AcessóriosCâmerasEm Destaque

12 Ideias Para Presente Que Não Podem Faltar Na Lista De Todo Videomaker

Confira uma lista de 12 ideias para presente que não podem faltar na lista de todo videomaker.

Aviso

Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.

Sempre quando queremos presentear um amigo, familiar ou celebrar alguma data importante, ficamos sem ideias do que dar.

Mas não é apenas nas datas comemorativas que fazemos pesquisas e aquela busca incessante por preços competitivos e acessórios para câmera e produção de vídeo, certo?

De vez em quando, precisamos substituir ou aumentar o estoque de itens que fazem parte da produção de vídeos.

Claro que não precisamos sair comprando tudo de uma vez ou mesmo comprar tudo.

Equipamentos de produção de vídeos nem sempre são baratos, exceto alguns itens. E mesmo assim, devemos valorizar cada Real gasto com o que compramos.

Felizmente, hoje em dia, os equipamentos e acessórios estão muito mais acessíveis e em maior variedade do que 5-10 anos atrás.

No entanto, muitos deles são importados, o que acaba encarecendo a troca constante da maior parte dos equipamentos.

Em certos casos, vale a pena investirmos um pouco mais em determinado acessório ou item para que dure mais e tenhamos menos chance de troca num curto espaço de tempo.

E por que não aproveitar para dar uma renovada no equipamento ou mesmo começar a planejar um kit para produção de vídeos mais atualizado?

Veja a seguir uma lista completa de 12 ideias para presente que ajudarão você, videomaker, a melhorar a produção de vídeos ou mesmo começar a criar seu próprio conteúdo para você ou para o seu negócio.

Câmera para vlog

A câmera é o item principal da lista para quem quer começar a criar conteúdo para redes sociais, fazer vídeos para o YouTube ou produzir vídeos para uso próprio ou profissional.

De pequenos documentários a Stories do Instagram e vídeos curtos para o TikTok, é importante você ter em mente qual será seu maior objetivo em termos de especificações de imagem, resolução, frames por segundo disponíveis, estabilização de imagem, monitor retrátil, conector para microfone externo, entre outros.

A Sony ZV-1 é uma câmera pequena perfeita para quem produz vlogs. Com resolução de imagem de 20.1MP e tela LCD articulada touchscreen de 3 polegadas, ela grava em UHD 4K (2160p), funciona como webcam, possui Bluetooth e Wi-Fi e pesa apenas 294 gramas.

Câmera + lente

Ainda falando sobre câmeras, não poderia deixar de mencionar uma das câmeras de entrada mais acessíveis da linha Canon EOS, a Rebel T100.

Por se tratar de uma câmera com lente intercambiável, a Canon EOS Rebel T100 traz um conjunto câmera e lente extremamente versátil para produção de ilimitados tipos e formatos de conteúdo.

Possui resolução de imagem de 18 MP e tela LCD fixa de 2.7 polegadas, com gravação de vídeo Full HD (1080p) de até 30 minutos ininterruptos e acompanha lente básica 18-55mm f/3.5-5.6 com estabilização de imagem.

GoPro

Câmeras de ação como a GoPro HERO10 Black são câmeras versáteis para diferentes situações.

Por ser uma câmera a prova d’água sem ter necessidade do uso da caixa estanque adicional onde modelos anteriores necessitam, você pode aproveitá-la facilmente em viagens, mergulhos, praias, ambientes úmidos, entre outros.

Com tela de 2.27 inches, sensor de 23 MP, estabilização de imagem para movimentos de imagem mais bruscos, função embutida para Time-Lapse e Night-Lapse, 8x slow motion e modo Webcam e qualidade 1080p para Live Streaming, a GoPro HERO10 Black é uma das câmeras de ação mais completas da linha HERO.

Kit softbox

Sabemos que a capacidade de determinadas câmeras digitais dispensa o uso de iluminação para algumas situações.

No entanto, aquele toque extra de luz ou o preenchimento de um detalhe na cena com uma luz, por menor que seja sua intensidade, é sempre bem-vindo, ainda mais se estiver gravando em ambientes internos.

E nada melhor do que um par de softboxes como este kit de 50cm X 70cm com encaixe para lâmpadas soquete tipo E27 bivolt (não inclusas) + 2 tripés de 2m para incrementar a cena e dar um toque mais profissional ao vídeo.

A iluminação 3 pontos é um esquema de iluminação ideal para grande parte das produções de vídeos para o YouTube quando falamos de vídeos tutoriais, entrevistas, entre outros.

Mas a terceira luz pode ser resolvida com uma luz de câmera que falaremos mais abaixo.

Monitor

Monitores são essenciais para quem trabalha não apenas com computadores desktop, mas muito uteis para quem possui notebook e deseja dividir a tela ou ampliá-la quando se deseja editar vídeos.

E tratando-se de imagem para foto e vídeo, nada melhor do que monitores com tecnologia IPS para uma melhor reprodução de cores e maior ângulo de visão.

O monitor LG widescreen 22BN550Y de 21.5 polegadas possui ajuste de rotação, altura e inclinação, permitindo uma maior flexibilidade no uso em diferentes espaços de trabalho.

Painel LED

Painéis de LED são extremamente uteis para produção de vídeos de diversos formatos e excelente pedida para sua lista de ideias para presente.

Se usados como parte de uma iluminação no esquema 3 pontos, painéis de LED servem tanto como luz principal, para preenchimento de sombras ou luz de fundo.

O painel de LED Yongnuo YN300 III possui 300 leds, controle remoto através de Bluetooth e dispositivo com acesso para celular com ajustes de intensidade e temperatura de cor.

Pode ser ajustado para temperaturas de cor 3200 e 5500k através de filtros laranja e difusor (inclusos), acompanha tripé com altura máxima de 2m fabricado em alumínio e suportando até 2kg.

Chroma key

Se você produz vídeos e quer ter aquele cenário de fundo das grandes produções, então você deve usar uma tela de chroma key.

Seja para dar aulas online, fazer vídeos tutoriais, reviews de produtos ou qualquer outro tipo formato onde queira criar um ambiente de acordo com o tema da mensagem, fundos verdes ou azuis podem ser facilmente substituídos através de programas de edições específicos como Adobe Premiere e Adobe After Effects.

E com telas portáteis e dobráveis você tem a facilidade de transportá-las para qualquer lugar e montar seu mini estúdio em poucos segundos.

Microfone de câmera

Uma boa qualidade de áudio captada pela câmera é o que irá separar um áudio de qualidade versus um áudio captado sem os cuidados necessários.

Por melhores que sejam os microfones internos das câmeras digitais atuais, nada supera um áudio de qualidade quando captado por microfones externos de qualidade específicos para câmeras.

O RODE VideoMicro ME é um microfone de câmera com conexão de plug de 3.5 mm e não requer bateria para o seu funcionamento sendo energizado diretamente pelo próprio plug da câmera.

Feito de alumínio e pesando somente 34gr, o RODE VideoMicro ME é o microfone básico ideal para pequenos documentários, vloggers e vídeos para o YouTube.

Microfone para smartphone

Assim como microfones para câmera, o cuidado ao captar um áudio de boa qualidade também deve valer na hora de fazer vídeos com o celular.

O microfone condensador omnidirecional de lapela duplo BOYA BY-M1DM feito em metal é um microfone para smartphones (e também para câmeras e gravadores de áudio) de excelente custo-benefício capaz de atender a uma grande variedade produções de vídeos.

Capaz de gravar 2 pessoas em uma entrevista em um único dispositivo, não necessita de bateria para o uso em smartphones (para o uso em câmeras é necessário bateria do tipo LR44).

Gravador de áudio

Assim como os microfones de câmera e para smartphones, também é possível captar o áudio dos vídeos através de gravadores externos.

É o caso do gravador digital estéreo portátil Zoom H1N. De operação simples e fácil, utiliza 2 pilhas AA, grava em cartões de memória microSD e microSDHC com capacidades de até 32 GB e pesa somente 409gr.

Dois grandes diferenciais do Zoom H1N é a possibilidade em conectar o fone de ouvido através da saída de fone de ouvido para ouvir suas gravações em tempo real assim como uma entrada de 3,5 mm para conectar microfones externos caso queira gravar o áudio de um microfone de lapela, por exemplo.

Além disso, é possível conectar o Zoom H1N diretamente em câmeras DSLR através da sapata de encaixe para flash (quando disponível) com um suporte de encaixe como este.

Luz de câmera

Luzes de LED acopladas diretamente ao corpo da câmera são excelentes formas de obter uma iluminação pontual, direta e muito prática.

Em situações em que não é possível a montagem de um painel de LED, um softbox ou algum outro tipo de iluminação fixa ao tripé, usar uma luz de câmera é a melhor opção.

O painel de luz de LED bicolor ULANZI VL200 conta com 200 LEDs, temperatura de cor entre 2500K e 9000K e uma bateria integrada de 5000 mAh.

Pesando 249gr, acompanha também um difusor de silicone para suavizar a intensidade da luz e base para encaixe na câmera (verificar compatibilidade com seu modelo de câmera).

Carregamento da bateria interna é feito via cabo tipo-C.

Tripé

Ter um tripé é fundamental para praticamente qualquer tipo de produção de vídeos.

Mesmo que você faça vídeos que não necessitam diretamente de um tripé, como por exemplo, vlogs, uma hora ou outra você irá precisar de um para algum outro tipo de captação de imagem.

No caso de tripés para vídeos, é importante que a cabeça do tripé seja fluida de forma que os movimentos laterais e verticais sejam feitos de forma suave, sem trepidar ou travar.

O tripé VIDEOMATE 638 da Velbon já acompanha a cabeça hidráulica não removível e todo conjunto pesa 1,98 gramas podendo suportar até 6kg de peso.

Sua altura máxima pode chegar até 1,70m com travas flip 3 de seções, possui ponteiras de borracha para segurança anti deslizante e é feito de alumínio anodizado com partes plásticas ABS.

Tripé de mesa para câmera

Se o seu espaço para gravação de vídeos é pequeno ou se você utiliza uma pequena bancada ou mesa de escritório para posicionar sua câmera, os tripés de mesa podem facilitar seu trabalho e incrementar sua lista de ideias para presente.

De câmeras compactas até DSLRs ou mirrorless de uso semi-profissional, os tripés de mesa se tornam acessórios portáteis e leves na hora de arrumar seu espaço de gravação.

E se você precisar usar seu smartphone, não tem problema. Com o uso de um suporte de tripé para celular, você pode apoiá-lo facilmente, seja na horizontal ou vertical.

Pesando apenas 267gr, o mini tripé Manfrotto PIXI EVO possui comprimento fechado de 23 cm é feito de alumínio com pernas de duas seções, ajustáveis em cinco passos diferentes, adaptando a superfície não nivelada suportando peso máximo do corpo de câmera de 750g e lente de comprimento focal máximo de 18 a 200 mm (lentes não profissionais padrão).

A carga total do equipamento não deve ultrapassar 2,5 kg.

HD externo

Ter um HD externo para o armazenamento de dados é vital nos dias de hoje.

HDs externos passaram a ser um item de extrema importância para assegurar que teremos nossos arquivos salvos em outro local que não seja dentro do notebook ou desktop.

Também, além de economizar espaço nos HD internos dos computadores, os HDs externos servem como acesso rápido de arquivos em locais onde precisamos levar uma grande quantidade deles como quando precisamos visitar um cliente, editar vídeos em viagens e trabalhar remotamente.

O HD externo Western Digital oferece conexão de alta velocidade USB 3.0 (quando conectado a uma porta USB 3.0, mas também compatível com portas USB 2.0) e capacidade de armazenamento de dados de até 2TB.

Por não precisar de uma fonte de alimentação externa, ele funciona assim que é conectado diretamente ao computador.

Drone

Ter um drone é o desejo da maioria dos fotógrafos e videomakers de qualquer segmento e uma ótima pedida como ideia para presente.

Os drones trouxeram uma nova forma rápida e fácil de fotografar e fazer vídeos de um ângulo que antes só era possível através de helicópteros ou do alto de grandes edifícios.

Mesmo não sendo um item essencial na hora de fotografar ou gravar vídeos, os drones trazem mais valor aos trabalhos ao variar nas imagens e movimentos que podem proporcionar.

O drone da DJI Mini 2 SE é um drone de preço médio para iniciantes e com qualidade excepcional de imagem.

Ele é leve e compacto e pesa menos de 249 gramas. Seu tempo máximo de voo é de 31 minutos. O combo oferece duas baterias de vôo inteligentes adicionais (três no total) para até 93 minutos de tempo total.

Mochila para câmera

E para finalizar nossa lista de ideias para presente, nada melhor do que uma mochila para guardar, organizar e proteger nossos equipamentos, levar em viagens, no trabalho ou mesmo evitar que sofram danos e quedas em casa.

Ao escolher uma mochila para câmera, procure algo resistente e chuva (de pequena intensidade) e que seja a mais leve possível, mas ao mesmo tempo resistente para suportar o peso dos equipamentos.

A mochila de nylon para câmera TIAOTIAO possui suporte lateral para tripé de pequeno porte, divisória interna feita de esponja espessa para evitar contato entre os itens e espaço para armazenar seu notebook separado da câmera.

A parte superior possui um compartimento para guardar objetos de rápido acesso como carteira, chaves e celular e a divisão interna é projetada para acomodar lentes, carregador, baterias, corpo de câmera, entre outros.

E para não perder e organizar da forma correta, possui bolso interno com zíper na tampa lateral para armazenar cartões de memória, filtros ou panos para limpeza de lentes.

Ideias Para Presente (Para Não Gastar Muito)

Mas se você quiser presentear alguém que goste de fotografar, faz vídeos para a Internet e não sabe o que dar, nós iremos te ajudar.

Veja abaixo uma lista com algumas ideias para presente para fotógrafos e videomakers sem que precise gastar muito.

Ring light

Um ring light não pode faltar na lista de presentes para quem faz vídeos para Internet, principalmente YouTube, Instagram, Tik Tok e anúncios variados.

Este ring light portátil de 26cm de LED acompanha cabo USB 5V de 1,90m, tripé de 2,10m, suporte para celular e capacidade de alteração da temperatura da luz em três modos diferentes: luz quente, luz mista e luz fria através do “controle” acoplado ao cabo USB.

A luz possui um difusor fazendo com que a luz seja suavizada e espalhada pelo ambiente uniformemente.

Obs.: fonte de alimentação por cabo USB 5v não acompanha adaptador de tomada.

Suporte de celular para tripé + tripé pequeno

Um dos melhores acessórios para quem quer apoiar o celular para gravar vídeos de forma prática em cima da mesa, em uma bancada ou em praticamente qualquer outra superfície plana.

O mini tripé Manfrotto Pixi e o suporte de celular com rosca para tripé formam o par ideal!

Leves, intuitivos de usar e pesando apenas 210gr tripé + suporte, você pode encaixar seu smartphone vertical ou horizontalmente no suporte, conectá-lo ao mini tripé Manfrotto e fazer o ajuste de posição conforme precisar.

Microfone para podcast

Se você tem um amigo ou amiga que está começando aquele podcast ou você mesmo pretende dar o pontapé inicial em suas gravações, o Microfone HyperX Solocast com conexão USB deve estar em sua lista de presentes.

Perfeito para editores de vídeo, streamers e gamers, é simples de usar e possui sensor de toque para silenciar e LED indicador de microfone em mudo.

O pedestal é flexível e ajustável e compatível com vários dispositivos e programas como console de jogos e computador.

Cartão de memória + case

Cartões de memória são acessórios fundamentais para qualquer câmera digital. Não há para onde fugir!

E por serem responsáveis pela gravação de dados importantes, é essencial que sejam cartões de qualidade, rápidos e bem protegidos.

Cartões com pouca capacidade de armazenamento de 32GB ou menos podem não serem suficientes para guardar dados durante uma gravação de vídeos mais longa. O ideal é ter cartões de 64 ou 128GB para ter mais tranquilidade em não faltar espaço ou correr o risco de perder o cartão com grandes quantidades de informações valiosas.

E para protegê-los, nada melhor do que um case portátil para transporte, organização e segurança, tanto cartões SD quanto microSD.

Leitor de cartão de memória

Nem todos os notebooks e desktops possuem leitor de cartão de memória, certo?

Por isso, na hora de transferir todas as suas fotos e vídeos da câmera para o computador, com certeza você precisará de um leitor de cartão de memória.

Com este leitor de cartão USB 3.0 da Ugreen é possível ler e gravar 4 cartões simultaneamente: MicroSD, Memory Stick, CompactFlash e SD Card.

Também, é compatível com computadores Windows e Mac. Basta conectar o leitor ao seu computador via cabo USB e automaticamente o cartão de memória é reconhecido. 

Refletor circular

Um dos acessórios mais práticos, versáteis, econômicos e úteis para videomakers e fotógrafos e uma excelente ideia para presente.

Refletores podem tornar uma simples cena de baixa luminosidade em uma imagem clara, nítida e profissional.

Refletores ou rebatedores podem facilmente substituir uma fonte de luz para iluminar pequenas cenas. Por serem portáteis, ao invés de carregar tripés e refletores elétricos, basta um simples refletor circular para resolver o problema.

Este refletor acompanha um lado dourado para reprodução de cores mais “quentes”, um lado prateado com uma reflexão mais forte e clara e o branco para rebater uma outra fonte de luz em pontos mais escuros deixando o lado mais suave.

Fone de ouvido bluetooth

Se você edita vídeos e precisa focar, durante as edições, ter um fone bluetooth é a melhor escolha para ter maior controle para um áudio mais preciso e sincronizado em seus vídeos.

O fone de ouvido bluetooth 5.1 Edifier W600BT utiliza 1 bateria do tipo ion lithium, possui acabamento refinado e espuma macia, funciona até 30 horas e pesa somente ‎168gr.

Conclusão

Ter os melhores equipamentos, as lentes e câmeras mais modernas e a iluminação mais cara que exista nem sempre vai trazer os resultados que você espera.

Se você não entender os princípios básicos da construção de uma história, técnicas de produção, edição e criação de conteúdo, de nada adiantará investir todos os seus recursos e tempo em equipamentos que não saberá tirar todo proveito.

Mas com prática, muita leitura, estudos e erros e acertos, com certeza você conseguirá atingir seus objetivos na produção de vídeos.

Espero que tenham gostado da lista com ideias para presente que preparamos para você.

E se quiser saber mais como produzir seus primeiros vídeos de forma simples e prática, baixe o ebook “28 Dicas Essenciais Para Criar Vídeos do Zero” e comece a aplicar seus conhecimentos o mais rápido possível.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo