ProduçãoVideo MKTVideo Mobile

✅ Última atualização em 18/10/2024

Aprenda técnicas fundamentais da produção de vídeos curtos tirando o máximo de seu celular com práticas simples e criativas.

Você já se perguntou como os influenciadores e criadores de conteúdo conseguem produzir vídeos curtos de alta qualidade e que atraem milhares de visualizações usando o celular?

Se sim, então você não está sozinho(a).

Se você já cria algum tipo de vídeo, seja curto ou longo, saiba que você está no caminho certo para engajar cada vez mais sua audiência.

Cada vez mais, os smartphones estão mais “inteligentes” e potentes em termos de capacidade de gravação de vídeos, alguns já gravando em resoluções até 8K!

Gravar vídeos com seu smartphones nunca foi tão fácil e já não é mais uma desculpa não conseguir gravar e editar vídeos de forma rápida, prática e conveniente.

No entanto, gravar vídeos curtos e persuasivos que chamem a atenção de um grande público é quase uma arte.

Em tão pouco tempo é preciso chamar a atenção, prendê-la e incentivar quem assiste a executar uma ação.

Se você quer se destacar na imensa multidão de vídeos publicados diariamente, você precisa adquirir prática, alguns conhecimentos básicos e certas habilidades técnicas e digitais específicas.

Desde a escolha do tema/assunto até um enquadramento adequado passando pela iluminação e a edição, você precisa estar mais do que alerta para o que o mercado está consumindo em termos de conteúdo.

Não importa se você é um(a) aspirante a criador(a) de conteúdo, um empreendedor(a) que busca promover sua marca/serviço ou simplesmente alguém que deseja começar a criar conteúdo audiovisual, você precisa começar o quanto antes a produzir vídeos com o celular.

O mercado online de vídeos curtos

O mercado online de vídeos curtos está em plena expansão e se tornou uma parte fundamental (e lucrativa) do cenário digital.

Plataformas como TikTok, Instagram Reels e Stories e o YouTube Shorts têm impulsionado a popularidade desse formato, atraindo bilhões de usuários em todo o mundo.

A demanda por conteúdo em vídeos curtos tem crescido exponencialmente, transformando-o em uma poderosa ferramenta de comunicação, entretenimento, educação e engajamento.

Uma das principais razões para o sucesso dos vídeos curtos é a sua capacidade de transmitir mensagens de uma forma simples e rápida.

Como estamos cada vez mais voltados para o imediatismo com o excesso de informações que recebemos em um único dia, os vídeos curtos se encaixam perfeitamente nesse estilo de consumo dinâmico de conteúdo.

Vídeos curtos são ideais para atrair a atenção do público em questão de segundos e fazer com que tomem uma ação, seja uma curtida, um comentário, um compartilhamento ou até mesmo uma gratificação financeira.

Além disso, os vídeos curtos permitem uma grande dose de criatividade por parte dos criadores. Muitos deles nunca foram adeptos aos vídeos mais longos e acabaram entrando na onda dos vídeos curtos por acaso, encontrando um nicho e se adaptando ao que o mercado procura.

Além do avanço dos smartphones, inúmeros recursos de edição disponíveis nos dispositivos móveis encontrados em centenas de aplicativos específicos, é possível adicionar filtros dos mais variados, efeitos especiais, trilhas sonoras e muito mais para tornar o conteúdo visualmente atraente e envolvente.

Há poucos anos isso não era possível frente a tecnologias que foram sendo desenvolvidas e, acima de tudo, pela necessidade do público que, ao ver uma demanda pelo consumo de conteúdos curtos, pediram e foram (e estão sendo) atendidos.

Tais avanços oferecem oportunidades únicas para influenciadores, marcas e criadores de conteúdo expressarem sua originalidade e criarem conexões autênticas com seu público.

O mercado de vídeos curtos também se destaca pela sua natureza viral.

Independente do nicho, um vídeo bem produzido do ponto de vista da atratividade, pode se espalhar rapidamente pelas redes sociais, alcançando milhões de visualizações em questão de horas.

Esse potencial de viralização oferece uma oportunidade valiosa para a exposição de marcas e o crescimento de audiências, tornando os vídeos curtos uma ferramenta estratégica para qualquer planejamento de marketing digital.

No entanto, vale ressaltar que a concorrência no mercado de vídeos curtos vem se intensificando a cada dia.

Com a popularidade do formato e maior imersão por parte das plataformas de mídias sociais, cada vez mais pessoas estão aderindo a essa ideia, o que torna fundamental se destacar com conteúdo criativo, autêntico e de qualidade.

A habilidade de produzir vídeos curtos impactantes e com valor agregado é uma vantagem competitiva significativa para quem deseja emergir nesse mercado em constante evolução.

Portanto, é evidente que os vídeos curtos vieram para ficar. Eles estão moldando a maneira como consumimos e compartilhamos conteúdo digital, oferecendo oportunidades antes inimagináveis para criadores e marcas se conectarem com seus públicos de forma rápida e envolvente.

E quem dominar as habilidades necessárias para produzir vídeos curtos usando o celular terá oportunidades promissoras para se destacar no audiovisual e aproveitar todas as possibilidades de um mercado em ascensão.

Transformando seu celular em uma poderosa ferramenta de criação audiovisual

De acordo com o site líder em dados de mercado e consumo Statista realizado entre 2017 e 2022 para o Brasil e publicado em 05 de janeiro de 2023, a penetração de visualizações de vídeos em smartphones entre usuários de vídeos digitais apenas cresce desde 2017 chegando a um estimado de 70.8% em 2022.

Isso nos mostra a relevância que as plataformas de vídeos digitais e mídias sociais representam para os criadores. Ou seja, um nicho altamente promissor se pensarmos no número de pessoas que podem ser atingidas.

Você não precisa gastar uma fortuna em equipamentos profissionais para produzir vídeos de qualidade. Está mais do que provado que os smartphones já possuem poderosas lentes e recursos de gravação e edição através de aplicativos capazes de resolver muitos dos problemas que pequenos produtores de conteúdo com pouca experiência possuem em vídeos online.

Se soubéssemos um único segredo para viralizar vídeos curtos, muitas pessoas já teriam aplicado há muito tempo.

Mas de fato, um dos que mais devem ser considerados é a criatividade!

Sem a criatividade, a maioria dos vídeos seriam parecidos ou até iguais.

Mas como usar a criatividade para fazer vídeos curtos?

Primeiramente, pense fora da caixa e experimente ângulos diferentes, enquadramentos inusitados e movimentos de câmera criativos.

Não tenha medo de testar novas ideias e explorar o potencial técnico e artístico que o seu celular pode oferecer. Afinal, é aí que a mágica acontece!

Preocupe-se com a iluminação! A luz é fundamental para criar vídeos visualmente atraentes e profissionais. Elas aumentam a profundidade na imagem e dão vida ao assunto principal.

Se você ainda não explorou fontes de luzes artificiais ou ainda não buscou uma iluminação mais elaborada, aproveite a luz natural ao máximo.

Escolha locais bem iluminados para gravar vídeos ou até mesmo invista em alguns acessórios básicos de iluminação portáteis.

Caso edite seus próprios vídeos, os aplicativos de edição estão aí para nos ajudar a transformar cenas comuns em sequências dinâmicas e atraentes para quem assiste (falaremos sobre alguns deles mais abaixo).

Pesquise e experimente diferentes aplicativos disponíveis para o seu sistema operacional (Android ou iOS). Teste filtros (não exagere), adicione música (de preferência as oferecidas pelos próprios aplicativos ou redes sociais que não possuam restrições de direitos autorais) e inclua efeitos especiais (somente quando for necessário para não deixar o vídeo artificial). Ou seja, adapte seu vídeo conforme o tema, estilo e tom adequado ao seu tipo de público.

Etapas para começar a criar seus primeiros vídeos curtos

Veja três etapas básicas para seguir ao começar a criar seus primeiros vídeos curtos com seu smartphone:

Etapa 1. Simplesmente, comece.

Planejar o tema e a concepção do vídeo que você irá criar é fundamental. Antes de começar a gravar, é importante planejar o conteúdo do seu projeto.

Defina o propósito e o tema do seu vídeo, pense na mensagem que deseja transmitir e crie um roteiro básico.

Considere a duração ideal para o formato conforme as especificações de envio da rede social que preferir e como você pode capturar a atenção do espectador logo nos primeiros segundos.

Tenha em mente que a criatividade é fundamental para se destacar, então pense em ideias únicas e interessantes que irão engajar o seu público.

No começo não é preciso contratar uma equipe de produção, ainda mais porque você irá usar apenas o seu celular.

Treine e melhore a cada vídeo. Corrija seus erros e siga em frente. Se inspire em outros criadores. Tenha referências e, se for pedir ajudar de outras pessoas para fazer vídeos, entenda todo o processo para que possam falar a mesma língua.

Etapa 2. Você não precisa de muito.

Eu diria que a receita inicial seria: você, seu smartphone e a sua criatividade.

Também, é importante certificar de que a lente da câmera esteja limpa e seu smartphone com espaço suficiente para armazenar os vídeos.

Ao capturar, preste atenção a enquadramentos básicos de câmera (principalmente se estiver gravando na vertical).

Evite tremer a câmera, mantendo-a estável nas mãos ou, se necessário, utilize um tripé com suporte para celular ou estabilizadores para obter imagens suaves e sem trepidação como:

Explore as funções de vídeo da câmera do seu smartphone, como o modo de vídeo em câmera lenta ou o modo retrato, as diferentes resoluções (HD, Full HD, 4K) e taxas de frames (24p, 30p, 60p, 120p) para adequar ao formato da rede social que irá compartilhar.

Suporte para celular
Suporte de tripé para celular 

Etapa 3. Edição e ajustes

Depois de gravar as imagens, é hora de dar vida ao seu vídeo final através da edição.

Como mencionamos anteriormente, existem diversos aplicativos grátis e pagos de edição de vídeo disponíveis para smartphones que são fáceis de usar e oferecem uma ampla variedade de recursos.

Importe os vídeos para o aplicativo de edição de sua escolha e comece a cortar. Após feito os cortes, ajuste o brilho, cores e o contraste, adicione transições (quando necessário) e aplique filtros ou efeitos especiais se achar que irão complementar a mensagem que precisa ser transmitida.

Lembre-se de manter a duração do vídeo curta, fazendo cortes rápidos e mantendo o conteúdo dinâmico.

Se for o caso, adicione trilhas ou efeitos sonoros para tornar o seu vídeo ainda mais envolvente.

Experimente e divirta-se com as opções de edição disponíveis até que você esteja satisfeito com o resultado final.

Com essas três etapas básicas, você estará pronto(a) para criar seus primeiros vídeos curtos com o seu smartphone.

Lembre-se de praticar e aperfeiçoar suas habilidades ao longo do tempo. À medida que você ganha experiência, poderá explorar técnicas mais avançadas e adicionar sua própria marca registrada aos seus vídeos curtos.

Preciso aparecer no vídeo?

Nem sempre será necessário aparecer na câmera.

Mas se você tem medo ou receio em aparecer, não se preocupe, pois a maioria das pessoas que começaram a fazer seus próprios vídeos para redes sociais nunca tiveram experiências anteriores neste aspecto.

Perder o medo de falar para a câmera pode parecer um desafio assustador, mas com algumas estratégias simples, você pode superar essa barreira e se sentir mais confiante em frente às lentes.

Em primeiro lugar, lembre-se de que todos nós temos um começo e que a prática leva à perfeição.

Comece pequeno, fazendo gravações curtas para se acostumar com a sensação de falar para a câmera e o posicionamento da lente em frente ao rosto.

Após algumas tentativas de testes, assista as gravações e identifique áreas em que você pode melhorar.

É importante que você também valorize os pontos fortes que você já possui ao falar para a câmera. Quanto mais você praticar, mais confortável e natural se sentirá diante da câmera.

Outra dica valiosa é imaginar que você está falando com um amigo próximo. Esse truque simples pode ajudar a dissipar o nervosismo e criar uma conexão mais natural quando estiver falando para o seu público.

Lembre-se de que a câmera é apenas um dispositivo de gravação e que as pessoas do outro lado estão ansiosas para ouvir o que você tem a dizer.

Seja autêntico(a). Simples assim. Sorria, fale calmamente para que dê tempo para respirar normalmente e ser compreendido de forma clara.

Atente-se para manter o tom de voz nivelado, olhando fixamente para a lente (evitar vagar e olhar para os lados ou para baixo para não demonstrar desprezo ou indiferença) mantendo gestos naturais com as mãos.

Praticar a fala diante da câmera e abraçar a ideia de que é normal sentir um pouco de nervosismo são passos importantes para superar o medo e progredir com mais confiança e mais rapidamente

Melhores práticas para começar a fazer vídeos curtos

Como já dissemos aqui, para começar a fazer vídeos curtos você não precisa de muito.

Algumas ferramentas básicas como seu smartphone e um aplicativo de edição e criatividade serão fundamentais para dar o start em suas produções.

No entanto, existem algumas práticas simples e que você pode seguir para tirar maior proveito e ir ajustando aos poucos o seu fluxo de produção de vídeos curtos com celular. Vamos a elas!

Melhores práticas para começar a fazer vídeos curtos:

Prática #1: Tenha um objetivo claro

Sem um objetivo claro (mesmo que simples) para cada vídeo, não sabemos onde queremos chegar.

Você até pode chegar a ter um vídeo viralizado apenas publicando “qualquer coisa”.

Mas se você não quiser contar com a sorte, perder tempo e se frustrar, planeje e entenda para quem você está postando, o que você irá postar e principalmente, o que você espera dos resultados.

Claro que todos nós queremos o maior número possível de inscritos, curtidas e todas as métricas que nos encham de orgulho pelos nossos esforços como criadores de conteúdo.

No entanto, quando se planeja algo antes de realizar, tendemos a ter mais sucesso ou, pelo menos, aprender com os erros por não termos atingido este ou aquele objetivo e poder ter a chance de ajustar os ponteiros para os próximos.

Prática #2: Haja como autoridade no seu nicho

No entanto, quando se planeja algo antes de realizar, tendemos a ter mais sucesso ou, pelo menos, aprender com os erros por não termos atingido este ou aquele objetivo e poder ter a chance de ajustar os ponteiros para os próximos.

Mas conforme você vai obtendo mais consistência, publicando mais conteúdo e criando conexões com o público e outros negócios, vamos ganhando experiência e autoridade.

Isso é fundamental para quem quer ser conhecido(a) em seu mercado de atuação como alguém confiável e sabe o que está dizendo sobre um determinado assunto.

Por isso, é importante ter em mente durante toda a jornada, que a autoridade é uma qualidade que deve ser perseguida aos poucos e construí-la baseado na confiança e no valor de todo o conteúdo que você venha a oferecer.

Prática #3: Grave na mais alta qualidade que seu smartphone pode oferecer.

Sabemos que alguns smartphones conseguem gravar até na resolução 8K. Mas quando falamos em redes sociais, nem sempre o 8K é necessário, pois muitos smartphones não possuem resoluções de tela 8K para que seu conteúdo seja visto.

Por isso, gravando em Full HD 1080p é mais do que o suficiente.

Mas se você preferir gravar em 4K, poderá tirar proveito de uma resolução maior do que o Full HD 1080p para enquadrar cenas que achar necessário e mesmo assim exportar o vídeo final em Full HD 1080p.

Essa é uma das grandes vantagens em gravar vídeos em 4K. Por mais que vídeos nessa resolução tome mais espaço em seu smartphone, você acaba tendo mais flexibilidade em termos de resolução para enquadrar a imagem.

Prática #4: Entenda qual a melhor taxa de frames para seus vídeos.

Basicamente, existem 3 taxas de frames: 24fps, 30 fps e 60fps, sendo 30fps o padrão para vídeos.

Mas não existe uma regra sobre qual é obrigatório usar.

O que você precisa entender é que 24fps é uma taxa muito utilizada em filmes no cinema para dar aquele aspecto mais cinemático ou utilizar em imagens com pouco movimento (uma vez que, quanto menor o número de frames e maior o movimento na cena, mais “borrada” ela poderá ficar).

Já, 30fps é uma taxa intermediária usada tanto em imagens com movimentos mais intensos como imagens mais estáticas.

Por sua vez, 60fps é uma taxa mais utilizada em cenas que haja mais movimentos na imagem como cenas de ação, esportes radicais, entre outros. Isso se dá ao fato de, por haver mais fotos dentro de apenas um único segundo – por isso chamamos de “frames por segundo” – a imagem fica menos “borrada”.

Existem smartphones que gravam em 120fps e que podem ser usadas quando precisar criar imagens em slow motion, pois ao reduzir de 120fps para 24, 30 ou 60, a imagem na cena ficará muito mais fluida e sem “trancos”.

Gravado em

Convertido para

Velocidade reduzida para

120fps

24fps

20%

120fps

30fps

25%

120fps

60fps

50%

Prática #5: Equipamentos básicos para captar vídeos com celular

Podemos dizer que três itens são essenciais para captar vídeos curtos. No entanto, não são obrigatórios para todos os criadores de conteúdo, pois cada um depende do tipo de vídeo que irá criar.

Tripé

Seja de mesa ou mesmo um tripé convencional (geralmente possuem 1,80m de altura com as pernas estendidas), estabilizar a imagem é crucial principalmente quando fizer vídeos sozinho(a) e que precise aparecer no vídeo.

Além disso, o uso do tripé impede que acidentes com seu dispositivo ocorra caso apoie em lugares pouco estáveis.

Tripe para gravar celular
Tripé de mesa com suporte para celular na horizontal
Kit para gravação de videos curtos
Tripé de mesa com suporte para celular na vertical

Iluminação

Um softbox básico ou mesmo um ringlight já conseguem atender a maioria das produções de vídeos curtos que precisamos fazer para redes sociais.

Mas nem sempre a iluminação artificial é necessária. Por que não utilizar a maior e mais barata fonte de luz natural disponível, o sol?

Microfone

Todo smartphone consegue captar um áudio decente, mas desde que as condições ao redor sejam favoráveis (como ausência de barulhos, ruídos e conversas altas).

Gravar um áudio sem qualidade já não é mais desculpa.

Com a grande variedade de microfones para celulares disponíveis atualmente, se você precisa gravar áudio para seus vídeos, utilize um microfone externo para seu celular.

Seja um microfone para conectar à saída de fone de ouvido como o Saramonic SmartMic ou o Saramonic SR-XM1, um microfone de lapela como o SmallRig Forevala L20C ou um gravador externo como o Zoom H1n, o importante é ter um áudio limpo e profissional para criar seus vídeos.

Prática #6: Edite para sua audiência e não apenas para você

Quando editamos, ficamos empolgados com o vídeo que gravamos. E isso é um bom sinal!

No entanto, é preciso ter atenção e não nos deixarmos envolver de forma a editar o vídeo como se fosse apenas para nós.

Como assim?

A edição de vídeos curtos deve atender ao que sua audiência espera, ou seja, vídeos de fato curtos, dinâmicos e que chamem a atenção.

Ou seja, faça o básico e cuidado para não enfeitar muito na edição. Muitas vezes o menos é mais.

Falamos aqui em equipamentos de iluminação, tripés e outros aspectos que ajudam a tornar nossos vídeos atraentes o suficiente, certo?

Mas tenha sempre em mente que, cada criador de conteúdo tem um objetivo, um público e uma forma de criar e editar e isso pode ser traduzido como “criar da forma mais simples possível”.

Mas é na edição que pode morar o perigo, pois com a quantidade de templates, filtros, transições de uma imagem para a outra e trilhas e efeitos sonoros prontos, corremos o risco de sobrecarregar nossos vídeos com itens desnecessários.

Aplicativos para celular como o Inshot Video Editor & Maker, o Adobe Premiere Rush e o CapCut (editor e criador de vídeo oficial gratuito com músicas para o TikTok), podem ajudar a ter ideias e criar os vídeos que você precisa.

Prática #7: Mantenha um ambiente apropriado para gravações

Posso gravar meus vídeos em qualquer lugar? Sim! Desde que não haja ruídos, barulhos ou distrações que possam deteriorar a qualidade do conteúdo.

Sabemos que, em locais ao ar livre, corremos o risco de sofrer inúmeras distrações que nem sempre temos total controle para evitá-las como carros, pessoas e aviões passando, uma construção próxima, etc.

Mas e em ambiente fechados? Aí podemos ter um controle quase que 100% do que queremos ou não captar em termos de imagem e sons.

Por exemplo, para uma boa captação de áudio, uma boa acústica do ambiente ajuda a evitar ecos e reverberações (repetições de sons no ambiente – lugares onde existam azulejos podem causar tal fenômeno).

Uma boa estratégia para corrigir ou pelo menos amenizar é gravar em um local onde haja tapetes, cortinas pesadas, estofados e até mesmo móveis, pois elas auxiliam na absorção das ondas sonoras refletidas no ambiente.

Faça testes prévios para ajustar as configurações de áudio e garantir a melhor qualidade possível antes de iniciar a gravação final.

Prática #8: Aproxime-se do seu público

Você não precisa aparecer em todos os seus vídeos.

Assistimos milhares de vídeos onde apenas imagens e fotos são exibidas sem mesmo uma voz humana. E não há nada de errado nisso.

Mas quando aparecemos, mesmo que com apenas nossa voz real (sim, real, pois vozes criadas pela inteligência artificial podem nos confundir), criamos uma conexão maior com quem nos assiste.

Por exemplo, quando você entra em um site para pesquisar por um produto e assiste a um vídeo de alguém que já comprou ou utilizou um serviço dando seu relato e opinião, você não se sente mais confortável em dar um passo a mais na jornada de compra? Imagino que sim!

É natural nos sentirmos mais seguros quando vemos “o dono” do produto ou serviço nas redes sociais conversando diretamente.

Portanto, se você tem receio ou timidez, procure praticar alguns vídeos com sua voz e, aos poucos, faça alguns vídeos conversando diretamente com sua audiência para, aos poucos, ir conseguindo mais confiança e transmitir mais confiança ao seu público.

Conclusão

Criar vídeos curtos com o seu celular é uma maneira acessível e poderosa de expressar sua criatividade, compartilhar mensagens impactantes e se conectar com seu público nas redes sociais.

Ao seguir as melhores práticas, como escolher um tema cativante, cuidar da qualidade do áudio, manter a duração curta e prestar atenção ao enquadramento e à estabilidade, você estará no caminho certo para produzir vídeos curtos para você e seu negócio.

Além disso, ao perder o medo de falar para a câmera, praticar e experimentar técnicas diferentes, você se tornará mais confiante em suas habilidades de comunicação. Lembre-se de que a prática é fundamental para aprimorar suas habilidades e que a criatividade é seu trunfo para se destacar no mundo dos vídeos curtos. Portanto, pratique, pratique e pratique!

Então, pegue o seu celular, coloque em prática todas as dicas compartilhadas neste post e comece a criar vídeos curtos incríveis que impressionarão seu público e elevarão sua presença nas redes sociais.

Lembre-se de que o processo de criação é divertido e evolutivo, então não tenha medo de experimentar, aprender com cada experiência e se aprimorar ao longo do caminho.

Tire um tempinho todos os dias para experimentar novas técnicas, aprender com os vídeos de outros criadores e, acima de tudo, inspirar sua audiência.

Pular para o conteúdo