✅ Última atualização em 11/07/2023
Tópicos do Artigo
ToggleNo Que Consiste a Etapa de Produção?
Um dos conceitos mais comentados no cenário audiovisual é sobre a produção de vídeos, suas técnicas, equipamentos utilizados, entre outros tópicos relevantes para começar a produzir seus primeiros projetos. Vamos entender o que a etapa de produção audiovisual representa?
A etapa de produção audiovisual é a segunda parte de 3 processos que praticamente todos os projetos audiovisuais contém, sendo eles: Pré-produção à Produção à Pós-produção.
Essas 3 etapas básicas da produção audiovisual devem ser praticadas tão logo você decida começar a produzir seus vídeos.
Mesmo que ainda não saiba todos os detalhes que envolvem a produção, como por exemplo, qual câmera utilizar, em qual lugar irá montar seus equipamentos ou o tipo de microfone que irá captar o áudio, é importante ter em mente o objetivo principal do vídeo, ou seja, o escopo e para quem será entregue o vídeo, podendo ser para sua audiência ou um cliente específico.
Além disso, você não apenas fará com que todo planejamento seja executado de forma objetiva, como terá mais disponibilidade para trabalhar em eventuais contratempos de produção, economizando seu orçamento e evitando gastos surpresas no decorrer das gravações e/ou da etapa de edição.
Qual o significado do termo “audiovisual”?
Audiovisual é um termo geralmente utilizado pela indústria cinematográfica, televisiva e de vídeo onde, a combinação de sons e imagens (estática ou em movimento), de variados tamanhos e resoluções, resultam em um único produto final de duração específica.
Em outras palavras, são produtos que combinam áudio e vídeo e, geralmente, são feitos por produtores audiovisuais que trabalham na elaboração de conteúdo para diversos meios de comunicação como jornalismos, entretenimento (TV, cinema, web), publicidade, entre outros.
Os tipos de produto audiovisual mais populares são:
- comerciais publicitários;
- vídeos online;
- cinema;
- TV (aberta ou paga);
- animações;
- videoclipes;
- entre outros.
Produtores de todos os tipos de projetos audiovisuais devem se preocupar em realizarem uma etapa de produção audiovisual conforme o planejado na fase anterior, ou seja, na pré-produção.
Photo by Vanilla Bear Films on Unsplash
No entanto, os desafios em cada tipo de projeto variam conforme sua complexidade, tamanho da equipe, orçamento, quantidade de diárias, locais de gravação, entre uma série de outros fatores.
Mas por que algumas pessoas falam “filmagem” e outras “gravação”? Qual é a diferença?
Apesar de suas definições serem controversas e polêmicas, ambos os termos são utilizados no mercado audiovisual.
No mundo dos vídeos e filmes, em linhas gerais, FILMAGEM se fazia com uma câmera de filme para realização de filmes cinematográficos utilizando película de filme negativo (geralmente 8mm, 16mm, Super 16mm ou 35mm) enquanto GRAVAÇÃO se faz para imagens com câmeras de vídeo (fita ou cartão de memória). Porém, recentemente, o termo FILMAGEM foi adotado pelo mercado onde é feito qualquer tipo de material audiovisual, independente da tecnologia aplicada.
No entanto, muitas pessoas que trabalham com audiovisual utilizam o termo FILMAGEM para ambos quando estão produzindo material para cinema com película ou mídias digitais como cartões de memória. Já, outros, utilizam FILMAGEM para o registro das imagens e GRAVAÇÃO para o registro do áudio quando captado separadamente.
Por outro lado, existem os VIDEÓGRAFOS (termo vindo do inglês “videomaker” que nada mais é do que alguém que opera câmeras e registra as imagens em vídeo para fins comuns) e os CINEGRAFISTAS (termo mais utilizado no ambiente de telejornalismo) onde o profissional capta imagens da notícia utilizando uma câmera de vídeo.
Portanto, do ponto de vista do audiovisual, a utilização do termo FILMAR ou GRAVAR está correta para quem irá produzir vídeos em formato digital.
No que consiste a etapa de produção audiovisual?
Produção audiovisual, conforme citado anteriormente, é a segunda etapa do processo de criação artístico de um produto audiovisual. Tudo o que foi discutido e planejado na etapa de pré-produção é colocado em prática. Todos os envolvidos estão cientes de suas atividades, sobre o cronograma e saberão os dias e horários em que deverão estar presentes para as gravações.
Nesta etapa são realizadas as atividades de captação de imagens na locação (estúdio ou externa) com a iluminação (natural ou artificial) e tipo de áudio definidos, com a participação de outras pessoas (quando houver) e sendo tudo supervisionado pelo(s) produtor(es) do projeto.
No entanto, não são todas as produções audiovisuais que trabalham com uma equipe de vários profissionais devido ao alto custo que poderá ocorrer ao realizador do projeto ou até mesmo pela necessidade. Por isso, ao produzir seus primeiros vídeos, normalmente você será a equipe “de uma pessoa só”.
Você será o(a) autor(a) do roteiro, o(a) técnico(a) em iluminação, o(a) operador(a) de câmera e áudio, o(a) diretor(a), o(a) editor(a) e o(a) finalizador(a) do vídeo. E não pense que você será a única pessoa a assumir todas essas responsabilidades. Por conta da alta demanda de profissionais de vídeo, redução do custo dos equipamentos e baixo orçamento para contratação de mão-de-obra técnica especializada, é indispensável conhecer pelo menos o básico de cada uma das sub-etapas do processo da produção de vídeo.
“Fazer uma pré-produção bem elaborada é um grande passo para uma produção bem sucedida.”
Utilize boas referências
É importante conhecermos outras formas de produção de vídeos que são feitos em diferentes lugares, pessoas, organizações e métodos para que possamos ter novas ideias e inspirações.
Faça o seguinte exercício: assista vídeos no Youtube ou no Vimeo, de pequenos vídeos tutoriais a curta-metragens e minidocumentários; acesse canais de grandes criadores de conteúdo como Matt Workman e Philip Bloom e Youtubers como Peter McKinnon, Matti Haapoja e Felipe Castanhari que hoje fazem sucesso com milhões de seguidores e repare em cada detalhe do vídeo como o cenário, a qualidade da imagem e do áudio e a iluminação.
Pense como tudo foi planejado para que, ao gravar, fosse refletido no vídeo de forma profissional e eficaz. Você notará que tudo é resultado de um planejamento impecável por parte dos criadores que nem sempre utilizam de recursos caros e não simplesmente ligam a câmera e começam a gravar. Porém, se a execução de tudo o que foi definido durante a pré-produção não for bem aplicada, não existirá editor que poderá fazer milagres na ilha de edição.
Conclusão
Ao iniciar no mundo da produção audiovisual, você estará tentado a utilizar as melhores câmeras de vídeo, os melhores estabilizadores de imagem, usar microfones de alta performance, programa de efeitos visuais complexos, entre outros. Mas o que você realmente deverá se preocupar é em transmitir a sua mensagem, contar sua história e fazer com que a audiência esteja satisfeita com o resultado e aprecie o resultado final.
E nada disso é obrigatoriamente alcançado por equipamentos de ponta, caros e complexos. Lembre-se que os primeiros filmes da história do audiovisual foram feitos com câmeras rústicas, mas que conseguiram transmitir uma mensagem ao público, tornando-se referência ao que assistimos hoje no cinema, na TV e na web.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!