ConceitosPara EdiçãoPós-Produção

Por Que Você Deve Conhecer e Saber Ajustar Os Valores Do Vectorscope e Waveform No Seu Vídeo?

Realizar o tratamento de cor e brilho da imagem pode fazer a diferença na hora de reproduzir seu vídeo em diferentes mídias e monitores.

Ter o controle de todo seu processo de produção do começo ao fim é de vital importância para o sucesso de seu vídeo. E monitorar a crominância, ou seja, os componentes de cores do sinal de vídeo nas imagens e os níveis de preto e branco, também conhecidos por luminância, devem ser respeitados e ajustados para que não ocorram “aberrações cromáticas” na imagem ou imperfeições na reprodução de cores e do brilho que não se enquadram nos padrões aceitáveis para vídeo.

Ao ouvir falar de nomes como “vectorscope” ou “waveform”, você deve estar pensando que fazer ajustes nessas ferramentas é uma tarefa extremamente complexa, certo?

Mas não se preocupe porque não é!

Antigamente o que era um processo de alto custo e de uso específico para técnicos em emissoras de TV e grandes produtoras, hoje tornou-se mais acessível para a maioria dos produtores e editores independentes de vídeo para que os auxiliem a corrigir e controlar excesso ou escassez de cor (saturação/dessaturação), bem como ajustar sombras e brilhos.

Scopes de Edição

Aqui, vamos tratar destas duas ferramentas encontradas no programa de edição Adobe Premiere (verifique se o seu programa de edição dispõe destas ferramentas).

Existem alguns tipos de scopes dentro do Adobe Premiere como o YC Waveform, RGB Parade, entre outros. Ao escolher o Vectorscope, logo verá uma representação gráfica da crominância das imagens do projeto que irá editar. Para isso, todo seu material bruto deverá ter sido importado para dentro do Adobe Premiere.

Por padrão, o Adobe Premiere define como 75% o limite máximo de crominância para as imagens de seu projeto e que atendem as necessidades de uma exibição segura via broadcast (requerimento regulatório para exibição de vídeo via radiodifusão).

No caso de valores de crominância superiores a 75%, as imagens não seriam exibidas corretamente, havendo aberrações e podendo ser recusadas para transmissão.

Para isso, é importante realizar o ajuste manual da(s) cor(es) que ultrapasse(m) o(s) limite(s) de 75% para que as imagens fiquem dentro dos padrões aceitos e visualmente agradáveis de se assistir.

Estes ajustes de tratamento de cor são feitos ajustando os valores das cores no próprio programa de edição através do uso de efeitos que serão explicados a seguir e conferindo cada alteração através do gráfico Vectorscope.

Para alterar os valores de crominância de uma determinada imagem em seu projeto, selecione o trecho específico mostrado pelo Vectorscope que esteja apresentando excesso de cor (nesse caso, acima dos 75% descritos anteriormente). Aplique neste trecho específico o efeito Fast Color Corrector, localizado dentro da guia Effects

Ao abrir o Fast Color Corrector, verá um círculo de cores semelhante no formato ao gráfico do Vectorscope. As mesmas cores representadas no círculo de cores do efeito Fast Color Corrector representam as cores no Vectorscope. Dessa forma, você poderá alterar as cores dentro do círculo de cores do Fast Color Corrector que estão acusando excesso no Vectorscope e realizar o tratamento de cor adequadamente.

Lembre-se que ajustes de tratamento de cor não são obrigatórios e sim para demonstrar que é possível ter um maior controle dos níveis de cores dentro de seu projeto com o uso de avançados efeitos de controle de imagem, principalmente se seu vídeo for exibido em diversas mídias e formatos diferentes.

Vectorscope

Assim como o Vectorscope, o Waveform também pode ser encontrado dentro do Adobe Premiere. Dentre os scopes listados, o YC Waveform é o indicado para referência de luminância (ou brilho) da imagem e crominância (ou as cores) da imagem.

No gráfico Waveform (veja abaixo em azul), note que do lado direito, existem duas barras verticais que indicam os limites de luminância e crominância permitidos para broadcast. Para visualizar um ou outro, desmarque a opção “Chroma” (imagem abaixo em verde) no alto do monitor Reference. Nesso caso, vamos trabalhar com a luminância, ou seja, desmarcando a opção “Chroma”.

Crominância e Luminância
Gráfico de Luminância

Ao comparar o gráfico do Waveform com a imagem do seu vídeo (abaixo), da esquerda para direita, verá onde estão os pontos altos e baixos de luminância na imagem apontados pelo gráfico. Se olhar de cima para baixo, notará os pontos claros e os escuros (sombras), respectivamente. Dessa forma, terá uma noção geral do grau de luminância de sua imagem.

Gráfico Waveform

Note na imagem abaixo que sempre que esta caixa estiver marcada, estará atendendo os padrões IRE – Institute of Radio Engineers, um Instituto voltado para medição e controle tecnológico, sendo hoje o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) – o que significa que se algum ponto da representação gráfica de sua imagem estiver acima do valor 100, ocorrerá o “clipping”, ou seja, as áreas de alto brilho na imagem estarão acima do limite padrão. Caso estejam abaixo do valor “0” no Waveform, os valores escuros na imagem excederão os limites padrão.

Gráfico Waveform

Os ajustes das áreas de luminosidade e sombras também podem ser feitos pelo efeito Fast Color Corrector do Premiere para tratamento de cor, assim como no gráfico Vectorscope. Basta aplicar o efeito na imagem desejada e, na guia Effect Controls, localize a barra “Input Levels”. 

O marcador mais à esquerda do Input Levels ajustará as sombras e o marcador à direita ajustará a luminosidade fazendo com que os níveis de luminosidade se ajustem na proporção ideal. O marcador central é o controle de Gamma (uma forma de correção de luminosidade e sombra auxiliar) e poderá ser ajustado conforme necessário, respeitando os limites do gráfico.

Efeito Fast Color Correction

Toda vez que você trabalhar com ajuste de cores, níveis de brilho e sombra e contraste, é importante que seu monitor de edição também esteja calibrado para que ele possa representar as cores de forma nítida e balanceada para que não ocorra desequilíbrio nos valores de crominância e luminância de seus vídeos.

Conclusão

Portanto, na hora de realizar o tratamento de cor em seu vídeo e fazer ajustes de luminosidade e sombras, aproveite as vantagens do Vectorscope e Waveform para obter melhores resultados em imagem e ter um maior controle sobre a qualidade do vídeo final. 

Muitas vezes, controlar determinados aspectos da imagem na hora da edição fará com que seu trabalho se destaque em qualidade além de apresentar os parâmetros ideais de cor, brilho e sombras.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo