Em DestaquePré-ProduçãoProdução

Direção de Arte: Tudo O Que Você Precisa Saber Para Criar Seus Vídeos

Do cenário aos objetos em cena. Tudo isso e mais um pouco fazem parte do trabalho exaustivo e meticuloso da Direção de Arte e sua equipe em uma produção.

Fazer a direção de arte de um projeto audiovisual pode levar dias, semanas ou meses de pesquisa e trabalho de diversos profissionais envolvidos em diferentes etapas do projeto.

O que é Direção de Arte?

Direção de arte é o conjunto da obra em termos de estética visual que existe no enquadramento em cada imagem do vídeo. São diversos elementos artísticos que compõe (ou podem compor) uma cena para que a estética visual possa auxiliar na mensagem a ser transmitida.

O Diretor de Arte é responsável pelo “visual” do set de gravação. Suas decisões e opiniões são formadas junto ao diretor e produtor de cada projeto.

Todo Diretor de Arte tem papel fundamental no orçamento de seu departamento assim como a definição de todos os objetos, roupas, acessórios, cenário, entre outros elementos que farão parte da gravação.

O Departamento de Arte é composto basicamente:

Dentro de cada uma dessas funções, encontramos diversos outros profissionais envolvidos para dar suporte ao chefe de cada um desses subdepartamentos.

Hierarquia Direção de Arte

Para elaborar o projeto visual da direção de arte de um projeto, é importante entender a fundo o contexto do vídeo, ou seja, a história que será contada, quando e onde ela se passa, quem são seus personagens, suas características intelectuais para todos os envolvidos possam trabalhar diretamente com o Produtor, Roteirista, Diretor e o Diretor de Fotografia durante a etapa de pré-produção e produção para que todos falem a mesma língua e possam construir a estética visual do projeto.

Entendendo a Direção de Arte

Possuir conhecimentos sobre história da arte, cenografia, design e técnicas de modelagem 3D são alguns dos conceitos que o profissional da arte deve possuir para tirar maior proveito em trabalhar nos diferentes segmentos do audiovisual.

Normalmente, em filmes longa-metragem de alto orçamento, entre 60 e 80 profissionais podem estar envolvidos em um único projeto, entre eles, cenógrafos, cenotécnicos (marceneiros, pedreiros, pintores), decoradores, maquiadores, cabelereiros, produtor de objetos e de locação, figurinistas, assistentes, entre outros.

É fácil perceber quando um filme, seriado ou novela possui uma direção de arte mais trabalhada do que a outra. Alguns se preocupam mais com os detalhes das roupas, outros com o cenário ou com objetos de acordo com o gênero do audiovisual e da narrativa.

Mesmo em seus primeiros vídeos online, para clientes ou até mesmo em uma videoconferência online, a direção de arte pode estar presente.

Em um simples *webinar, você poderá ser o(a) próprio(a) diretor(a) de arte. A preocupação com o que estará no enquadramento da câmera, sua roupa, o cenário e a iluminação são os aspectos mais básicos da direção de arte que você poderá agregar aos seus vídeos.

Por exemplo, um(a) nutricionista em um webinar falando sobre “alimentação saudável” poderá preparar seu cenário com alguns livros sobre o assunto sob a mesa, certificados obtidos, gravar em seu próprio consultório ou algum local mais neutro como uma sala de estar bem iluminada e se vestir de forma casual ou de trabalho.

As cores na Direção de Arte

Todo produto audiovisual deve obedecer a algumas características de cores e tons, que se combinem entre si, para não haver discrepância de cores junto ao tema do vídeo.

Por isso, é importante criar uma paleta de cores para cada vídeo que fizer ou uma única paleta para uma série de vídeos que abordem o mesmo tema, porém com assuntos diferentes.

Por exemplo, você pode definir uma paleta de cores mais leves ao aborar temas como “Dieta Detox” durante uma série de 6 vídeos.

Paleta de Cores

Paleta de cores com tons combinados para serem usados no projeto audiovisual. Uma cor poderá ser usada mais do que a outra, desde que pertença à mesma paleta.

Dependendo de seu orçamento, é importante a presença de mão-de-obra específica em cada etapa do trabalho de direção de arte.

No entanto, ao começar a produzir seus primeiros vídeos, sendo você o(a) próprio(a) diretor(a) de arte, é importante se preocupar com alguns aspectos na hora de pré-produzir seu vídeo. Entre eles, destacam-se:

Qual o cenário que irá utilizar para seu vídeo? Em qual local? Ambiente externo ou interno? Ambientes internos são mais fáceis de serem controlados.

O local correto escolhido para gravação ajudará seu público a se identificar com seu vídeo.

Busque locações que transmitam o sentido da ideia central de seu vídeo. Por exemplo, se o assunto for esportes, uma sala de troféus ou em um ginásio desportivo é uma ótima opção. Se estiver fazendo um vídeo tutorial, a sala de sua casa ou escritório poderá ser o ambiente ideal.

Atente-se para ruídos externos como ar-condicionado ou pessoas falando próximas para que não capte no microfone.

Mantenha objetos que tenham significado com seu vídeo.

Se estiver falando sobre cuidados com a higiene bucal, procure objetos que se relacionem com o tema. Se o assunto for futebol, bolas, camisas de times ou fotos de jogadores são ideais no enquadramento da imagem.

Exemplo de imagem sem direção de arte

Sem direção de arte

Exemplo de imagem com direção de arte

Com direção de arte

Tome cuidado para não “poluir” o ambiente com objetos a mais do que o necessário, pois poderá tirar a atenção de sua audiência em relação à mensagem.

A apresentação pessoal também conta na hora de produzir seus vídeos.

Assim como os objetos em cena, as roupas utilizadas por quem estará à frente das câmeras demonstra uma preocupação em transmitir um ar mais despojado, formal ou dependendo das características do vídeo, uma combinação de ambos.

Procure utilizar roupas e acessórios de coloração neutra como cinza, preto, azul ou bege. Evite roupas listradas ou extremamente vermelhas para não ocorrer em distração ou o fenômeno conhecido como “moiré” (no caso de roupas listradas).

Tanto homens quanto mulheres não precisam necessariamente de grandes retoques ou maquiagens pesadas.

Em alguns casos, um leve pancake transparente para cobrir a oleosidade do rosto sem que altere o tom da pele já é o suficiente para evitar brilhos intensos da pele.

As mulheres preferem se maquiar, porém os homens podem precisar de uma ajuda.

Ao maquiar alguém, explique os motivos e veja se a pessoa possui alguma alergia em relação aos produtos e sempre aplique a maquiagem com a pele seca e limpa.

Já com os cabelos, nada muito elaborado (a não ser que haja necessidade).

Para os homens, um gel ou mesmo um bom penteado já atende aos requisitos básicos.

Mulheres podem fazer uso de técnicas que estejam acostumadas.

O que ambos devem se lembrar é que você será visto por centenas, talvez milhares de pessoas durante o vídeo. Portanto, uma apresentação pessoal é importante para passar credibilidade e consistência na mensagem.

Essa pode ser a grande diferença entre um vídeo profissional e um amador.

Saber usar o tipo de luz correta ajuda a contar sua história.

É fundamental utilizar corretamente a luzes para criar o ambiente ideal de acordo com o vídeo, de mais “aconchegante” e alegre à inóspito ou vibrante.

Videoclipes musicais podem utilizar diversas fontes de luzes ao mesmo tempo.

Em webinars, o uso de luzes ambiente, luz natural proveniente de janelas juntamente com uma luminária de baixa intensidade é umas formas mais comuns.

Em ambientes externos, saiba como aproveitar a luz do sol a seu favor evitando contraluz (o sol atrás do interlocutor) e horários próximos ao meio-dia (quando as sombras ficam mais em evidência, provocando escuridão nos olhos e nariz).

Não há segredos em relação à utilização da iluminação. A melhor receita é a prática.

Faça testes com diferentes tipos de luzes junto com a câmera que irá trabalhar e analise o vídeo após cada gravação para corrigir erros e ter segurança na hora de gravar.

A cada vídeo que fizer você perceberá a importância da direção de arte e verá que seu público também irá valorizar seu trabalho.

Aprenda mais sobre iluminação para vídeo.

Conclusão

Alguns ajustes simples no figurino, no cenário e na aparência dos interlocutores podem levar um pouco mais de tempo em seus primeiros vídeos, mas com certeza fará toda diferença entre aqueles que só se preocupam com qual câmera ou microfone irão usar.

Ao dar preferência pela direção de arte ou até mesmo seguir carreira na área, é importante manter-se atualizado(a) e criar boas conexões com pessoas que façam parte do departamento.

Revisite filmes antigos e comerciais que marcaram época para que, ao trabalhar com novos recursos digitais dos dias atuais, você possa estar preparado(a) e ter ideias para qualquer tipo de conceito audiovisual.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo