Video MKTYouTube

✅ Última atualização em 12/07/2023

Entenda quais são as melhores opções para hospedar e publicar vídeos online para o seu negócio.

Após horas de planejamento, gravações e edições, chegou a hora de publicar e divulgar seus vídeos e começar a construir (ou aumentar) sua audiência e promover sua marca e seu negócio.

A final de contas, de nada adianta investir tempo e recursos em suas produções e não promover para seus seguidores, clientes e futuros prospectos.

Bons conteúdos são feitos para serem vistos e compartilhados!

No entanto, hospedar os próprios vídeos em seu site ou blog, por exemplo, pode ocupar muito espaço e exigir mais espaço nos servidores, o que, consequentemente, pode aumentar seus gastos com hospedagem na web. Além disso, em certos casos, pode ocorrer lentidão no carregamento da página onde o vídeo está hospedado e reduzir a qualidade da transmissão da imagem.

Por este motivo é recomendado que hospede seus vídeos em plataformas digitais (pagas e não pagas) e assim poder agregá-los em suas páginas (no caso de sites e blogs).

Dentre as mais populares, YouTube, Vimeo, Facebook e Instagram vêm crescendo e sendo atualizadas constantemente no que se refere a hospedagem de vídeos. Além de uma boa capacidade de tamanho de arquivo permitido (variando conforme a plataforma), novos recursos de otimização e melhorias constantes são implementadas com as mais recentes tecnologias para publicar vídeos.

Quais são as melhores opções para hospedagem e publicação?

Atualmente, a maior e mais famosa plataforma de hospedagem de vídeos online é o YouTube. Além de ser grátis e possuir conteúdo de praticamente todos os tipos de assuntos, de acordo com o site oficial, bilhões de horas de vídeos são assistidas diariamente em mais de 100 países.

Além disso, por ser a segunda maior plataforma de busca de conteúdos no mundo, seus vídeos podem ser encontrados por pessoas exclusivas do seu nicho.

No entanto, se você procura uma plataforma livre de anúncios, esta pode não ser sua melhor opção para publicar vídeos. Anúncios podem atrapalhar a continuidade e tirar a atenção de quem assiste. Mais, ao final de cada vídeo, o YouTube sugere vídeos similares ao seu para que o visitante clica e assista, mas nem sempre os vídeos recomendados podem ser os do seu canal, o que pode também desviar a atenção de seu possível prospecto.

Mas se sua intenção é começar com um serviço gratuito e ganhar exposição online, o YouTube pode ser muito útil para você e para o seu negócio.

Para começar o seu canal de YouTube gratuitamente, basta criar uma conta do Google (também gratuita) e, a partir daí, definir m nome para o seu canal e personalizá-lo de acordo com suas preferências.

Se você é um produtor de vídeos mais voltado para conteúdo artístico ou de negócios, o Vimeo pode ser sua plataforma para publicar vídeos.

Por ser uma plataforma fundada por pessoas que sentiam a necessidade em publicar seus trabalhos artísticos e criativos, você poderá encontrar uma grande variedade de documentários, curtas-metragens, videoarte, entre muitas outras formas de expressão audiovisual.

Diferentemente do YouTube, quando seus vídeos são exibidos no Vimeo, você não tem problemas com anúncios ou recomendações que não sejam as suas ao término da exibição.

Nesta plataforma, você tem a opção em escolher um serviço pago ou gratuito. Claro que com o serviço pago você terá muito mais benefícios em vários sentidos. Mas se você pretende não gastar muito no início, poderá utilizar o serviço gratuito por um tempo e, posteriormente, assinar um dos planos disponíveis conforme suas necessidades (ainda mais se você possuir um negócio e quiser uma plataforma com um visual moderno para mostrar aos seus clientes o seu trabalho).

Se você gosta de compartilhar seus vídeos com amigos e fazer com que eles também os compartilhem, o Facebook poderá ser uma outra opção para a divulgação de seu conteúdo.

Grandes marcas e empresas já utilizam a plataforma para propagação de conteúdo e engajamento da audiência junto aos seus produtos e/ou serviços. E não apenas a quantidade de vídeos postados vem aumentando, mas também as visualizações e, consequentemente, os resultados alcançados por quem decide optar pela plataforma.

Uma das vantagens que o Facebook proporciona é a gravação e postagem imediata de vídeos direto do celular. Assim que o vídeo é gravado no smartphone, é possível postá-lo imediatamente em seu perfil ou página para que esteja disponível o mais rápido possível.

Em geral, se o seu objetivo é construir uma audiência, criar uma comunidade online através de vídeos para o seu negócio e engajar mais pessoas relacionadas ao seu nicho, o Facebook, através do Facebook Watch pode ser sua opção primária ou adicional para publicar vídeos.

Se você prefere postagens de vídeos com conteúdo mais pontual, de curta e média duração e frequentes, o Instagram é a plataforma a ser considerada.

Dentre as opções disponíveis dentro de uma das maiores redes sociais em termos de usuários e quantidade de conteúdo pode ser encontrada: Stories, Feed e Reels.

Stories

Um dos pontos fortes dos Stories é a interatividade que ele proporciona aos usuários através de pequenas enquetes, inserção de gifs animados, entre outros recursos. Assim que um Stories é criado, a imagem do perfil do Instagram ficará em destaque para que os visitantes saibam que há novas publicações, fazendo com que eles despertem a curiosidade para saber o que há de novo em seu perfil.

Uma outra forma de tirar proveito do Stories para você e seu negócio é postar diferentes tipos de conteúdo e, a partir de enquetes e perguntas, saber qual deles mais agradou seu público e poder repeti-lo ou melhorá-lo.

É importante utilizar o Stories com conteúdo relevante e não apenas “postar por postar”. As pessoas esperam vídeos que ofereçam algo de valor, entretenham ou informe. É preferível postar menos vídeos, mas com qualidade de conteúdo do que vários vídeos com informações irrelevantes.

Feed

Além do Stories, você também pode postar seus vídeos direto no próprio perfil padrão (mais conhecido como feed). Vídeos postados no feed ficam permanentes (ao contrário do Stories que permanecem por 24 horas).

Sem dúvida que, apesar da capacidade em postar vídeos de até 60 segundos, o feed do Instagram é fundamental para as marcas que pretendam engajar os visitantes com conteúdo criativo e objetivo e promover ideias e conceitos para qualquer tipo de audiência.

É interessante que seus vídeos postados no feed sejam um pouco mais elaborados* (e que sejam mais relevantes diretamente para o seu negócio) uma vez que o feed geralmente é o primeiro lugar que o visitante olha quando encontra o seu perfil.

*Uma edição mais trabalhada e com um visual estético (elementos como áudio, textos, imagens) mais adequado para o seu negócio.

Reels

Já no Reels, é possível publicar vídeos de até 60 segundos de duração, na horizontal ou vertical, de resolução mínima 1280 x 720 pixels.

O Reels pode ser interessante caso você produza conteúdo educativo, informativo e de entretenimento. Esses tipos de vídeos retém e atraem a audiência, pois é basicamente o que as pessoas buscam online: conhecimento, atualização do que está acontecendo e um pouco de diversão.

Analise seus resultados após a publicação dos vídeos

Produzir e editar vídeos é apenas uma das partes do trabalho em um workflow de vídeo marketing.

Quando escolhemos uma plataforma ideal para nossas necessidades, devemos olhar não apenas a quantidade de visualizações ou o número de curtidas. Existem outras métricas importantes que devem ser avaliadas para saber se seu vídeo obteve o resultado esperado ou não.

Essas métricas (conhecidas também como Analytics) estão disponíveis em diversas plataformas. No YouTube Studio, por exemplo, você poderá encontrar a quantidade de horas assistidas, fontes de tráfego, impressões, idade dos visitantes, visitantes novos e antigos e muito mais.

Existem plataformas de hospedagem de vídeos pagas que oferecem recursos e ferramentas de marketing mais completos como HubSpot, Wistia, SproutVideo e Vidyard, só para nomear alguns.

Monitorar o engajamento, expandir a clientela e atrair pessoas para o seu negócio é uma das principais características encontradas nas grandes ferramentas de vídeo marketing.

Analisar dados faz parte da estratégia de promoção de vídeos e você deve saber como interpretá-los para entender seu público e como eles interagem com seus vídeos.

Vídeos livres de anúncios é uma das grandes vantagens que você pode ter nas plataformas de hospedagem dedicadas e pagas. Com a ausência de propagandas que nem sempre são direcionadas ao interesse da audiência, você consegue manter o visitante mais focado em seu conteúdo.

Entenda seu público e defina sua plataforma digital

Mas não é apenas de Vimeo, YouTube, Facebook, Instagram e plataformas de hospedagem pagas que você deverá depender para publicar vídeos.

Redes sociais como Tumblr, Twitter, Linkedin e Pinterest estão entre as mais populares entre criadores de conteúdo que desejam atingir outros públicos e profissionais que pretendam reforçar suas marcas, projetos e aproveitar para vender mais.

No entanto, é importante entender onde o SEU público está!

Pessoa segurando celular

Photo by Onur Binay on Unsplash

Nem sempre eles estarão frequentemente em todas as redes sociais. Vídeos mais relacionados aos negócios podem estar mais no Linkedin do que no Tumblr enquanto vídeos mais criativos podem estar mais no Pinterest e no Twitter do que no próprio YouTube.

Mas como vou saber em qual delas posso começar a postar?

A partir das informações obtidas das ferramentas de análise de dados de vídeos anteriores, você pode se basear, por exemplo, na faixa etária ou gênero. Conforme você vai obtendo novos dados analíticos da plataforma de hospedagem de vídeos que você escolheu e esta proporcionar a você dados mais aprofundados como hobbies, profissão, nível educacional, entre outras, maiores serão as chances em determinar qual rede social e/ou plataforma podem ser mais assertivas para o seu negócio.

Conclusão

Você ouvirá por ai muitas vezes a seguinte frase: “poste na maior quantidade de redes sociais que você puder.” Não está errado, mas você deve levar em consideração que, para postar corretamente seus vídeos em todas as redes sociais (adicionar hashtags, criar títulos que engajam, uma descrição informativa, tempo de upload do arquivo, palavras-chave, thumbnail, entre outros fatores, você precisará de tempo e dedicação máxima!

Não adianta postar por postar!

E como na maioria das vezes você será o produtor(a) de seus vídeos, editor(a) e responsável pelo marketing digital (além de outras responsabilidades pertinentes ao seu negócio), nem sempre você terá tempo suficiente para tomar conta de tudo da forma correta.

Vá devagar. Comece com as principais e onde seu público está.

Aos poucos você sentirá automaticamente a necessidade em publicar em novas mídias digitais.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Pular para o conteúdo