ConceitosPré-Produção

✅ Última atualização em 10/07/2023

Assim como o roteiro disposto em palavras, o storyboard veio para melhorar ainda mais a interpretação do ato de contar histórias.

Muitos (se não praticamente todos eles) dos filmes que assistimos no cinema (novos e antigos) tiveram a contribuição do storyboard para sua concepção visual.

E graças ao storyboard, muitos diretores conseguiram e conseguem se expressar de uma maneira mais clara à toda sua equipe o que ele realmente pretende atingir com suas ideias audiovisuais.

A montagem do storyboard

Do inglês Storyboard (quadro de histórias), trata-se da representação gráfica em forma de desenhos das cenas (de parte delas) do roteiro de um vídeo ou filme.

Geralmente, os storyboards são representados em todos os níveis de detalhes, seja em pequenas, médias ou grandes produções.

Em pequenas e médias produções do cinema e do vídeo, são criados desenhos com uma parcela de detalhes suficientes para que todos os envolvidos possam identificar como deverá ser gravada a cena seguinte.

As imagens (ou frames em inglês) são feitos em sequência (coloridos ou preto e branco) de acordo com a história no roteiro. Elas podem representar o posicionamento de câmera na cena, a disposição dos atores/apresentadores/interlocutores no enquadramento (se vistos de perfil, lateralmente, corpo inteiro, etc.) e o ângulo que a câmera fará de cada cena.

As imagens podem tanto serem desenhadas à mão por um storyboarder ou produzidos graficamente por avançados softwares e mesas digitalizadoras de imagem.

O uso do storyboard nas produções de vídeos

Grandes produções de Hollywood utilizam storyboards em praticamente todas as suas produções.

Eles ajudam o diretor, o produtor, o diretor de fotografia, atores e outros envolvidos na produção a “enxergarem” a cena antes mesmo dela ser construída na vida real.

Isso faz com que ganhem tempo durante a gravação e possam otimizar o tempo de montagem e desmontagem de cada cena.

Para se desenhar um storyboard é preciso entender a respeito de alguns movimentos básicos de câmera como dolly, tilt, zoom, pan, entre outros.

Ao desenhar cada imagem do storyboard, o profissional precisa saber como ele representará o roteiro para que assim que as pessoas verem os desenhos, elas possam identificar de imediato como será a cena.

O storyboard e a equipe de produção

Para quem estará em frente às câmeras, visualizar um storyboard e não apenas seguir as instruções do diretor, poderá facilitar a atuação ou representação contribuindo com ideias construtivas de posicionamento, espaço disponível para se movimentar na cena e enquadramento correto no plano de câmera.

Até mesmo para o diretor de fotografia o storyboard é fundamental, já que, mesmo que não siga à risca, a ideia de onde posicionar a câmera poderá ser respondida através da visualização de uma simples imagem.

Preciso de um storyboard para produzir meus vídeos semanais para o YouTube?

Se existem recursos disponíveis que podem ajudar sem precisar gastar muito tempo e de baixo custo, por que não?

Além do que, se você começar a desenhar seus próprios storyboards para seus vídeos, quando precisar de algo mais detalhado e avançado em termos de cenário ou movimentos de câmera, terá mais facilidade e prática para melhorar suas habilidades nas representações gráficas.

E mesmo que seu vídeo seja uma curta palestra online ou falando para a câmera durante 5 minutos, faça seu storyboard.

Caso alguém o ajude na gravação, ao mostrar o desenho de como você deseja aparecer no vídeo, a pessoa terá uma noção melhor do enquadramento e de como posicionar o tripé e luzes na cena.

Mas eu não sei desenhar. Devo contratar alguém?

Num primeiro momento, não há necessidade. Assim como escrever seus primeiros roteiros não exige grandes habilidades de escritor, seus primeiros storyboards podem ser simplesmente representações dos famosos bonecos de palitinho!

Sim, aqueles que fazíamos na escola!

Um storyboard é bem parecido com as histórias em quadrinhos que líamos na infância. No início, não se prenda a programas de design gráfico ou técnicas de desenho avançadas.

O storyboard é um recurso que servirá como guia em relação ao posicionamento da câmera e das pessoas no enquadramento.

Basicamente, um storyboard básico consiste em:

O storyboard como ferramenta de trabalho

Certa vez, uma equipe de gravação com quatro integrantes não muito experientes chegaram para realizar uma entrevista com uma modelo e fazer algumas fotos após o bate-papo.

Ao descarregarem todo o equipamento de iluminação, malas com câmeras e lentes, tripés e demais acessórios, olharam um para o outro e perguntaram: onde colocamos os tripés, câmera e luzes?

Era um espaço amplo, com objetos espalhados pelo estúdio e que precisava ser arrumado para começarem as fotos e o vídeo.

Pelo visto, não haviam visitado a locação previamente para saberem como era o local e entender do que realmente precisavam para gravar o vídeo.

Segundo eles, estava “tudo na cabeça”. O que era para acontecer em 3 horas de trabalho, passaram-se 4 horas e meia corridas com descontentamento por parte da modelo, do proprietário do estúdio (que possuía outros trabalhos agendados na sequência) e da própria equipe.

Além do ocorrido aqui citado em relação a visita técnica, foi constatado que a equipe não tinha em mãos um storyboard ou qualquer tipo de roteiro. Ou seja, de nada adiantou montar toda a estrutura de equipamento sem saber como iriam proceder para dar os primeiros passos na gravação.

Nessas horas, o storyboard faria a diferença para que tivessem um norte em como começar a gravar o vídeo.

Exemplos de storyboard

Para ilustrar, a seguir estão dois tipos de storyboards que poderão auxiliar na hora de montar seu próprio quadro de desenhos.

São storyboards simples e básicos, mas que podem servir como ideia para que comecem seus próprios desenhos.

Modelo de storyboard 1

Modelo 1

Modelo de storyboard 2

Modelo 2

Conclusão

Assim como os roteiros, por mais simples que sua produção seja, ter em mãos uma ideia de como irá posicionar sua câmera em forma de desenhos, poderá facilitar seu trabalho e trazer novas ideias para melhorar cada vez mais suas produções.

Prepará-los na etapa de pré-produção é uma estratégia que você poderá usar como aliada no planejamento de um vídeo para o Youtube, no cinema, filme publicitário, entre outros.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo