CâmerasVideo Mobile

Top 5 Melhores Celulares Para Gravar Vídeos [Guia 2024]

Guia: Confira a lista dos top 5 melhores celulares para gravar vídeos em 2024 com alto desempenho de hardware.

Aviso

Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.

Você tem um negócio digital. Ou mesmo físico.

Precisa fazer vídeos para promover seu serviço, produto ou sua marca.

Quer ficar à frente da concorrência ou pelo menos acompanhar o fluxo do mercado no ambiente digital.

Já tem a ideia no papel do que precisar fazer.

Mas a pergunta é: como gravar vídeos no celular? Por onde começar?

Devo comprar uma câmera nova ou usar meu smartphone?

Vale a pena gravar vídeos no celular? Consigo fazer vídeos com qualidade profissional?

Essa e outras perguntas você vai descobrir aqui neste post.

Por que gravar vídeos no celular?

Muitas pessoas que precisam fazer vídeos para promover seu negócio, serviço ou marca acreditam que um vídeo só será profissional se gravado com câmeras digitais profissionais, lentes poderosas e grandes equipamentos de iluminação.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que todos esses recursos estão presentes na palma de suas mãos. E muito provável você está lendo este artigo nele: o seu smartphone.

Você já investiu um bom dinheiro nele, acredito.

Então por que não se beneficiar e tirar o máximo de proveito dos recursos de vídeo que ele pode oferecer?

É isso mesmo!

Enquanto muitas câmeras digitais custam quase o mesmo do que um smartphone moderno e praticamente com qualidade de imagem muito semelhante, por que gastar a mais e ter dois equipamentos que permitem fazer praticamente o mesmo tipo de trabalho?

Veja bem.

Não estamos falando em produzir filmes documentários ou grandes produções cinematográficas com o smartphone (se bem que já fizeram isso e o resultado foi surpreendente)!

Estamos falando em atender a uma necessidade de produzir vídeos para promover seu negócio, levar sua marca para o maior número de pessoas possível nas redes sociais e divulgar seu serviço nas plataformas digitais de vídeo.

E isso é altamente possível apenas com seu smartphone.

Mão masculina segurando smartphone

O que preciso saber antes de gravar vídeos no celular?

Existem centenas de opções de celulares com as mais modernas e sofisticadas câmeras no mercado.

E o melhor disso é que você não precisa se prender a um único modelo de smartphone na hora de escolher a melhor lente para o seu projeto.

Muitos dos smartphones vendidos atualmente possuem pelo menos duas câmeras, sendo uma wide (ângulo de visão aberto) e uma teleobjetiva (ângulo de visão mais fechado).

Isso sem falar nos aplicativos dedicados a gravar vídeos!

Existem diversos aplicativos para Android e iOS que são exclusivos para gravarem vídeos, com funcionalidades e especificações que vão além dos recursos básicos do software nativo da câmera do smartphone.

Veja abaixo algumas características mais importantes para você considerar na hora de escolher um smartphone novo para gravar vídeos no celular ou fazer o ajuste ideal em seu próprio aparelho:

Lentes

Como já dissemos anteriormente, os smartphones atuais acompanham pelo menos duas lentes de fábrica, mas que podem chegar até quatro ou cinco lentes em alguns modelos.

Você deve optar pela lente que melhor lhe oferecerá o ângulo que precisa para determinado assunto (pessoa, objeto, paisagem).

Por exemplo, em um vídeo de entrevistas, dificilmente você irá usar a lente teleobjetiva ou macro pois a pessoa ficará muito próxima na imagem.

Na maioria dos casos, a lente wide ou super wide será a mais indicada para captar tanto o entrevistado quanto uma parte do cenário e seu fundo.

Já em cenas onde queira detalhar um objeto ou aproximá-lo da câmera, a lente teleobjetiva ou macro é a melhor opção.

Zoom digital ou óptico?

O zoom óptico é melhor do que o zoom digital.

O zoom digital, por maior que ele seja (10x, 20x), causa distorções na imagem por ser um recurso de zoom “artificial”.

Mas não é por isso que você não irá utilizar o zoom digital da sua câmera para gravar vídeos no celular.

É preciso testar e encontrar uma distância razoável de zoom onde a qualidade da imagem não degrade a ponto de inutilizá-la.

Por outro lado, o zoom óptico é obtido pela combinação dos elementos da lente dentro do smartphone deixando a qualidade da imagem mais nítida possível.

Estabilização de imagem

Se você pretende gravar vídeos em formatos de vlog, captar imagens com a câmera na mão ou em viagens, então deve estar atento a estabilização de imagem.

E para reduzir os riscos de uma imagem tremida, é importante que a câmera dos seu smartphone possua algum recurso de estabilização de imagem.

Assim como acontece com os tipos de zoom das lentes, a estabilização de imagem nos smartphones podem ser do tipo digital ou óptica.

Aqui vale o mesmo princípio: estabilização digital é uma forma mais “artificial” de estabilizar a imagem a partir de cálculos de software realizados pela câmera.

A estabilização óptica é mais uma vez a mais recomendada por conta dos modernos sensores (diferente do sensor de imagem) que produzem imagens mais naturais e estáveis através de mecanismos internos – ou motores eletromagnéticos.

Espaço para armazenagem

Se você vai gravar vídeos no celular, então vai precisar de mais espaço livre do que se fosse apenas para armazenar fotos.

Aqui vale a máxima: quanto mais espaço, melhor.

Sim, porque você não vai querer que, no meio de uma gravação, tenha que parar para deletar vídeos antigos por não haver mais espaço livre no celular, certo?

Com as resoluções cada vez maiores e a possibilidade em captar cada vez mais informação de cores e luz no arquivo, o mínimo recomendado que você tenha é de 126GB.

Quanto maior a resolução de imagem do vídeo, maior é o tamanho do arquivo. 

Qual o melhor para criadores de conteúdo? Android ou iOS?

Ambos os sistemas operacionais para smartphones oferecem excelentes recursos para quem deseja gravar vídeos usando o smartphone, tendo suas vantagens e desvantagens.

Modelos mais econômicos tendem a apresentar uma configuração de lente dupla, o que acaba sendo uma vantagem caso não queira gastar muito.

Cada escolha dependerá das preferências pessoais e do uso específico criador de conteúdo.

Em relação a quantidade de lentes, Android e iOS são similares, mas smartphones Android levam uma pequena vantagem em relação a tecnologia embarcada.

Sistema Android

Muitos fabricantes de smartphones utilizam o sistema operacional Android fazendo com que existam uma ampla variedade de dispositivos e diferentes recursos de câmera para gravar vídeos.

Essa é uma das grandes vantagens para escolher um smartphone havendo mais opções de preços, modelos, cores, tamanhos e marcas.

É normal que o sistema Android ofereça mais opções de personalização e ajustes manuais das configurações da câmera, o que favorece criadores de conteúdo a ajustarem melhor as especificações como exposição, foco, balanço de branco, entre outros.

Uma outra grande vantagem deste sistema é a grande variedade de aplicativos para edição de vídeo disponíveis na Play Store.

Sistema iOS

Famoso pelo design e qualidade de seus produtos, os dispositivos iOS oferecem recursos eficientes e altamente compatíveis entre hardware e software o que acaba resultando em uma qualidade de gravação de vídeo profissional de alto desempenho.

O aplicativo de câmera nativo do iOS oferece uma série de recursos avançados, incluindo modos de gravação, estabilização de imagem e ajustes automáticos de qualidade.

Tanto o sistema iOS quanto o sistema Android são 100% compatíveis com aplicativos populares como Instagram, TikTok e YouTube para quem precisa publicar seus vídeos.

Sendo assim, sabendo que ambos os sistemas operacionais oferecem recursos avançados de gravação de vídeo, cabe a você, criador de conteúdo, escolher pelo smartphone que melhor se adapte ao seu estilo.

Quais são os melhores celulares para gravar vídeos?

Com tantos smartphones disponíveis no mercado, fica difícil escolher o melhor quando a decisão de compra é baseada na produção de vídeos.

E quando falamos de dispositivos eletrônicos de alto investimento, o melhor a fazer é pesquisar e entender qual será o mais indicado para determinado projeto.

Os modelos Pro recém lançados pela Apple tem a capacidade de gravação em vídeo 4K, câmera lenta e gravação de vídeo ProRes da Apple (mais útil para usuários avançados).

Por outro lado, a maioria dos modelos Android mais modernos oferecem a opção de gravação de vídeo em 4K como padrão.

Sendo assim, se o uso do smartphone para gravação de vídeos é sua prioridade, vale a pena pesquisar a fundo o modelo tenha tudo o que você precisa.

Veja abaixo a lista com 5 smartphones que separamos para quem deseja gravar vídeos:

1. Apple iPhone 15 Pro Max

Quando falamos em Apple, a qualidade é uma de suas características mais fortes. E com a qualidade de imagem da câmera dos modelos mais recentes (e até alguns anteriores) não é diferente.

Começando pelo espaço disponível para armazenagem de arquivos, o modelo já parte do mínimo de 256GB (e com opções de 512GB e 1TB), o que é o mínimo para quem quer fazer vídeos.

Feito com capa de Titanium e pesando 221gr, o iPhone 15 Pro Max é um dos modelos mais profissionais que existem no mercado.

Com uma tela de 6.7” polegadas (o que também é importante para quem faz vídeos), ele tem uma resolução de 2796 x 1290 pixels Super Retina XDR com três lentes sendo:

Em relação aos formatos de gravação de vídeos, o iPhone 15 Pro Max oferece:

Prós

– ciência de cores

– tamanho de tela

– resolução da câmera principal (48MP)

– variedade nos recursos de vídeo

– USB3 para transferência de arquivos muito mais rápido

Contras

– preço

Resumo

Se você é um amante ou aficionado por produtos Apple e quer ampliar a qualidade e versatilidade dos seus vídeos, não pode deixar de considerar essa opção.

O iPhone 15 Pro Max é um smartphone com qualidade de imagem excepcional para um dispositivo tão pequeno e leve se comparado as grandes câmeras DSLRs e mirrorless.

E com certeza uma das melhores (se não a melhor) câmera já introduzida em um smartphone da fabricante californiana.

2. Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G

A fabricante chinesa de dispositivos móveis com sede na China foi fundada recentemente em 2010 e vem agradando cada vez mais um público que busca celulares de qualidade com preços competitivos.

E com a inovação em seus dispositivos e grande variedade de modelos das séries Redmi e Xiaomi e, principalmente nas câmeras, não tem sido diferente.

O sensor Sony IMX766 é a escolha de muitos smartphones. O sensor de 1/1,56” permite uma maior entrada de luz e o avançado sistema de foco automático faz com que a focagem do objeto/pessoa seja feito de forma muito mais rápida.

No entanto, vale destacar a câmera principal traseira de 50MP e abertura f/1.88.

Além dela, o Xiaomi Redmi Note 12 Pro conta com uma lente grande angular de 119º de 8MP f/2.2 e outra câmera macro de 2MP f/2.4.

Vale destacar também, principalmente para quem utiliza muito a câmera frontal, sua alta resolução de 16MP e vídeo em 1080p a 30 e 60 fps e 720p a 30 fps com capacidade de gravação em slow motion 720p a 120 fps.

A tela de 6.67″ FHD+ Flow AMOLED possui taxa de 120Hz e 2400 x 1080 de resolução, suportando o sistema Dolby Vision® e brilho de 900 nits.

E falando sobre as especificações de vídeo, o Xiaomi Redmi Note 12 Pro possui algoritmos de inteligência artificial que amplificam a qualidade das imagens.

As principais características de gravação de vídeos da câmera traseira são:

Prós

– câmera frontal de 50MP

– carregamento turbo de 67W

– longa duração de bateria (5000 mAh)

– combinação de pixels 4-em-1 para um melhor desempenho de captação de imagens noturnas

Contras

– as lentes frontais de 8MP e 2MP poderiam ter uma resolução maior

Resumo

O Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G é um smartphone intermediário, mas com características a serem consideradas para gravar vídeos no celular com qualidade profissional e que atende muito bem a vários tipos de demandas.

Com alguns recursos simples a mais como WiFi 6, entrada de 3.5mm para fone de ouvido e NFC multifuncional (pode variar conforme o país), esse smartphone conta com recursos que fazem dele um celular altamente competitivo.

3. Google Pixel 7 Pro

O Google Pixel 7 Pro é um dos celulares que reproduzem as imagens mais nítidas em diversas condições de luz.

Desde que a fabricante do maior buscador de conteúdo online do mundo começou a desenvolver dispositivos celulares em 2016, de fato o Google Pixel 7 Pro é o melhor até o momento em termos de câmera.

Com 12GB de memória RAM e com opções a partir de 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento, o Google Pixel 7 Pro conta com três câmeras traseiras e uma frontal sendo:

Traseira:

Frontal:

E como não poderia deixar de ser, as especificações de vídeo não ficam para trás.

Traseira:

Frontal:

Além dessas características, a câmera do Google Pixel 7 Pro conta com vídeo 10-bit HDR (alto número de cores que o dispositivo é capaz de produzir em cada pixel), slow motion em 240 FPS (excelente para movimentos mais suaves e cinemáticos), estabilização de imagem em vídeos timelapse 4K, estabilização óptica de imagem e estabilização travada para vídeos em 4K.

Prós

– zoom óptico de 5x

– tela grande de 6.7”

– estabilização óptica de imagem

– opções de armazenagem

– desfoque de fundo (para uma imagem mais cinemática)

Contras

– peso (212gr)

– preço (mais caro dentre os Pixel 7 e 6a)

Resumo

Um dos smartphones mais versáteis para gravar vídeos no celular.

Se o peso não for um elemento essencial para você, com certeza o Google Pixel 7 Pro vai ajudá-lo a gravar vídeos profissionais.

Em termos de desempenho de hardware não é dos mais potentes e robustos, mas atende as necessidades perfeitamente para o usuário que execute tarefas básicas e claro, faça vídeos.

A bateria de 5.000 mAh, além de ter uma alta capacidade, ajuda na hora de manter o dispositivo em funcionamento durante as gravações de vídeos, momento no qual ela é altamente requisitada.

4. Samsung Galaxy S23 Ultra

Quando falamos em grandes fabricantes de smartphones como Apple e Samsung, espera-se uma tecnologia embarcada a altura, certo? E de fato é o que encontramos no Samsung Galaxy S23 Ultra.

A multinacional sul-coreana de eletrônicos é a maior fabricante mundial de telefones celulares desde 2011, quando ultrapassou a Apple até 2021. (Fonte: Wikipedia).

E não é para menos que a empresa desenvolve há anos um dos melhores celulares para uso pessoal e profissional.

Mas e em relação a câmera e desempenho de vídeo? Será que ela também é líder nesse critério? Pelo menos é o que demonstra no Galaxy S23 Ultra.

Ele conta não com quatro câmeras, mas cinco, sendo quatro na parte traseira e uma na parte frontal:

Traseira:

Frontal:

Sem dúvidas um dos principais motivos para comprar o Galaxy S23 Ultra é para quem preferem produzir vídeos a partir das câmeras que ele oferece, principalmente fazendo o uso dos 200MP disponíveis na câmera principal com bom desempenho em condições de alta e baixa luminosidade.

E para quem vai gravar vídeos, as opções são diversas:

Como não poderia ser diferente, algumas especificações diferenciadas também fazem parte do pacote do Galaxy S23 Ultra como:

    • Super slow motion em Full HD 1080p a 960fps

    • Vídeo no formato retrato em 4K a 30fps

    • Slow motion em Full HD 1080p a 240fps

    • Hyperlapse em 4K a 30fps, entre outros.

Prós

– câmera de alta resolução de 200MP

– tela de 6.8” (uma das maiores do mercado)

– armazenamento mínimo de 256GB

slow motion em Full HD 1080p a 240fps

Contras

– câmera frontal poderia ter uma resolução maior que 12MP

– não há opção de inserir cartão microSD

Resumo

Me arrisco a dizer que dificilmente você verá uma imagem de baixa qualidade (seja uma foto ou vídeo) obtida pelas câmeras do Galaxy S23 Ultra.

Dessa vez a gigante sul-coreana foi além na busca por uma resolução de imagem muito superior aos seus concorrentes e rica em detalhes como a câmera principal de 200MP além do alto desempenho de um dos processadores mais modernos atualmente, o Snapdragon® 8 Gen 2.

E para quem tem interesses em fazer vídeos para divulgar seus produtos, serviços e marcas, o Galaxy S23 Ultra com certeza trará resultados consistentes não deixando a desejar a nenhum outro smartphone ou até mesmo câmeras DSLRs ou mirrorless.

O pessoal do canal Chelsea & Tony Northrup fez um vídeo comparativo bem interessante do Samsung Galaxy S23 Ultra H3 e do Apple iPhone 14 Pro. Vale a pena conferir (em inglês).

5. Xiaomi 13T Pro

Apesar da fabricante chinesa com sede em Pequim não estar entre as três maiores marcas de smartphones (Apple, Google e Samsung), podemos considerar tranquilamente que o Xiaomi 13T Pro tem o seu lugar garantido na escolha dos brasileiros quando se pensa em smartphones.

Sendo um grande concorrente dos modelos citados acima, ele é equipado com o poderoso processador MediaTek Dimensity 9200+ e possui armazenamento com três opções: 12GB + 256GB, 12GB + 512GB e 16GB + 1TB.

A tela de AMOLED de 6.67” (2712 x 1220) possui taxa de atualização de 144Hz e display Pro HDR display, Dolby Vision®, HDR10+ e HDR10.

Mas a grande inovação no dispositivo está no conjunto de lentes em parceria com a fabricante alemã de lentes Leica.

A lente principal conta com a LEICA VARIO-SUMMICRON de 24mm de 50MP e abertura f/1.9.

Além dela, na parte traseira encontram-se:

E câmera frontal:

No quesito gravação de vídeos, as especificações não deixam nada a desejar:

Traseira:

Frontal:

Com certeza, o Xiaomi 13T Pro é uma das grandes apostas para quem quer gravar vídeos no celular com a alta performance de hardware e excelente qualidade em imagem para quem já aposta na gravação de vídeos 8K.

Prós

– conjunto de lentes Leica

– vídeo 4K a 24 fps, 30 fps ou 60 fps

– slow motion: 120fps, 240fps e 960fps

– carregamento ultra rápido de 120W com bateria de 5000mAh

Contras

– sem conexão para fone de ouvido

Resumo

O conjunto de câmeras triplas traseiras com lentes Leica é sem dúvidas um dos grandes diferenciais do Xiaomi 13T Pro.

O Xiaomi 13T Pro é vendido por um preço significativamente competitivo em relação aos modelos top, mas ainda é mais caro se comparado aos aparelhos intermediários.

Em termos de desempenho e especificações técnicas, o 13T certamente é um smartphone suficiente para a maioria dos consumidores que desejam trabalhar com vídeos ou apenas usar o dispositivo como uma câmera em viagens.

Dá uma olhada aqui no vídeo do review do Xiaomi 13T Pro do canal TudoCelular.

Conclusão

Escolher um novo smartphone não é fácil.

São inúmeras opções, preços, características, tipos de tela, capacidade de armazenamento, etc, que fica fácil nos perdermos em tantos aspectos que precisamos levar em conta.

Mas se o seu objetivo é gravar vídeos no celular, esperamos que tenha conseguindo pelo menos ter uma ideia geral de alguns dos modelos mais indicados em nossa lista top 5.

Pensando na quantidade de megapixels que cada uma das câmeras oferece (porém nem sempre mais é melhor), nas resoluções de vídeo disponíveis, desempenho de hardware e capacidade de armazenamento, considere acima de tudo suas necessidades para os tipos de vídeos que pretende produzir.

Não importa se sua opção for pelo sistema Android ou iOS. Ambos oferecem excelente qualidade de câmeras em seus smartphones.

O que fará diferença é o uso do software em questão, seja ele nativo que acompanha a câmera de fábrica ou um aplicativo que irá controlar a câmera para você na hora de gravar. Esteja atento a isso e luz, câmera, ação!

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo