CâmerasEm Destaque

✅ Última atualização em 21/01/2024

[lmt-post-modified-info]

O mercado de câmeras digitais não pára de crescer. Conheça alguns modelos mais populares de câmeras de vídeo e fotografia.

Aviso

Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.

6 Câmeras de Vídeo e Fotografia Mais Populares

Como todo ano, os fabricantes de câmeras decidem apostar em lançamentos conforme novas tecnologias vão sendo inseridas no mercado.

Por isso, é possível (e bem provável) que novos modelos sejam lançados constantemente pelos fabricantes como Canon, Sony, Nikon, Fuji, Panasonic, entre outras.

Marcas e características das câmeras digitais

Quando pensamos em câmeras de vídeo e fotografia logo pensamos em nossos smartphones, certo?

Nem sempre.

Quem curte tirar fotos e fazer vídeos, seja por hobbie ou profissional, logo imagina uma Canon, Sony, Fuji, Panasonic, Nikon, Olympus, Pentax ou qualquer outra marca de câmeras digitais.

De estudantes e aspirantes da fotografia e do vídeo até os mais conceituados fotógrafos(as) e videomakers de diversos segmentos, as câmeras de vídeo e fotografia digitais são parte das conversas do dia a dia e desejo universal.

No entanto, mesmo fotógrafos e videomakers mais experientes e suas potentes e modernas câmeras e lentes utilizam seus smartphones para tirar fotos.

Mas será que o resultado é o mesmo?

Ainda não. Mas não está muito longe de ser.

Smartphones atuais estão cada vez mais equipados com sensores e lentes em parceria com as maiores marcas mundiais de equipamentos fotográficos, vídeo e lentes.

Utilizados da maneira correta e com uma luz bem trabalhada é possível atingir resultados muito semelhantes as famosas câmeras DSLRs e mirrorless.

Até porque, dependendo de como o fotógrafo e o videomaker irá usar determinada foto ou vídeo (em redes sociais e YouTube, por exemplo), não precisará de grandes retoques de pós-produção ou exigir uma alta qualidade para impressão (no caso das fotos).

Mas o que todo fotógrafo e videomaker deve ter em mente ao se propor a tirar fotos e fazer vídeos são os recursos que alguns modelos de câmeras DSLRs e mirrorless oferecem.

Em se tratando de vídeos, existem técnicas de edição que só podem ser alcançadas quando as imagens são gravadas em RAW ou Log (espécies de arquivos de vídeos onde é possível a edição de forma a alterar completamente cores, sombras e brilhos da forma como foram originalmente gravados).

Isso ajuda o editor a corrigir imperfeições ou até certos tipos de erros de gravação (como um ajuste incorreto de balanço de branco) na hora da edição. Ainda mais tratando-se de um trabalho profissional onde erros desse tipo não devem ocorrer.

Outro ponto a ser considerado é a escolha da taxa de frames do vídeo.

Nem todos os smartphones oferecem uma gama de frame rates como 24,30, 60, 120 ou maior para gravar vídeos. E nem todas as câmeras de vídeo e fotografia também.

Uma das grandes vantagens no uso das câmeras digitais é a possibilidade em ter, em um único equipamento, não apenas mais opções de frame rate, mas de formatos como 1080p, 2K, 4K e assim por diante.

Como escolher a melhor câmera de vídeo e fotografia

Câmeras de vídeo e fotografia mirrorless (ou sem espelho) tendem a ser mais leves e mais compactas.

No entanto, por ser um tipo de câmera relativamente novo no mercado, a variedade de lentes não é tão ampla quanto das câmeras DSLRs (porém, cresce constantemente).

As câmeras mirrorless, por não possuírem o espelho que fica entre a lente e o sensor, processam a imagem mais rápido do que outras câmeras ao tirar uma sequência contínua de fotos.

Câmeras de vídeo e fotografia mirrorless e DSLR

Confira abaixo uma lista com as 6 câmeras de vídeo e fotografia mais populares

Câmeras mirrorless

1-) Canon EOS R7 | Ano de lançamento: 2022

Sensor APS-C – 33 megapixels

Vídeo UHD 4K (3840 x 2160)

Considerações Canon EOS R7

Com uma estrutura externa resistente a poeira, a Canon EOS R7 possui um excepcional sistema e autofoco, dispara até 15 fps e grava vídeo 4K60 10-bit C-Log3 ou HDR.

É uma cameras mirrorless ideal para entusiastas da fotografia e profissionais que existem uma resolução de imagens maior para fotografia do que os convencionais 24 megapixels.

Seja para fotos externa ou em estúdio, sua capacidade de vídeo 4K UHD permite que videomakers possam criar seus projetos para documentário, vídeos comerciais, institucionais, videoclipes e muito mais.

2-) Canon EOS R10 | Ano de lançamento: 2022

Sensor APS-C – 24 megapixels

Vídeo UHD 4K (3840 x 2160)

Considerações Canon EOS R10

Com 23 disparos no shutter eletrônico, display articulado e flash embutido, a Canon EOS R10 é uma das câmeras de vídeo e fotografia que provavelmente terá uma grande aceitação entre o público.

Capaz de gravar vídeo em 4K 60fps em SDR ou HDR, uma das grandes vantagens é a possibilidade em usar lentes DSLR Canon através do uso de um adaptador.

Pela sua performance como câmera APS-C mirrorless de entrada, é uma câmera fácil de usar principalmente no quesito autofoco para identificar animais de estimação, pássaros e pessoas facilmente.

3-) Sony Alpha 7C | Ano de lançamento: 2020

Sensor Full Frame – 24 megapixels

Vídeo UHD 4K (3840 x 2160)

Considerações Sony Alpha 7C

Mesmo com três anos após seu lançamento, a câmera compacta Sony Alpha 7C continua sendo uma câmera leve, pequena e tão potente quanto as grandes câmeras DSLR ou mirrorless da Sony.

Por ser menor, alguns recursos presentes em outras câmeras da linha Sony não estão presentes na Sony Alpha 7C, mas que não deixam nada a desejar para suas maiores rivais.

O sistema e autofoco da A7C conta com 693 pontos de foco e é considerado de alto desempenho.

A Sony Alpha 7C com certeza continuará por alguns anos sendo uma das câmeras preferidas por vloggers, viajantes, YouTubers e videomakers que precisam de uma câmera mirrorless de fácil operação, leve, compacta e ergonomicamente útil na hora de fotografar ou gravar vídeos.

4-) Nikon Z5 | Ano de lançamento: 2020

Sensor Full Frame – 24 megapixels

Vídeo UHD 4K (3840 x 2160)

Considerações Nikon Z5

A Nikon Z5 é uma câmera mirrorless full frame com excelente custo-benefício.

Indiscutivelmente, uma de suas maiores vantagens é a capacidade de possuir slot para dois cartões de memória SD UHS-II (mais econômicos do que cartões XQD) simultaneamente.

Mesmo sendo uma câmera de vídeo e fotografia “de entrada” para iniciantes na fotografia e vídeo, ela possui entrada para microfone, fone de ouvido, porta USB e HDMI e para conectar um disparador remoto.

Ela possui estabilização de 5 eixos no próprio corpo da câmera, uma boa detecção de foco nos olhos e renderização de cores de pele, mas deixa um pouco a deseja no quesito em situações de baixa luz.

Câmeras DSLR

Mesmo tendo sido “ultrapassadas” pelas novas câmeras mirrorless nos últimos anos, as câmeras DSLR ainda são (e provavelmente serão) amplamente utilizadas por fotógrafos e videomakers de vários segmentos por muitos anos.

É fato que as câmeras DSLR revolucionaram a fotografia e o vídeo digital.

Quem nunca havia gravado vídeos ou tirado fotos que não fosse com cameras de filmes 35mm, jamais pensaria que um dia utilizariam câmeras digitais para o mesmo propósito.

Mas também, estes mesmos usuários nunca pensariam que esse dia talvez chegasse ao fim.

Mas calma. Ainda não chegou. E talvez não chegue totalmente (assim como ainda não chegou o fim das fotos e filmes em película 35mm).

A qualidade das câmeras DSLR e suas lentes são inquestionáveis.

Porém, há quem diga que não se comparam e nunca alcançarão o padrão e textura das imagens feitas por câmeras de filme.

No entanto, fabricantes como Sony, Canon, Nikon, Fujifilm e Olympus já entraram na corrida das câmeras mirrorless, sendo a Sony a pioneira no segmento com sua linha alpha.

Mas por conta da introdução do sistema mecânico de estabilização de imagem direto no corpo da câmera DSLR, esse processo junto ao sensor se tornou de certa forma incompatível. E isso acabou levando ao avanço da tecnologia com a introdução de cameras sem o espelho existente nas DSLRs, ou seja, as chamadas câmeras mirrorless (sem espelho).

Mesmo assim, por terem sido pioneiras na inovação da forma de tirarmos fotos e fazermos vídeos (antes fazíamos com câmeras camcorders pequenas de fita mini DV e Hi-8 ou pesadas câmeras de fita VHS dedicadas apenas para vídeo), muitas pessoas e empresas acabaram aderindo a essa nova tecnologia.

Camera camcorder

Câmera camcorder

E por conta dessa “nova onda”, milhares de câmeras DSLR e lentes para este tipo de câmera foram comercializadas e uma legião de novos entrantes na fotografia e no vídeo foi crescendo.

Muitos ainda resistem em mudar de sistema de câmeras DSLR para mirrorless.

Uns por conta da alta qualidade que as câmeras DSLRs e lentes oferecem, outros por estarem satisfeitos com os resultados que tais câmeras e lentes proporcionam para seus trabalhos ou até pela mudança de investimento que precisam fazer ao mudar de DSLR para mirrorless (as lentes, apesar de ainda não terem a mesma abrangência de variedade quanto lentes DSLR – principalmente Canon e Nikon – são relativamente mais caras).

E por conta disso, veja abaixo três câmeras de vídeo e fotografia DSLR que ainda serão tendência para fotógrafos e videomaker, aspirantes, amadores ou profissionais.

5-) Canon EOS 90D | Ano de lançamento: 2019

Sensor APS-C – 32 megapixels

Vídeo UHD 4K (3840 x 2160)

Considerações Canon EOS 90D

Uma das câmeras DSLR mais versáteis da linha EOS de entrada da fabricante japonesa Canon, a Canon EOS 90D é uma câmera digital para fins amadores e semi-profissionais, de fotos de viagens até vídeos institucionais em UHD 4K.

Com a capacidade em obter 10 frames por segundo, tela LCD articulada touchscreen de 3 polegadas, gravar vídeo Full HD em 120p e possuir wifi e bluetooth para transferência de fotos e vídeos em dispositivos móveis, 90D, mesmo sendo lançada em 2019, ainda é e acreditamos que será uma excelente câmera DSLR, seja para vloggers, aspirante a fotografia e vídeo, Youtubers, influenciadores digitais e outros.

6-) Canon EOS Rebel T8i | Ano de lançamento: 2020

Sensor APS-C – 24 megapixels

Vídeo UHD 4K (3840 x 2160)

Considerações Canon EOS Rebel T8i

A linha EOS Rebel e uma linha de sucesso entre as câmeras de entrada da Canon.

Desde a Canon T3i, a fabricante tem investido fortemente em DSLRs para aspirantes a fotografia, estudantes, vloggers, fotógrafos amadores, “hobbistas” e até alguns profissionais.

A T8i é mais uma das câmeras DSLR de excelente custo-benefício.

Ela possui uma ótima ergonomia, compatível com lentes Canon EF/EF-S, possui tela LCD articulável de 3 polegadas, grava em cartões de memória SD/SDHC/SDXC e vídeos no codec H.264 e resolução Full HD a 60p e pesa apenas 515 gramas incluindo a bateria.

Apostas de câmeras mirrorless e DSLR

Canon EOS R5 | Ano de lançamento: 2020

Sensor Full Frame – 45 megapixels

Vídeo DCI 8K (8192 x 4320)

Considerações Canon EOS R5

A câmera mirrorless full frame de maior importância da Canon em 2020.

Capaz de gravar vídeos em resolução 8K (8192 x 4320), a R5 não é somente uma excelente câmera de vídeo, mas também para fotógrafos com seus 45 megapixels (8192 x 5464) de resolução de imagem.

Com seus 1053 pontos de autofoco, este avançado sistema utiliza a tecnologia de Aprendizado Profundo (Deep Learning) para identificar tanto pessoas quanto animais na cena.

De construção resistente a diferentes situações climáticas, a Canon EOS R5 com suas especificações técnicas de vídeo em 8K a 24 e 30p em RAW ou H.265, é capaz de capturar em 4K a 120p.

Mesmo pelo seu alto preço é uma das nossas maiores apostas para que continue no mercado por muito tempo.

Rumores

Segundo o site The New Camera, existem rumores que, apesar não terem o nome confirmado, a Canon lançará uma nova EOS R Mark II ou Canon R8 de 30 megapixels, autofoco com IA, UHD 4K 30 e 60 fps e slot para dois cartões de memória.

Sony a7R V | Ano de lançamento: 2022

Sensor Full Frame – 60 megapixels

Vídeo UHD 8K (7680 x 4320)

Considerações Sony a7 IV

Seguindo a linha da Sony a7 III, sua sucessora a7 IV vem com uma excelente capacidade em captar imagens em condições de baixa luminosidade, reconhecimento inteligente de objetos e autofoco altamente preciso.

O corpo da câmera é formado por liga de magnésio e adequada para condições de chuva. Suporta vídeo 4K 60fps em 10-bit e o sistema de estabilização interna é capaz de vibrar para limpar a poeira no sensor além de ser possível fechar o shutter da câmera quando estiver desligada para não haver maiores riscos de entrar poeira dentro ao trocar de lente.

Com estabilização de imagem de 5 eixos e tela LCD touchscreen articulada de 3 polegadas, é possível transferir arquivos do cartão de memória via USB 3.2 Gen 2 (10 GBit/segundo).

Rumores

A Sony A6700 R é uma das grandes apostas da marca para 2024. Possivelmente com uma resolução alta – maior que a Sony 6700 de 26MP –podendo esta ser a próxima Full Frame da linha.

Nikon Z9 | Ano de lançamento: 2021

Sensor Full Frame – 46 megapixels

Vídeo UHD 8K (7680 x 4320)

Considerações Nikon Z9

A Nikon Z9 é atualmente uma das câmeras mais poderosas que existe.

Suas especificações técnicas de vídeo em 8K 30 fps e a mudança radical da retirada do shutter mecânico por conta do alto nível de desempenho do novo sensor faz da Z9 uma grande aposta para o futuro.

Com o revolucionário reconhecimento de autofoco 3D, a fabricante japonesa vem treinando o sistema para um rápido reconhecimento de pessoas, animais e veículos.

Mesmo com um preço de 5.500 dólares no exterior, a Nikon Z9 vem forte para concorrer diretamente com as maiores marcas de câmeras digitais mirrorless, tanto na fotografia quanto em vídeo.

Rumores

Existem rumores de que uma nova Nikon Z8 será lançada para substituir a linha de cameras da série Nikon D800. Com possíveis 61 megapixels de resolução de imagem, vídeo UHD 4K60 10-Bit via HDMI, 567 pontos de autofoco e redução de vibração no corpo da câmera de 5 eixos, com certeza será uma das grandes novidades (se concretizado) para fotógrafos e videomakers profissionais.

Conclusão

O mercado de câmeras digitais está aquecido de novidades e com certeza elas não pararão de surgir ao longo dos anos.

No entanto, o que você deve ter em mente na hora de trocar ou adquirir uma nova câmera não são apenas a quantidade pixels, o formato de vídeo ou a quantidade de pontos de autofoco.

Acima de tudo você deve se perguntar: que tipo de câmera eu preciso e quais especificações técnicas de foto e vídeo eu realmente preciso para o meu trabalho ou hobbie?

Câmeras são equipamentos de certa forma caros e se considerarmos boas lentes, podemos estourar facilmente nosso orçamento sem precisarmos usar todos os recursos que elas oferecem.

Por isso, pesquise, repense, analise, vá uma loja e converse com quem também utiliza equipamentos semelhantes para tirar o máximo de dúvidas antes de comprar.

Por fim, uma dica valiosa com 5 perguntas que você pode se fazer antes de comprar uma nova câmera (nova ou usada):

1-) Preciso de um autofoco rápido?

2-) Vou usar a câmera em situações climáticas extremas (nesse caso precisarei de alguma que seja com corpo reforçado).

3-) Irei usar a câmera para vlogs ou apenas gravação normal (para ver se a tela LCD articulada é importante)?

4-) Gravarei vídeos mais para redes sociais (onde posso usar uma resolução de 1080p ao invés de 4K) ou preciso de mais?

5-) Usarei mais a câmera no tripé ou na mão (para ver se a estabilização no corpo é fundamental para mim)?

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo