções disponíveis no Youtube. Varia conforme cada vídeo

Onde assistir vídeos em 4K?

Vídeos assistidos em smartphones e tablets não necessitam de uma altíssima resolução já que, pela distância que normalmente assistimos, os pixels na imagem estão tão próximos uns dos outros que não é possível identificar falhas em termos de granulação na imagem (quando houver) ou degradação por conta de cores.

A maior diferença entre 4K e 1080p está na quantidade de informação (ou densidade dos pixels), uma vez que quanto maior a densidade dos pixels, mais detalhes a imagem terá.

Para a maioria das pessoas, assistir a um vídeo pelo smartphone ou mesmo tablets em UHD 4K (2160p) ou Full HD (1080p) praticamente não há uma grande diferença em termos de qualidade da imagem.

Por exemplo, dificilmente será notada uma grande diferença em termos de resolução de um vídeo em 4K exibido em uma tela de TV de aproximadamente 40 polegadas, a menos que as pessoas estejam a uma distância muito próxima da tela, o que é pouco provável. Nesse caso, a resolução Full HD de 1080p é mais do que suficiente.

Comparativo de resolução 4K e Full HD

Proporção entre 4K UHD e Full HD

Publicar vídeos em 4K nas redes sociais ou enviar por aplicativos de mensagem pode ser uma grande dor de cabeça pelo tamanho do arquivo, já que tais arquivos possuem seus próprios codecs, bitrates e tipo de compressão específicos.

Sendo assim, 1080p ainda é a melhor resolução para se enviar vídeos nas redes sociais de uma forma mais rápida e em alta resolução.

Considere o tamanho do arquivo de vídeos em 4K

É preciso considerar também que, nem todo vídeo que você exportará servirá para todo tipo de rede social.

Com os mais diversos formatos e resoluções de vídeos sendo oferecidos pelas plataformas de mídias sociais, é preciso adaptar o formato de tela final do vídeo para que ele possa ser melhor “consumido” pelas pessoas e não apenas no formato, mas também no conteúdo

Vídeos no YouTube podem ter durações dos mais variados tipos.

Porém, usuários do Twitter, TikTok e Instagram normalmente buscam por vídeos mais curtos, como os de 1 minuto ou menos.

Por isso, é importante conhecer sua audiência e adaptar todo o seu conteúdo em vídeo para cada tipo de publicação, principalmente na hora de escolher o aspecto (1:1, 4:5, 16:9, etc…) que melhor atende a cada plataforma social.

E quais são as vantagens e desvantagens de gravar e editar vídeos em 4K?

Tabela vantagens e desvantagens

Então 4K é melhor do que Full HD?

Em termos de resolução, sim, pois vídeos em 4K possuem mais definição e qualidade.

Mas se você irá publicar a maior parte de seu conteúdo em redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas de hospedagem de vídeos, dentre outros fatores discutidos acima como a necessidade de um maior investimento em processamento melhor de imagens e conexão de banda larga de quem assiste, sua melhor opção poderá ser a de 1080p.

Conclusão

Não deixe que a tecnologia “da moda” o empeça de criar um conteúdo em vídeo melhor.

Independente da resolução, o principal é saber transmitir a mensagem certa através de uma história que se conecte com sua audiência.

Lembre-se que não estou incentivando ou desincentivando que você use a tecnologia de vídeo 4K em seu processo de produção, mas que conheça as vantagens e desvantagens dessa resolução para que possa aplicar a melhor delas em seus projetos de vídeos online.

Resolução nem sempre será o diferencial em uma imagem em vídeo. Contraste e cores também complementam o trio que forma a qualidade final do que vemos e valorizamos na tela, seja no celular, tablet, computador ou TV.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo