✅ Última atualização em 22/07/2024
Tópicos do Artigo
ToggleA Importância da Sinopse, do Argumento e do Storyline Para Seus Vídeos
Roteiristas de Hollywood utilizam diversos recursos em seus roteiros para criarem o formato ideal para os produtores. Mas e para os meus vídeos? É preciso entender o significado de Sinopse, Argumento e Storyline? Eu diria que sim.
Sinopse, argumento e storyline são termos muito utilizados na indústria cinematográfica e que se referem a breves representações da história que está sendo abordada.
Vídeos jornalísticos, filmes publicitários, documentários, novelas, tutoriais para Internet, vídeo aulas, entre outros, podem conter um pouco de cada um deles, mas expressos de uma forma ainda mais sucinta para uma breve compreensão do conteúdo apresentado.
O que devemos estar atentos é que alguns dos termos utilizados em um produto audiovisual não recebe a mesma nomenclatura em outro como nas novelas e no cinema onde a sinopse é compreendida por argumento, por exemplo.
É importante que seus vídeos, de qualquer natureza que sejam, deverão apresentar pelo menos um breve resumo sobre o tema principal da mensagem a ser transmitida, pois ao apresentá-lo a clientes ou para o público em geral, ele deverá explicar em poucas palavras o que será exibido.
Photo by Christin Hume on Unsplash
Na maioria dos casos, um bom resumo explicativo pode fazer toda a diferença em termos de engajamento, ou seja, fazer com que seu público se interesse pelo conteúdo completo ou abandonar o vídeo já nos segundos iniciais.
Até mesmo na descrição dos vídeos em plataformas como Vimeo e YouTube, o texto apresentado deve ser claro e objetivo para entendimento e mostrar transparência sobre o objetivo principal do que você quer de fato transmitir.
Conceitos Importantes
Sendo assim, veja abaixo um breve resumo dos conceitos sinopse, argumento e storyline utilizados por roteiristas profissionais e que podem servir àqueles que pretendam elaborar textos mais assertivos ao desenvolver seus roteiros:
STORYLINE
É o resumo do resumo da história. É o ponto zero. Ele pode ser descrito entre duas e cinco linhas para uma melhor compreensão de forma simples, clara e objetiva.
Aqui, é importante que o “conflito” seja definido, ou seja, mostrar a dificuldade ou a dor a ser resolvida. Por exemplo, “a vontade de comer doces versus a necessidade de emagrecer”, “crise entre irmãos versus o dilema de uma partilha de bens”, etc.
Alguns diretores conseguem identificar o storyline de um projeto audiovisual em apenas uma imagem ou frase. Seria algo como se, através de um thumbnail do vídeo, as pessoas pudessem identificar o foco da história. Se você conseguir resumir seu vídeo no storyline ou fazer com que os outros a expliquem para você, ou seja, em pouquíssimas palavras, você estará no caminho certo!
ARGUMENTO
Por compreender de 02 a 04 páginas, é um documento com mais detalhes do que a sinopse e que serve de orientação para criação do roteiro. Seu texto segue uma linha de raciocínio lógico sobre a temática que será apresentada no vídeo apresentando o enredo da história, característica dos personagens, cenas mais importantes, protagonistas do conflito da história, entre outros fatores para que, ao ser entregue aos produtores e interessados no projeto audiovisual, possam ter uma ideia mais aprofundada do contexto do vídeo.
SINOPSE
É um texto curto, resumido, onde os pontos principais da história são contados em poucas palavras. É uma das primeiras etapas do projeto audiovisual, sendo uma breve referência para que a equipe de gravação, seus produtores e possíveis clientes fiquem por dentro do tema principal do vídeo.
Ou seja, quando alguém chegar para você e perguntar: “do que se trata o seu vídeo”, você deverá ter imediatamente a resposta na ponta da língua a partir destes pontos principais da sua história.
Como exemplo de um vídeo tutorial no YouTube, você poderá ter como resposta: “Eu [sujeito] ensino/mostro como [objetivo] criar sua própria agência de marketing digital do zero [o que] e sair do emprego tradicional [resultado].
Conclusão
Não deixe que um simples bloqueio criativo impeça que você comece a desenvolver seus roteiros a partir de um norte definido.
Em seus primeiros vídeos busque focar pelo menos no storyline para que você possa ter uma visão mais ampla e clara do que irá produzir para que, assim, continue com as etapas seguintes.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!