Tópicos do Artigo
ToggleControlando a Profundidade de Campo na Produção de Vídeos, Cinema e Fotografia
Diferentemente do foco, profundidade de campo é um conceito que deve ser compreendido através dos elementos óticos da lente.
Controlar a nitidez através da profundidade de campo é um dos princípios básicos de todo fotógrafo e videomaker que deseja obter das imagens ao produzir conteúdo nas diversas plataformas de mídias.
Existem algumas formas de se controlar a nitidez da imagem que serão exploradas neste post. E para começar a entender o conceito de profundidade é preciso entender sua relação direta com foco e desfoco.
O que é profundidade de campo?
Em termos gerais, profundidade de campo é o espaço que existe na frente e atrás do assunto principal que está em foco.
Ao aumentar a profundidade, uma parte maior da imagem ficará em foco. Em cenas de paisagens, extensas praias, largas avenidas, etc, nota-se uma grande parte da imagem em foco. Isso ocorre pelo fato de não haver um único ponto específico em foco e pelo diâmetro de abertura da lente (como nas lentes 8 a 15mm).
No caso de imagens em close-ups ou de pessoas como, por exemplo, em um casamento, é muito comum o fotógrafo ou videomaker reduzir a profundidade de campo ao optar por isolar o assunto principal do fundo, mas mantendo-o em foco.
Como obter diferentes profundidades de campo?
Um dos recursos utilizados para obter diferentes profundidades é a partir do controle da abertura da íris da lente.
Quanto menor o valor do f-stop (f/1.2, f/1.8, f/2), menor será a profundidade de campo.
Uma segunda forma de controlar a profundidade de campo é aproximando ou afastando a câmera fisicamente do assunto principal.
Quanto mais próximo estiver, menor será a profundidade de campo e quanto mais afastado estiver, maior será a profundidade de campo.
Dependendo do tipo de lente que utilizar, você poderá obter resultados interessantes na profundidade de campo.
Em uma lente grande angular (8, 15, 18, 24mm), a profundidade de campo tende a ser maior (desde que a câmera não esteja próxima fisicamente do assunto em foco e/ou com uma abertura de íris baixa).
Já uma lente teleobjetiva (250mm, 300mm) tenderá a atingir uma profundidade menor, com menos áreas em foco na frente e ao fundo do assunto principal.
Sensor APS-C – 300mm – f/18
Câmera afastada do assunto principal
Sensor APS-C – 300mm – f/5
Câmera próxima ao assunto principal
Sensor APS-C – 18mm – f/16
Câmera afastada do assunto principal
Sensor APS-C – 18mm – f/2.8
Câmera próxima ao assunto principal
Variações da profundidade de campo versus câmeras
Se sua câmera possuir sensor APS-C, ou seja, com fator de corte, você também conseguirá obter uma profundidade de campo (desde que obedecidos determinados requisitos como abertura de íris, distância física do assunto principal, distância focal da lente, etc.)
Câmeras como a Canon EOS Rebel SL2 possuem fator de corte de 1,6x, ou seja, a uma distância focal de 20mm nesse tipo de câmera, haverá uma distância focal equivalente a 32mm, ou seja, 20 x 1,6.
Para obter um fundo levemente desfocado, poderá utilizar uma abertura de íris aproximada entre f/3.5 e f/5.6 e uma distância física de aproximadamente 30cm entre o sensor da câmera e o assunto principal. Veja um exemplo a seguir:
Câmeras que possuem sensores APS-C também podem alcançar fundos desfocados satisfatórios desde que feitos alguns ajustes necessários (conforme citado anteriormente) para obter tal resultado como escolha de lente, ajuste de abertura de íris e distância do assunto principal.
Uma grande vantagem de câmeras que possuem sensores com fator de corte é o preço relativamente mais baixo se comparadas com câmeras de sensor Full Frame.
Além disso, podem ser mais leves e menores, evitando um certo desconforto se utilizadas “na mão” por longos períodos.
É importante deixar claro que o corte feito por câmeras com sensores APS-C tem por objetivo apenas o “corte” de uma parte da imagem que são alcançadas por uma câmera com sensor Full Frame.
Conclusão
Controlar o ajuste da profundidade de campo pode requerer tempo e experimentos para você alcançar o resultado que deseja. No entanto, em determinadas situações como em jogos esportivos onde as cenas acontecem rápido e as vezes inesperadamente, buscar uma profundidade de campo especifica pode ser inviável.
Por outro lado, em ambientes controlados como um estúdio ou em um ensaio fotográfico planejado, fica mais fácil o ajuste da profundidade e escolha de diferentes tipos de resultados.
Faça testes com sua câmera e entenda o funcionamento adequado dos controles básicos de exposição de luz como diafragma, ISO e shutter speed.
Se quiser saber mais, nesse vídeo, o fotógrafo, cinegrafista, professor e youtuber Armando Vernaglia mostra em detalhes o conceito de profundidade de campo. Confere lá.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!