Tópicos do Artigo
ToggleO Que Todo Videomaker Deveria Saber Sobre Cena, Take e Plano de Imagem
Entender alguns conceitos básicos sobre filmes como cena, take e plano de imagem é importante para que você saiba como poderá aplicar aos seus projetos audiovisuais, de vídeos no YouTube até curta-metragens.
A linguagem cinematográfica nos traz uma abordagem conceitual para que possamos entender conceitos como cena, take a plano de imagem quando queremos escrever um roteiro ou mesmo aplicá-los em nossas produções.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que, ao aprender cada um deles, a construção da narrativa pode ficar mais clara tanto para quem produz quanto para aqueles que farão parte do processo criativo.
Aqui, vamos abordar três conceitos importantes que você poderá escolher para cada tipo de produção que realizar. Mas nem todos os tipos de vídeos serão necessários você definir uma cena, takes e planos de imagem específicos.
Foto de René Ranisch na Unsplash
O que quero deixar claro aqui é que você entenda que eles existam, para que servem e qual destes conceitos se encaixará melhor em seus vídeos.
- Take
No cinema, take ou tomada é a gravação escolhida pelo diretor dentre os diversos planos de imagem que foram gravados.
Durante uma gravação, é normal que uma mesma cena seja gravada mais de uma vez.
Por exemplo, no caso de uma determinada cena possuir 5 planos gravados, o diretor e sua equipe serão responsáveis por selecionar a melhor tomada entre as 5 disponíveis.
- Plano
Plano de imagem é uma sucessão de imagens sem corte ou interrupção, e que contém uma duração definida.
Existem diversos tipos de planos que você pode aplicar em seus vídeos, sejam demonstrativos sobre produtos, entrevistas, eventos sociais, vlogs, entre outros.
É possível utilizar diferentes tipos de planos no vídeo para variar a sequência de enquadramentos e deixá-lo mais atrativo. Porém, cada plano deve ser definido previamente para que se saiba exatamente o tipo de enquadramento que será filmado.
Caso contrário, o editor terá retrabalho (pra não dizer frustração) ao receber um material sem um direcionamento adequado, com planos de câmera aleatórios e que não demonstrem uma sequência narrativa coerente.
- Cena
A cena, termo também utilizado nas artes teatrais e cinematográficas, pode ser compreendida como um conjunto de diversos tipos de planos com tempo e espaço definidos.
Aqui optamos pela definição cinematográfica do termo e que também é utilizada no contexto audiovisual em geral.
Para ilustrar estes conceitos, vamos analisar a seguinte cena no roteiro fictício a seguir:
CENA 1. INT. TREM – MANHÃ
Dois homens entre 35 – 40 anos sentados lado a lado em uma das composições do trem que vai de São Paulo para o Rio de Janeiro conversam a respeito do jornal que um deles lê (Walter). Ambos usam terno e gravata, um deles carrega uma maleta de notebook apoiada no colo e o outro apenas seu guarda-chuva (Pedro).
WALTER
Tava na cara que isso iria acabar assim…
PEDRO
Por que você diz isso?
WALTER
Os dois policiais…eles faziam a ronda todos os dias por lá durante seis meses…já tinham visto todo o esquema…sabiam como e quando tudo funcionava.
PEDRO
Vai ver foram pegos de surpresa.
WALTER
Difícil saber…
PEDRO
O que diz o repórter?
WALTER
Um deles foi ameaçado um dia depois do acidente, mas não se sabe do outro. Não quis falar com a imprensa.
PEDRO
Estranho. Eles não trabalhavam juntos?
WALTER
Talvez estivessem, mas…
CORTA PARA:
A cena acima mostra o início de um diálogo fictício e as reticências finais indicam que o roteiro prossegue com sua história.
Quando nos deparamos com um roteiro de longa metragem, veremos uma estrutura similar a esta:
- Cabeçalho: número da CENA 1, 2, 3, 4...
- Locação: INT. TREM, EXT. RUA, etc.
- Período do dia: MANHÃ, ANOITECER, MADRUGADA,...
- Breve descrição da cena e diálogos (quando houver): “Dois homens entre 35 e 40 anos sentados lado a lado...”.
Conclusão
Ao produzir seus vídeos, nem sempre você precisará seguir o formato de filmes com diálogos e personagens como o exemplo acima.
No entanto, por ser um dos modelos padrões de roteiro mais conhecidos no mercado audiovisual, é importante conhecer sua estrutura para que possa adaptar seus roteiros ao estilo que for mais conveniente para você.
Se quiser saber mais sobre outros conceitos para escrever seus vídeos como argumento, storyline e sinopse, leia este artigo.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!