ConceitosEm Destaque

Enquadramento de Imagem e Planos de Filmagem

Saiba como montar seu plano de imagens e definir melhor o enquadramento de imagem ao elaborar seus próximos vídeos.

Posicionar a câmera no lugar ideal para elaborar o enquadramento de imagem em uma cena específica na hora de fazer um vídeo pode parecer fácil.

Planejar o enquadramento de imagem, ou seja, escolher o que deseja mostrar em cada plano de gravação também pode parecer simples.

E na verdade, é!

Conhecendo algumas técnicas básicas (e que também são usadas em Hollywood) sobre posicionamento de câmera, atores, interlocutores ou personagens no set de gravação, dará muito mais valor e qualidade de produção aos seus vídeos.

Dentre muitas das técnicas utilizadas por videomakers de todos os níveis é importante conhecer a maioria delas para que possa aplicá-las em seu vídeo conforme a necessidade de cada projeto.

A escolha do enquadramento de imagem, ângulo e altura de câmera apropriados o ajudarão a expressar melhor a ideia central do conteúdo, atingir o público que deseja e criar um impacto visual interessante no vídeo.

“Posicionar a câmera da forma correta e ajustar o enquadramento de imagem e ângulo, valorizam ainda mais a mensagem que você deseja transmitir.”

Tipos de enquadramento de imagem e planos de filmagem

Enquadrar uma cena é o mesmo que escolher o que a lente da câmera irá capturar na hora da gravação. É fundamental um enquadramento de imagem planejado para transmitir a mensagem corretamente.

Imagine, por exemplo, uma cena na praia onde duas crianças jogam bola, um guarda-sol aberto ao fundo e um carrinho de sorvetes à beira-mar.

A pergunta a se fazer é: qual é o assunto principal?

Se eu optar pelo guarda-sol, devo trabalhar o enquadramento para que o guarda-sol tenha destaque na imagem do vídeo. Vários assuntos destacados na mesma imagem podem distrair quem assiste e dificultar o entendimento da história.

Uma outra regra em relação ao enquadramento espacial é na hora de gravar pessoas ou animais.

O ideal é sempre mantê-los no canto contrário ao seu próprio olhar.

Por exemplo, se uma pessoa ou animal estiver olhando/caminhando da esquerda para direita, deverá enquadrá-los mais para o lado esquerdo da tela e deixar um espaço maior vazio à sua direita. Isso mostrará em qual direção caminham ou olham.

Homem surfando

É muito comum na fotografia utilizarmos a regra dos terços para posicionar o assunto principal em um dos lados da imagem.

Os planos de câmera mais comuns podem ser variados de acordo com a mensagem que deseja passar.

Posicionar a câmera mais próxima ou mais afastada do assunto principal fará com que você tenha maior ou menor contato visual com sua audiência.

Veja na tabela abaixo uma breve descrição dos planos de câmera mais comuns:

PLANOS DE CÂMERA

PLANO DE CÂMERA

DESCRIÇÃO

GERAL OU ABERTO

Situa seu público no local onde você está. Geralmente é uma imagem de ângulo aberto e amplo.

CONJUNTO

Apresenta duas ou mais pessoas em um mesmo enquadramento.

MÉDIO

Um pouco mais “fechado” do que o Plano Geral.

AMERICANO

Plano que enquadra o individuo dos joelhos para cima.

CLOSE-UP

Câmera mais próxima ao rosto do interlocutor, dando ênfase à sua expressão facial.

SUPER CLOSE-UP (PLANO DETALHE)

Ressalta o detalhe do olhar, da boca ou algo mais específico na imagem.

PONTO DE VISTA

Câmera posicionada na altura dos olhos interpretando o campo de visão como se a visão da pessoa fosse a própria câmera.

 

Enquadramento de Imagem plano aberto

Plano que tem por objetivo situar a audiência, ou seja, fazer com que o público possa identificar o espaço, área ou local onde se passa a história.

Geralmente é utilizado no início de uma determinada cena.

Por exemplo, se a cena ocorre em um ponto de ônibus, é importante mostrar através de um plano aberto da rua onde se encontra o ponto.

Se a cena for em um dos cômodos dentro de uma casa ou apartamento, um take da fachada do prédio ou da casa antes de mostrar o ambiente interno ajudará a localizar o público espacial e contextualmente.

Enquadramento de Imagem plano conjunto

É um plano geral ou aberto onde existe mais de um personagem ou interlocutor na cena e serve para identificar não apenas o local onde os personagens estão, mas quem são.

Pode ser utilizado no começo do vídeo como ponto de partida da história.

Enquadramento de Imagem plano médio

Em termos de tamanho, é o plano compreendido entre um plano geral e um close-up.

Em um ambiente onde há duas ou três pessoas conversando, ao optar por inserir um plano médio, poderá aproximar a câmera (ou fechar o ângulo da lente – “dar um zoom”) acima da altura da cintura de uma delas a fim de captar seus gestos e expressões faciais.

Pode ser utilizado após a inserção de um plano aberto ou conjunto.

Enquadramento de Imagem plano americano

Muito utilizado nos filmes de cowboys americanos mais antigos, este plano mostra o interlocutor/personagem da altura dos joelhos para cima, fazendo com que uma parte mais significativa de suas expressões faciais e corporais, bem como seus movimentos, sejam notados com maior ênfase na tela.

Enquadramento de Imagem close-up

Um dos planos mais utilizados em cinema e novelas, o close-up é geralmente enquadrado dos ombros até a cabeça, preenchendo toda a tela.

Quando utilizado para objetos, por exemplo, deverá estar enquadrado de forma que o objeto seja o foco principal da narrativa no vídeo.

Por exemplo, quando houver uma narração em off no vídeo, no momento em que o narrador disser “…e assim são feitos os anéis de prata nesta fábrica especializada…”, poderá utilizar um close-up dos anéis para enfatizar a narração.

Para pessoas, enquadrar o rosto de um entrevistado no momento de um depoimento mais emotivo ou durante uma revelação de fatos pode ser uma opção interessante.

Enquadramento de Imagem super close-up

É uma aproximação ainda maior do close-up.

Se em um close-up de uma jovem vemos seu rosto por inteiro, em um super close-up podemos ver com maior detalhe apenas seus olhos ou sua boca.

Por exemplo, ao filmar um professor de piano tocando seu instrumento ou um guitarrista no palco de um show em close-up, um super close-up ficará interessante aproximando apenas os dedos nas teclas do piano ou a mão do guitarrista dedilhando os acordes, ambos preenchendo todo espaço na imagem.

Enquadramento de Imagem

É o plano que mostra o que o personagem/interlocutor em cena está de fato vendo.

A câmera se posiciona no lugar do personagem e “enxerga” o mesmo campo de visão que ele está vendo. Esse ângulo provoca uma imersão maior de quem assiste dentro da história.

Em outras palavras, o espectador passa a ser o personagem por um instante.

Ao realizar um enquadramento, a posição e o ângulo da câmera em relação ao assunto principal têm uma importância fundamental e deve ser pensada antes de começar a gravar. Veja abaixo:

Homem sendo filmado por câmera

Como o próprio nome diz é a câmera posicionada na altura dos olhos do personagem ou interlocutor, e, na ausência deste, na altura do nível dos olhos de uma pessoa de estatura mediana (1,70m).

Alguns videomakers tendem a posicionar a câmera na altura dos próprios olhos ao invés de respeitar a altura do personagem em cena. Não que esteja totalmente errado, mas a altura de ambos pode não ser necessariamente a mesma.

Esta altura pode ser usada quando a intenção da câmera for olhar em movimento retilíneo para o personagem ou objeto como close-up e super close-up.

Diferente dos ângulos de câmera alta e baixa, posicionar na altura dos olhos não aumentará nem diminuirá o poder que o personagem/interlocutor representa em cena.

Homem sendo filmado por câmera

Sempre que a câmera for posicionada acima da linha dos olhos do personagem/interlocutor, será considerado ângulo de câmera alta.

Poderá ser utilizada em situações em que a intenção é diminuir o poder do personagem/interlocutor fazendo-o ficar sem autoridade e com baixo poder de decisão em cena como, por exemplo, um policial olhando para o bandido de forma mais agressiva.

Além disso, posicionar a câmera acima do nível dos olhos do personagem/interlocutor, traz uma variação importante em seu vídeo em relação ao aspecto técnico-artístico.

Também, posicionar a câmera em locais altos (quando possível) pode facilitar a visualização e o entendimento do ambiente ao gravar espaços amplos como extensas praias, fazendas, grandes jardins, parques, aeroportos, campos de futebol, complexos industriais, etc.

Homem sendo filmado por câmera

Ao contrário do ângulo de câmera alta, posicionar a câmera abaixo no nível dos olhos do personagem/interlocutor dará poder e entusiasmo e, em alguns casos, autonomia ou transmitir a sensação de medo na audiência.

Ângulos de câmera baixa servem também para eliminar algo indesejável ao fundo no local da gravação e, se posicionado contra um céu de azul intenso, por exemplo, aumentará o impacto visual na imagem.

Posicionar a câmera abaixo no nível dos olhos de autoridades políticas e religiosas, importantes empresários ou celebridades fará com que a audiência os veja de baixo para cima, causando uma sensação de dominância e, às vezes, autoritarismo.

Monumentos, estátuas, arranha-céus, entre outros edifícios de grande porte poderão se beneficiar de ângulos de câmera baixa, uma vez que aumentará sua perspectiva na imagem transparecendo grandiosidade e empoderamento.

Carros em alta velocidade, aviões pousando ou decolando, trens passando ou caminhões nas estradas são mais bem visualizados se vistos em ângulos de câmera baixa e posicionadas a 45° do assunto principal, dando um aspecto de poder e velocidade à cena.

Um dos filmes que utilizam variações de ângulos, principalmente de câmera baixa é o clássico “Bonequinha de Luxo” com a atriz Audrey Hepburn, de 1961.

Homem sendo filmado por câmera

Independente da distância entre câmera e assunto principal, este ângulo é gravado de frente, centralizado ou não na tela.

Muito utilizado em vídeo-jornalismo, documentários, vlogs ou onde o interlocutor deseja falar diretamente com seu público, posicionando-o de frente, a mensagem passa a ser mais direta e objetiva.

Enquadramento de Imagem

O plano lateral ou de perfil é uma poderosa variação de ângulo para complementar seus vídeos ao gravar entrevistas, depoimentos, vlogs, reportagens ou documentários.

Como o próprio nome diz, a imagem é capturada lateralmente (ou de perfil) em relação ao personagem/interlocutor.

Dependendo da direção do olhar do personagem (esquerda para direita), a câmera deverá enquadrá-lo posicionando-o preferencialmente à esquerda da tela.

Homem sendo filmado por câmera

É o ângulo disposto em 45° da câmera em relação ao assunto principal, utilizado para dar uma impressão de profundidade e dimensionamento na tela.

Muito utilizado na gravação externa de edifícios, casas, museus, monumentos, pontes e em diálogos entre duas pessoas (onde ambos são posicionados em 45° em relação um ao outro) como em entrevistas e bate-papos.

Ângulo de câmera sobre os ombros

É o ângulo gravado por trás do ombro do personagem.

Visto com frequência no jornalismo, novelas, filmes e documentários, resultando em uma conexão entre entrevistado e entrevistador.

Geralmente, neste tipo de enquadramento de imagem, é mantida uma distância de 1 a 2 metros entre as duas pessoas.

Conclusão

Após definir os tipos de enquadramento de imagem para cada vídeo que fizer, é importante estudá-los e identificar possíveis correções que possam ser feitas em vídeos futuros.

Fechar um pouco mais, abrir mais para direita ou esquerda, detalhar algum elemento importante na cena, entre outros ajustes, farão com que você descubra novas ideias e formatos de criação de imagens para todos os seus projetos.

Saiba que não há certo ou errado na hora de enquadrar uma imagem, mas sim alguns parâmetros estudados e desenvolvidos há anos e que são aplicados em todos os tipos de produção audiovisual, do mais simples ao mais complexo.

Se quiser entender sobre como escolher a lente ideal para aplicar estas técnicas de enquadramento de imagem, leia este artigo.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo