IluminaçãoMais Recentes

Melhores Luzes de LED para Gravar Vídeos (e Como Escolher)

Descubra as escolhas mais populares de iluminação LED para gravação de vídeos usadas por criadores de conteúdo nas mídias sociais.

Aviso

Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.

Se você é um criador(a) de conteúdo e produz vídeos ao vivo, vlogs, tutoriais e reviews para YouTube ou algum outro tipo de aplicação em vídeo, provavelmente já usou ou pensa em usar uma boa iluminação, certo?

As opções que você verá nesse artigo foram selecionadas baseadas em tipos de iluminação que você pode usar em praticamente qualquer tipo de vídeo.

Por mais que a iluminação natural possa atender facilmente todas as necessidades de criadores de conteúdo, combiná-la com luzes de LED com certeza deixará sua imagem mais profissional e com aquele look nítido e bem produzido.

Não importa se você fará vídeos com seu celular, uma câmera DSLR, mirrorless, camcorder ou uma câmera mais robusta como as de cinema.

As luzes de LED atendem tranquilamente qualquer tipo de projeto, dos mais econômicos até os de alto orçamento.

Vantagens de usar luzes de LED

Economia eficiente

As luzes de LED – Diodo Emissor de Luz (Light-Emiting Diode) são componentes eletrônicos semicondutores que transformam a energia elétrica em luz.

Em geral, as luzes de LED são as mais econômicas da atualidade.

Mesmo tendo sido uma tecnologia desenvolvida e adotada rapidamente, elas usam praticamente 90% menos energia do que as outras luzes e, se comparadas aos bulbos de lâmpadas incandescentes, duram aproximadamente 25 vezes mais.

Por conta de sua grande popularização, seu custo passou a ser relativamente baixo se comparado a mesma eficiência de lâmpadas de mesma potência de outros formatos.

Aquecimento

Por mais que seja necessária energia para produzir luz, como consequência há a geração de calor.

Porém, com as luzes de LED, por usarem menos energia do que outros tipos de lâmpadas, esse aquecimento é suave.

Mas se comparadas com outras fontes de iluminação artificial, o calor emitido é bem menor.

Tamanho e portabilidade

As luzes de LED que geralmente usamos para produção de vídeos para YouTube como tutoriais, reviews de produtos, entre outros, geralmente são estruturas leves e compactas.

Geralmente, as luzes de LED em si são leves, fáceis de transportar e oferecem uma enorme flexibilidade (como veremos abaixo) para iluminar qualquer tipo de cena.

O que acaba as vezes deixando-a mais pesada é a estrutura na qual ela está instalada.

Painel de LED
Painel de LED

Por exemplo, em um softbox ou um painel retangular, o que acaba pesando é a estrutura do softbox + tripé e a moldura do painel, respectivamente.

Mesmo assim, a tecnologia do LED permite designs ajustáveis e personalizados, proporcionando uma solução prática e versátil para criadores de conteúdo audiovisual.

Variação de cores

A versatilidade de cores que os LEDs atuais produzem é uma das maiores vantagens.

Vemos inúmeros YouTubers usando luzes de LED para decorar e iluminar cenários com diferentes cores e formatos (fitas, tubos, painéis, objetos).

Isso se deve ao fato de, com o passar dos anos, os fabricantes terem melhorando o brilho do LED e oferecendo opções de cores.

Mas se a sua fonte de luz de LED não oferecer a possibilidade de trocar de cores, não se preocupe.

Você pode usar filtros coloridos específicos para vídeo em forma de finas películas de gel e posicioná-los em frente a fonte de luz ou envolver o painel/lâmpada com géis para criar a sensação de cor no ambiente.

Existem basicamente 5 tipos de cores mais comuns em luzes de LED que podem ser definidos por sua temperatura de cor na escala Kelvin:

  • Branco neutro (aproximadamente 3500 K)
  • Branco quente (2000 K a 3000 K)
  • Branco suave (aproximadamente 3000 K)
  • Branco levemente azulado (4000 K a 5000 K)
  • Luz do dia (5500 K a 6500 K)

No entanto, as luzes de LED que oferecem cores variadas são conhecidas por luzes RGB.

Ou seja, a partir do Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul), novas cores podem ser formadas com a combinação destas.

Tipos de luzes de LED

Painéis

Os painéis são uteis quando se deseja uma fonte de luz com o formato do painel.

Ou seja, painéis arredondados emitirão aproximadamente o brilho dentro daquela circunferência.

Atenção

Não confundir este conceito com luzes direcionais que emitem um foco de luz mais direcionado com o uso de snoots.

Painéis de LED podem ser encontrados em formato retangular, quadrado ou circular.

Existem alguns painéis de LED que podem ser dobrados ou flexionados para encaixe em locais onde não há possibilidade em instalar um tripé ou um suporte para o painel rígido.

Luz de câmera

Luzes de câmera são facilmente acopladas na própria câmera DSLR ou mirrorless no mesmo encaixe do flash ou através de suportes chamados rigs ou cages.

Mas as luzes de LED para câmeras também podem ser instaladas em pequenos tripés de mesa, sendo assim, uma iluminação multiuso, tanto para câmera quanto para mesa.

Muitas pessoas que possuem esse tipo de iluminação aproveitam para gravar Lives no celular ou no computador já que é possível colocá-la ao lado do monitor.

Luz de LED de camera
Luz de câmera no tripé de mesa

Ring light

Ring light é um dos tipos de luz de câmera mais populares dos últimos anos.

Por conta da explosão dos vídeos ao vivo e gravados nas redes sociais, o ring light tornou-se uma opção de fácil instalação e com excelente custo-benefício.

Ring light
Ring light

Usado por muitos criadores de conteúdo de vídeos de maquiagem e vlogs, os ring lights são luzes circulares de LED que possuem um encaixe para celular no centro do aro e facilitam a visualização enquanto se maquiam deixando a luz uniforme em todo o rosto.

Com a popularização, os ring lights se tornaram comuns em vídeo conferências em locais onde a iluminação ambiente não é suficientemente adequada para um contraste e brilho mais profissional.

Softbox

O softbox veio para suavizar e melhorar a iluminação em qualquer tipo de ambiente, seja externo ou interno.

Basicamente, o softbox é uma caixa (quadrada, retangular, octagonal) de tecido semi rígido que envolve algum tipo de fonte de luz (lâmpadas, painéis, etc.) e possui uma tela leitosa de tecido mais flexível (difusor) na frente da luz.

Para criadores de conteúdo, é uma das fontes mais usadas e simples de montar, além de oferecer um resultado de luz profissional e bem iluminado com sua luz difusa.

Geralmente, os softboxes são montados em pares, um para luz principal como luz mais intensa e um como luz secundária, de menor intensidade.

Se possível, utilize uma terceira luz de fundo para montar uma iluminação de três pontos e melhor ainda mais o aspecto da imagem.

Uma das grandes vantagens de usar um softbox é reduzir o contraste no rosto, ou seja, reduzir as sombras intensas e dar mais uniformidade à ela.

Bastão ou tubo

Tubos e bastões de LED RGB tornaram-se uma febra em cenários mais elaborados por alguns YouTubers.

Se repararmos ao fundo de alguns vídeos, leves tons de roxo, azulado, amarelo ou vermelho se destacam do resto do ambiente. E muito provavelmente são finos tubos ou bastões de LED RGB.

Veja esses dois exemplos:

Obs.: em certos casos, é bem provável que este tipo de iluminação seja atingido através de fitas de LED. Mas como as fitas de LED são luzes mais decorativas, vamos nos concentrar aqui mais em fontes de luz de LED voltadas para produção de vídeos.

É fácil encontramos dezenas de modelos de tubos e bastões de LED na Internet.

No entanto, precisamos nos atentar para qual objetivo vamos usá-los.

No caso de uma iluminação secundária onde a fonte principal de iluminação da cena não seja o bastão ou tubo ou mesmo como parte decorativa ou detalhe no vídeo, tubos e bastões mais econômicos podem ser uma alternativa.

Mas se você quer fazer do tubo ou bastão de LED RGB sua fonte de luz principal, você precisará de um equipamento confiável e bem construído.

Bastão de LED Yongnuo YN360
Bastão de LED Yongnuo YN360

Como escolher uma luz de LED

Os principais critérios para se escolher uma luz de LED são:

Temperatura de cor

Quais os tipos de temperatura de cor que a luz oferece? É possível alterar?

Conforme citado anteriormente, quando disponível, é possível escolher temperaturas de cor entre 2000 K e 10000 K, onde 2000 K a 3000 K tem-se um tom mais vermelho-alaranjado enquanto 6000 K a 10000 K apresenta um tom mais azulado.

Apesar das câmeras DSLR, mirrorless e dos celulares conseguirem ajustar automaticamente a temperatura de cor de cada cena, se você precisar de uma cena mais especifica, pode controlá-la a partir da regulagem da luz de LED.

CRI

Basicamente e sem ser muito técnico, CRI ou Indice de Renderização de Cor (Color Rendering Index) é uma medida que mostra o quão natural uma determinada cor é percebida sob uma luz branca artificial quando comparamos à luz do sol.

Ok, pode ter ficado confuso ou técnico mesmo assim.

Aprofundando um pouco para um melhor entendimento, a escala CRI vai de 1 a 100 onde 100 representa a cor ideal (ou mais vívida e real), ou seja, as cores de um determinado objeto ou pessoa sob a luz ambiente emitida em seu rosto representam fielmente como se você estivesse sob a luz solar (uma vez que a luz solar é considerada CRI 100).

Resumido, se na hora de comprar uma luz de LED e nela estiver discriminado seu CRI acima de 90, as chances das luzes no ambiente que estiverem apontadas para você ou para um objeto serão muito mais fiéis ao mundo real do que as dos índices abaixo de 90 (menos contrastadas e mais opacas).

Controle de intensidade

É interessante que sua luz de LED tenha um controlador de intensidade de brilho.

A maioria das iluminações de LED atuais possuem dimmers que facilitam o controle do brilho abrindo possibilidades principalmente para uso em espaços menores já que, quando colocado próximo ao assunto principal, você consiga reduzir o brilho para que não ocorra superexposição na imagem.

Luz de LED com dimmer
Painel de LED com dimmer

Difusores

A função principal de um difusor para luz de LED é distribuir uniformemente a luz emitida pela fonte, seja um bastão, um tubo, um painel, uma lâmpada ou uma simples fita decorativa.

Usar difusores na hora de gravar vídeos elimina aqueles pontos mais intensos de luz refletidas no rosto ou em um objeto.

Difusores podem ser de pano (como os usados em softboxes), de placas de acrílico (amplamente usados em painéis), de cores variadas (dos brancos leitosos até cores RGB), com texturas diversas (finos como uma folha sulfite A4 até as famosas colméias) e tamanhos e formas especificas (quadrados, retangulares, octagonais, arredondados, etc.).

Na hora de comprar uma luz de LED verifique se a estrutura acompanha um difusor para que você possa ter a opção de usá-lo caso haja necessidade.

Duração da bateria

Algumas luzes de LED funcionam com bateria, pilhas AA ou fontes externas de energia.

Estruturas mais complexas geralmente utilizam grandes baterias externas ligadas a geradores para que possam segurar a carga por tempos mais longos.

Mas aqui vamos nos atentar as fontes de luzes menores.

Quando buscamos por uma luz de LED para gravar vídeos, fontes menores de luzes geralmente são as que mais atendem nossas necessidades.

Por exemplo, luz de câmera, softbox, bastões de LED e painéis portáteis são as melhores opções para produções “mais enxutas”.

Luz de LED de camera com pilha
LED de câmera com pilhas AA
Bateria Luz de LED
Painel de LED com bateria NP

Cabe a você decidir qual opção melhor atenderá suas necessidades, seja por tempo de gravação ou pela economia de recursos.

No entanto, note que as luzes de LED de câmera geralmente funcionam com pilha e/ou bateria.

Por isso, saiba que, ao adquirir modelos desse tipo, tenha em mãos pilhas reservas como baterias recarregáveis para evitar contratempos.

Encaixe

Cada luz de LED possui um tipo de encaixe.

Luzes de câmera podem ser acopladas direto no encaixe do flash da câmera ou em uma base de tripé com rosca de ¼ ou maior.

Tripé para vídeo
Rosca de 1/4 para encaixe

Softboxes precisam de tripés com encaixes maiores como pinos de engate ou adaptadores macho conforme o softbox necessita.

Bastões de LED podem ser rosqueados diretamente em uma base de tripé com rosca conforme o modelo do bastão.

Portanto, você precisa saber onde irá utilizar o seu softbox, o tipo de encaixe que ele possui para que então identifique o melhor suporte para a estrutura.

Tamanho e peso

Por fim, mas não menos importante, precisamos saber o peso e o tamanho das luzes de LED caso precise transportar para locais variados com frequência.

Assim como outros tipos de iluminação para vídeos, os tamanhos e, consequentemente, o peso das luzes de LED variam bastante.

Porém, em geral, as estruturas de LED não são pesadas. E quando falo pesado, me refiro a mais de 10kg. Portanto, não se preocupe.

Estruturas como softboxes e painéis de LED de uso doméstico são as estruturas que mais podem pesar.

Bastões, tubos, luzes de câmera e as fitas são leves e fáceis de transportar.

Portanto, ao escolher sua luz de LED, tenha em mente esse aspecto para, caso precise deslocar-se com frequência, você não tenha tanto trabalho por conta do peso excessivo.

Modelos de luzes de LED

Ring Light

1.Ring Light com Tripé e Dimmer

Características gerais

  • Peso: 840 gr
  • LEDs: 120 lâmpadas
  • Altura do tripé: 2,1m
  • Temperatura de cor: branco, amarelo quente e branco quente (2700 K – 5500 K)
  • Ajuste do brilho: 1% a 100%
  • Tamanho do anel de luz: 26x26cm
  • Potência: 15 W
  • Tensão: 110V e 220V
  • Conexão: USB
  • CRI: não informado

Luzes de mesa

2.LED de mesa para vídeo com filtros coloridos

Características gerais

  • Peso: 883 gr
  • Quantidade: 2 unidades de15W cada
  • Filtros: vermelho, azul, laranja e branco
  • LEDs: 60 lâmpadas cada
  • Temperatura de cor: 3300 K e 5500 K
  • Conexão: adaptador AC / DC de 165 cm
  • CRI: 90+

Luminária japonesa

3.Luminária japonesa suspensa

Características gerais

  • Material: papel seda e arame
  • Peso: 80 gr
  • Tamanho: 40cm de diâmetro
  • Não acompanha lâmpada
  • Obs.: não é indicado o uso de velas reais ou lâmpadas que esquentam para evitar acidentes na utilização.

Luz de câmera

4.ULANZI VL200

Características gerais

  • Peso: 450 gr
  • Temperatura de cor: 2500 K a 9000 K
  • LEDs: 200 lâmpadas (100 branco quente peças e 100 branco frio)
  • Bateria: integrada de 5000 mAh
  • Ajuste do brilho: 1% a 100%
  • CRI: não informado

5.ULANZI VL49 RGB

Características gerais

  • Peso: 100 gr
  • Temperatura de cor: 2500 K a 9000 K
  • LEDs: 60 lâmpadas
  • Bateria: integrada de 2000 mAh
  • Ajuste do brilho: 0% a 100%
  • CRI: 95
  • Conexão: carregamento tipo USB-C

6.VIJIM VL120 RGB

Características gerais

  • Peso: 270 gr
  • Temperatura de cor: 2500 K a 9000 K
  • LEDs: 120 lâmpadas
  • Bateria: integrada de 3100 mAh
  • Ajuste do brilho: 0% a 100%
  • Diferencial: 20 tipos de efeitos de luz (carro de polícia, ambulância, carro de bombeiros, relâmpagos, fogos de artifício, TV, vela, etc.)
  • CRI: 95+
  • Conexão: carregamento tipo USB-C

Softbox

7.Softbox duplo 50x70cm para 4 Lâmpadas + 2 Tripés

Características gerais

  • Peso: 4,6 kg
  • Tensão: 110V e 220V
  • Tamanho: 50x70cm
  • Soquete: 04 lâmpadas cada (não acompanha lâmpadas)
  • Altura de cada tripé: 2m / 800 gr / 3 seções para ajuste de altura
  • Conexão: elétrico (cabo embutido)
  • Compatibilidade de lâmpadas: bocal E27
  • Acompanha duas telas difusoras

8.Softbox unitário 50x70cm para 4 lâmpadas + Tripé

Características gerais

  • Peso: 2,5 kg
  • Tensão: 110V e 220V
  • Tamanho: 50x70cm
  • Soquete: 04 lâmpadas (acompanha 4 lâmpadas LED brancas 6500 K de 20W cada)
  • Altura de cada tripé: 2m / 1 kg / 3 seções para ajuste de altura
  • Conexão: elétrico (cabo de 2m c/ chave liga/desliga)
  • Compatibilidade de lâmpadas: bocal E27
  • Acompanha tela difusora

9.Softbox unitário 50x70cm para 01 lâmpada + Tripé

Características gerais

  • Peso: 1,4 kg
  • Tensão: 110V e 220V
  • Tamanho: 50x70cm
  • Soquete: 01 lâmpada (não acompanha lâmpada)
  • Altura de cada tripé: 2m
  • Conexão: elétrico (cabo de 2,2m c/ chave liga/desliga)
  • Compatibilidade de lâmpadas: bocal E27 (com potência máxima de até 150W)
  • Acompanha tela difusora

Painel de LED

10.Painel de LED Yongnuo YN300III

Características gerais

  • Peso: 726 gr
  • LEDs: 300 lâmpadas (150 brancas e 150 alaranjadas)
  • Temperatura de cor: 3200 K a 5500 K
  • Conexão: USB e Bluetooth via app para controle do dispositivo
  • Energia: bateria do tipo L (como a NP-F750 – não incluída) ou fonte de alimentação opcional de 8V, 5A DC (não incluída)
  • CRI: não informado
  • Diferencial: possui display digital e barndoors
  • Acompanha dois painéis de filtro (um laranja e um branco)
  • Não acompanha tripé

11.Painel de LED genérico 1120 LEDs

Características gerais

  • Peso: 1 kg
  • Tensão: 110V e 220V
  • LEDs: 1120 lâmpadas
  • Ajuste do brilho: 1% a 100%
  • Temperatura de cor: 3200 K a 5500 K
  • Energia: compatível com baterias F570/F770/F970 – não inclusas – ou fonte de alimentação (inclusa)
  • CRI: não informado
  • Não acompanha tripé

12.Tripé para iluminação

Características gerais

  • Peso: 850 gr
  • Altura: 2m (com 3 seções)
  • Rosca: ¼
  • Material: alumínio anodizado
  • Suporta até: 2,5 kg

Bastão/Tubo

13.Tubo de LED RGB Andoer

Características gerais

  • Peso: 700 gr
  • LEDs: 135 lâmpadas
  • Comprimento: 50cm
  • Temperatura de cor: 3000 K a 6500 K
  • Bateria embutida: 2000mAh (carregamento USB)
  • Possui orifício para encaixe de ¼ p/ tripé
  • Diferencial: possui 10 efeitos especiais e display de LED
  • CRI: 96+

14.Bastão de LED RGB YONGNUO YN360

Características gerais

  • Peso: 500 gr
  • LEDs: 320 lâmpadas
  • Temperatura de cor: 3200 K a 5500 K
  • Carregamento: bateria de lítio da série NP-F (não incluída) ou adaptador CA externo de 12V 2A (não incluído)
  • Possui orifício para encaixe de ¼ p/ tripé
  • Diferencial: controle do bastão via app Yongnuo por Bluetooth
  • CRI: 95

15.Bastão de LED RGB ULANZI VL119

Características gerais

  • Peso: 205 gr
  • LEDs: 114 lâmpadas
  • Comprimento: 50cm
  • Temperatura de cor: 2500 K a 9000 K
  • Ajuste do brilho: 0% a 100%
  • Carregamento: cabo USB-C (incluso)
  • Bateria: 2600mAh – recarregável integrada
  • Possui orifício para encaixe de ¼ p/ tripé
  • Diferencial: possui 20 efeitos de luz
  • CRI: 95+

Conclusão

Dificilmente você verá uma produção de vídeo, por menor que seja, que não esteja utilizando algum tipo de iluminação de LED.

Essa transição de tipos de iluminação menos eficiente no vídeo para o LED foi um marco significativo em produtoras, freelancers independentes de vídeo e qualquer pessoa que busca criar conteúdo para as mídias sociais.

Uma estrutura de fácil montagem, excelente custo-benefício a longo prazo, ótima qualidade de reprodução de cores, alta durabilidade e fáceis de transportar, as luzes de LED tomaram o lugar de outras estruturas mais antigas de iluminação como os setlights, lâmpadas de tungstênio que esquentam e dos grandes tubos de luz fluorescente.

Não há restrição do tipo de vídeo que você precise fazer e que não possa utilizar LEDs: Lives, redes sociais, vlogs, YouTube, Shorts, etc…

Portanto, para sua próxima produção de vídeos, considere algum tipo de iluminação de LED para dar aquele aspecto mais profissional para suas gravações, mesmo que seu ambiente seja bem iluminado com luzes naturais ou ambientes.

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo