AcessóriosIluminaçãoMais Recentes

Como Montar Uma Iluminação Para Vídeo Caseiro (Atualizado com Novos Equipamentos)

Como montar uma iluminação para vídeo caseiro com equipamentos básicos sem gastar muito e obter vídeos profissionais.

Aviso

Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.

Se você já pensou em criar vídeos de alta qualidade para o seu canal de YouTube, seu negócio ou redes sociais e desanimou ao ver o preço daquelas luzes de estúdio profissionais, a boa notícia é que você não precisa desembolsar uma fortuna para atingir resultados profissionais para criar uma iluminação para os seus vídeos caseiros.

Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas sobre como montar uma iluminação caseira com equipamentos básicos que não vão extrapolar o seu orçamento.

Você não precisa gastar muito

Montar uma iluminação para vídeos caseiros com equipamentos básicos não significa que você precisa gastar muito.

A boa notícia é que, por ser um espaço caseiro, você pode ter total controle da iluminação que utiliza.

Claro que algum investimento você terá que fazer caso queira utilizar algum tipo de iluminação artificial e não possua nenhum a sua disposição. Ou se preferir não gastar nada com iluminação, considere utilizar apenas a luz natural.

Também, você não precisa ter um item de cada. Não saia gastando todo seu orçamento com iluminação e deixando outros itens fora do roteiro. Com o tempo, você verá a real necessidade em adquirir mais equipamento de iluminação ou melhorar os que já possui.

Como sugestão, você pode começar utilizando a luz natural proveniente de uma janela e um rebatedor ou refletor (falaremos mais adiante) para complementar e preencher sombras.

Se você possui um spot de iluminação artificial como um softbox ou um painel de LED, também poderá complementar com um rebatedor.

No entanto, é importante ressaltar que, ao utilizar diferentes fontes de luzes, você mantenha a temperatura de cor e o balanço de branco ajustados para não criar cores indesejáveis na imagem por melhor que sejam as lentes e câmeras de celulares atualmente.

Quais são os tipos de iluminação para vídeo caseiro mais comuns?

A iluminação é a espinha dorsal da cinematografia e da produção de vídeos. Ela cria uma atmosfera, define o tom visual e destaca o objeto principal em qualquer situação narrativa.

Conhecer os conceitos básicos de iluminação e os tipos mais comuns de luzes para que você possa começar a montar uma estrutura caseira é o primeiro passo para quem produz vlogs, curtas-metragens, tutoriais, ou qualquer outro tipo de conteúdo audiovisual.

A maneira como você ilumina sua cena, coloca cada spot de luz, ajusta a intensidade e combina diferentes fontes pode fazer toda a diferença no resultado.

Vamos explorar alguns dos tipos de iluminação mais comuns usados na produção de vídeos, desde a luz natural até luzes que podem ser usadas em estúdios, em casa ou mesmo na rua.

Luz Natural

A melhor, maior e mais barata fonte de luz é o bom e velho sol.

A luz natural, quando usada corretamente, pode proporcionar resultados surpreendentes mesmo em grandes produções.

Se você não dispõe de nenhum tipo de iluminação e precisa fazer vídeos com seu celular ou qualquer câmera DSLR ou mirrorless, a luz natural com certeza não irá decepcionar.

Ao filmar em locais fechados, basta se posicionar próximo a uma janela durante o dia para obter uma luz suave e difusa. Se o sol estiver muito intenso em um dia sem nuvens, use cortinas ou tecidos brancos na janela para suavizar a luz.

Mulher sentada proximo a janela durante o dia

Globo Chinês

O globo chinês é um acessório de iluminação extremamente versátil, decorativo e útil para a iluminação de vídeos caseiros.

A maioria dos globos chineses são fáceis de montar e desmontar, possuem vários tamanhos e cores tornando-os uma opção prática para uso doméstico.

Também conhecido como softbox ou luminária oriental, ele fornece uma luz suave e uniforme ao redor, o que é essencial para criar uma iluminação de qualidade nos vídeos e muito utilizado nos mais variados tipos de produção.

Globos chineses são projetados para suavizar a luz direta, eliminando sombras duras e pontos brilhantes indesejados evitando contrastes excessivos no rosto e proporcionando uma aparência mais natural.

Iluminação para vídeo caseiro - Yongnuo YN360 - globo chinês
Globo chinês com tecido difusor

Também, ele ajuda a reduzir os reflexos em superfícies brilhantes, como óculos ou objetos metálicos, tornando a imagem mais limpa e suave.

Você pode utilizar globos chineses para iluminar fundos ou áreas maiores ou usar mesmo como iluminação ambiente na imagem o que, além de ser um item decorativo no set acaba sendo uma fonte de luz no vídeo.

Dependendo da lâmpada que utilizar no globo, você pode escolher sua intensidade permitindo maior controle sobre o nível de iluminação além de serem compatíveis com uma variedade delas, incluindo lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou LED, fazendo que você escolha a temperatura de cor que melhor se adapte ao seu projeto.

Lâmpada RGB genérica
Lâmpada genérica RGB

Ring Light (de mesa ou no tripé)

O ring light, ou anel de luz, é um acessório que se tornou popular na iluminação para vídeos caseiros, em transmissões ao vivo, videoconferências, tutoriais de maquiagem e vídeos de beleza, vlogs, entrevistas e outros.

Ele é composto por uma série de lâmpadas de LED dispostas em um anel circular podendo ser de vários tamanhos e cores.

O anel de luz cria uma iluminação contínua e uniforme, que envolve a pessoa ou objeto. Isso reduz sombras indesejadas, proporcionando um visual suave e atraente.

Muitos modelos de ring light permitem ajustar a intensidade da luz e a temperatura de cor possibilitando adaptar a iluminação às condições específicas do ambiente e a tonalidade desejada.

Muito fácil de configurar, montar e usar, a maioria dos modelos de ring light vem com suportes com ajuste de altura ou tripés, permitindo que você o posicione em ângulos e alturas variadas conforme necessário.

São compactos e podem ser facilmente transportados para diferentes locais, tornando-os ideais para criadores de conteúdo que gravam em diversos locais como viagens e não apenas em casa.

Apesar de tudo, o ring light cria um reflexo brilhante nos olhos, conhecido como “catchlight” ou “brilho nos olhos” que nem sempre pode ser atrativo, mas sim uma distração no vídeo. Quanto mais você se aproxima do anel, mais visível é o brilho nos olhos. Portanto, fique atento!

Em comparação com muitos equipamentos de iluminação profissional, os ring lights são frequentemente mais acessíveis, o que é ótimo para criadores de conteúdo iniciantes ou aqueles com orçamentos limitados para montar seus estúdios caseiros.

Softbox

O softbox é um equipamento de iluminação que se assemelha a uma caixa retangular, quadrada ou octogonal com um revestimento difusor na frente.

Ele é usado para suavizar e difundir a luz, criando uma iluminação suave e uniforme.

O principal propósito do softbox é criar uma luz suave, que evite sombras duras e contrastes acentuados para uma iluminação uniforme e agradável ideal para a filmagem de rostos e objetos em geral (em destaque para os metálicos e reflexivos como vidros).

O revestimento difusor do softbox ajuda a reduzir reflexos e brilhos indesejados em superfícies brilhantes, por exemplo, quando pessoas precisam usar óculos durante a filmagem.

Geralmente, os softboxes são montados em tripés convencionais ou posicionados no chão, permitindo que você crie a configuração de iluminação ideal para cada situação.

Além de fornecer uma iluminação efetiva, os softboxes verticais também podem ser usados para criar efeitos de iluminação do tipo luz de recorte (destacando a pessoa lateralmente) ou como luz de preenchimento em uma iluminação três pontos.

Softboxes são compatíveis com uma variedade de lâmpadas, incluindo as incandescentes, fluorescentes ou LEDs, o que permite escolher a temperatura de cor que melhor se adequa ao projeto.

Acredito que o softbox é a iluminação mais versátil e de melhor custo-benefício de todas para quem procura montar uma estrutura básica de iluminação caseira para produção de vídeos de qualquer tipo.

Dependendo do tamanho do seu softbox, usar apenas uma única fonte de luz como principal pode dar um aspecto artificial na imagem. Como sugestão, adicione uma fonte de luz de preenchimento (mesmo que seja um rebatedor ou refletor) para deixar com um aspecto mais natural.

Rebatedores/Refletores

Rebatedores e refletores são usados para suavizar as sombras criadas pela fonte principal de luz criando uma iluminação mais leve e uniforme.

Ao iluminar o assunto principal, um rebatedor ou refletor pode ser usado para preencher as áreas escuras ou sombreadas do rosto criadas pela luz principal, tornando essas áreas menos pronunciadas e menos dramáticas.

Os rebatedores e refletores permitem que você direcione a luz para onde desejar sendo é essencial para modelar a iluminação.

Ao ajustar a distância entre a fonte de luz e o rebatedor ou refletor, é possível controlar a intensidade da luz refletida, o que oferece maior flexibilidade na configuração de iluminação.

Dependendo do material do rebatedor ou refletor, você pode modificar a temperatura de cor da luz. Por exemplo, refletores dourados podem criar uma luz mais quente, enquanto refletores prateados produzem uma luz mais fria.

Quando você filma com luz natural, os rebatedores podem ser usados para redirecionar a luz do sol ou luz ambiente para iluminar a cena de maneira mais equilibrada.

Além de ser uma forma econômica e efetiva de iluminar uma determinada cena, os rebatedores e refletores são ferramentas uteis para a iluminação de vídeos caseiros, pois oferecem controle sobre a direção, intensidade e qualidade da luz.

Dentre os principais tipos de rebatedores e refletores mais econômicos e caseiros que você pode usar para gravar vídeos, estão:

Fitas de LED

Fitas de LED de iluminação para vídeos caseiros são fáceis de instalar e muitas delas podem ser controladas remotamente ou por aplicativos móveis, o que oferece flexibilidade na operação e ajustes rápidos da iluminação.

Fitas de LED podem ser usadas para criar uma iluminação de fundo podendo ser aplicadas ao redor da moldura de uma prateleira, atrás de uma mesa ou em qualquer local que você queira destacar e adicionar uma profundidade à sua cena.

Fita de led
Fita de LED RGB instalada

Elas podem também serem usadas para destacar objetos ou áreas específicas na cena. Por exemplo, se você estiver filmando um vídeo de produtos, pode aplicar fitas de LED ao redor para realçar os detalhes do item.

No entanto, é importante testar e usar a criatividade para usar fitas de LED já que não há uma única forma ou exata para usá-las.

Muitas fitas de LED possuem ajustes da temperatura de cor da luz permitindo que você combine a iluminação das fitas com outras fontes de luz no ambiente, garantindo uma aparência visualmente coesa.

Fita de led rgb
Fita de LED RGB com controle remoto

Muitas fitas de LED possuem opções de controle de brilho, cor e até mesmo efeitos de luz, como modo piscante ou mudança de cor gradual fazendo com que você possa criar ambientes específicos em seus vídeos como cenários modernos de vídeos tutoriais para YouTube.

Por serem de LED elas acabam sendo eficientes em termos de energia e não geram muito calor. Isso é uma vantagem ao gravar por longos períodos, especialmente em ambientes pequenos.

Bastões de LED

Os bastões de LED tornaram-se populares entre fotógrafos e videomakers por serem equipamentos relativamente pequenos, fáceis de transportar e extremamente versáteis para criar uma iluminação básica, porém profissional para qualquer tipo de produção de vídeos.

Bastão de LED Yongnuo YN360
Iluminação para vídeo caseiro - Yongnuo YN360

Bastão de LED RB Yongnuo YN360

Muitos utilizam baterias acopladas diretamente na unidade o que facilita o uso ao evitar fios plugados nas tomadas.

Mas cuidado com o tempo de gravação. Além de uma ou duas baterias reserva, é importante manter um carregador a parte em caso de emergências.

Por exemplo, ao gravar uma entrevista, você pode utilizar um bastão de LED como luz de fundo para separar a pessoa do fundo e destacar o assunto principal criando um aspecto de profundidade mais profissional.

Além disso, a luz do fundo produzida pelo bastão cria uma linha de luz (chamada de luz de recorte ou de contorno) no entrevistado o que dá um aspecto ainda mais atrativo na imagem.

Os bastões de LED podem ser instalados em tripés ou outros tipos de pedestais desde que possuam o tamanho de encaixe adequado para o seu bastão de LED.

Bastão de LED
Encaixe do bastão de LED Yongnuo p/ tripé

Se você grava vídeos de produtos, os bastões de LED são ideais para combinar cores no modo RGB conforme a paleta de cores do seu produto.

Nesse vídeo, o YouTuber Thiago Rodrigues demonstra algumas formas do uso de bastões e tubos de LED na produção de vídeos.

A capacidade em gerar cores a partir do modo RGB nos bastões de LED deixam a imagem ainda mais profissional e adaptável a qualquer situação de cor que você queira atingir.

Painéis de LED

Painéis de LED são uma opção econômica e versátil.

Claro que, assim como outros equipamentos de iluminação, existem painéis que custam centenas de reais e amplamente usados nas grandes produções de vídeos, publicidade e cinema.

O LED tornou-se uma tendência no uso da iluminação para fotos e vídeos, pois não esquenta (ou esquenta pouco) e possui uma qualidade de luz compatível das conhecidas HMI, muito utilizadas no cinema.

Painel RGB de LED
Painel RGB de LED para cenário

Encontrar painéis de LED ficou mais fácil por conta da popularidade e versatilidade em seu uso, pois é utilizado em praticamente qualquer tipo de produção, desde mini painéis para câmera até painéis suspensos como o SkyPanel da Arri.

De lâmpadas de LED de luz branca (branca fria) até as cores mais exóticas, os painéis de LED podem ser instalados em tripés convencionais, usado como abajures, luminárias de mesa ou de câmera ou até mesmo fixadas em estruturas suspensas.

Iluminação para vídeo conferência

As videoconferências, assim como as vídeo aulas ao vivo, se tornaram uma ferramenta de comunicação eficiente em larga escala nos últimos anos.

Criar uma iluminação caseira para videoconferências sem gastar muito é mais simples do que você imagina. Uma boa iluminação pode melhorar significativamente a qualidade da sua imagem e a aparência profissional das suas videoconferências principalmente quando estamos trabalhando com cameras de baixa resolução.

Contudo, nada supera a luz natural. Se você puder posicionar sua mesa ou área de trabalho próximo a uma janela iluminando seu rosto ao invés de tê-la atrás de você para evitar sombras, terá pelo menos 50% do problema resolvido.

Mas se você não tiver acesso a uma boa luz natural, use uma luminária ou lâmpada de mesa. No entanto, evite lâmpadas com temperatura de cor muito quente (amarelo-alaranjada) ou muito fria (azulada). Lâmpadas de luz branca suave (de aproximadamente 5000 K a 5600 K) são ideais.

Para que a luminária ou lâmpada de mesa não fique superexposta em seu rosto, aponte-a para uma placa de isopor para que a mesma possa refletir a luz da lâmpada de mesa em direção ao seu rosto.

Caso não possua uma placa de isopor para rebater a luminária ou lâmpada de mesa, você pode usar um pedaço de papel vegetal ou um pequeno pedaço de tecido difusor branco colocando-o na frente da sua fonte de luz para suavizar a iluminação.

Quando colocamos difusores na frente da fonte de luz, ela tende a espalhar mais a luminosidade pelo ambiente.

Mas atenção! Não coloque papéis ou qualquer tipo de tecido na frente de fontes de luzes que emitam calor para não causar queimaduras e outros acidentes. O ideal é utilizar papéis ou tecidos apropriados para iluminação junto a fontes de luzes que não aquecem facilmente como o LED.

Experimente posicionar a sua luz artificial em diferentes ângulos, distâncias e alturas. O ideal é que a luz incida suavemente no seu rosto, sem criar sombras fortes ou realces brilhantes. O uso de um softbox é o tipo ideal de fonte de luz para uma luz suave no rosto.

Durante a videoconferência, evite iluminação de fundo muito forte ou janelas brilhantes atrás de você. Isso pode fazer com que a câmera ajuste automaticamente a exposição e escureça seu rosto. E isso ocorre frequentemente!

Lembrando que a chave para uma boa iluminação caseira é ser criativo e usar o que você já tem à disposição. Com algumas modificações simples, você pode criar uma configuração de iluminação eficaz para suas videoconferências sem gastar muito dinheiro.

O que você deve considerar ao montar sua estrutura de iluminação para vídeo caseiro

Existem três parâmetros básicos que você deve considerar ao montar sua estrutura de iluminação caseira.

Ângulos e altura da fonte de luz

A escolha dos ângulos e da altura da fonte de luz desempenha um papel crítico na qualidade e na aparência geral dos seus vídeos e a forma como a luz de comporta na imagem.

1. Luz Frontal

A luz frontal incide diretamente no objeto ou pessoa a frente. Isso cria uma iluminação plana e uniforme, minimizando sombras. Não é uma iluminação artística sendo ideal para vídeos onde a clareza e a ausência de sombras duras são essenciais, como vídeos de tutoriais, videoconferências ou entrevistas.

2. Luz Lateral (90 graus)

A luz lateral ilumina o objeto ou pessoa de um lado, criando sombras pronunciadas no lado oposto. Isso adiciona profundidade e textura à imagem, tornando-a útil para vídeos que requerem um visual mais dramático ou artístico.

3. Luz de Preenchimento (45 graus)

A luz de preenchimento é posicionada em um ângulo de cerca de 45 graus em relação à câmera. Ela é usada para suavizar (ou preencher) as sombras criadas pela luz principal e fornecer iluminação adicional para áreas mais escuras, como a lateral do rosto.

4. Luz de Fundo

A luz de fundo é colocada atrás do objeto ou pessoa (em aproximadamente 45 graus), apontando levemente na direção da câmera (cuidado para não criar reflexos na lente). Isso cria um contorno em torno da pessoa e a destaca do fundo. É útil para criar uma sensação de profundidade e separação do plano de fundo.

5. Luz Superior

A luz superior ilumina o objeto de cima para baixo e pode ser posicionada em um dos lados da pessoa a 45 graus ou em frente. Pode ser usada para destacar detalhes, como a textura da pele, mas pode criar sombras sob os olhos, o que não é ideal para todos os tipos de vídeo. Esse é um tipo de luz que é preciso realizar vários testes antes do início da gravação para verificar sua efetividade.

6. Luz Inferior

A luz inferior ilumina o objeto de baixo para cima, geralmente com o uso de um refletor ou uma fonte de luz suave e pode ser posicionada em um dos lados da pessoa a 45 graus ou em frente. É útil para suavizar sombras no rosto proveniente das luzes principais e/ou de preenchimento, mas pode não ser adequada para todos os tipos de vídeo.

Veja um exemplo de rebatimento de luz de baixo para cima neste vídeo (minuto 1:59) com o uso de uma placa rebatedora branca no rosto da modelo.

Intensidade da luz

Quando falamos sobre intensidade da luz, nos referimos ao quão forte ou fraca ela pode ser e o que fazer para controlá-la.

Uma fonte de luz com alta intensidade produz uma luz brilhante e forte. Isso é útil quando você deseja uma iluminação bem definida e clara. Pode ser usada para destacar o assunto principal e eliminar sombras. Para controlar a alta intensidade, você pode afastar a fonte de luz do objeto ou usar atenuadores de intensidade (dimmers).

Por outro lado, uma fonte de luz com baixa intensidade emite uma luz suave e difusa. É excelente para criar uma atmosfera mais leve e aconchegante sendo frequentemente usada em vídeos de beleza, tutoriais ou quando você deseja uma iluminação mais intimista. Para controlar a baixa intensidade, use lâmpadas com menor potência, difusores ou dimmers.

Normalmente, utilizamos a intensidade média, já que é um equilíbrio entre alta e baixa intensidade. É frequentemente usada para iluminar cenas onde a clareza é importante, mas também se deseja atingir uma certa textura e sombras.

Controlar a intensidade média pode ser feito também ajustando a distância entre a fonte de luz e o objeto ou através de difusores.

Às vezes, é útil ter uma variação de intensidade na cena. Isso pode ser alcançado usando múltiplas fontes de luz de diferentes intensidades e ajustando-as individualmente para criar uma iluminação complexa e dinâmica.

Ao controlar a intensidade da fonte de luz em seu espaço de vídeos caseiros, você pode criar a atmosfera desejada e adaptar a iluminação às necessidades específicas de cada gravação.

Experimente e teste diferentes configurações para encontrar a intensidade que melhor atende aos objetivos do seu vídeo.

Distância entre a fonte de luz e a pessoa

Aqui podemos dizer que: quanto mais próxima a fonte de luz estiver da pessoa ou objeto, mais intensa será a claridade.

A distância entre a fonte de luz e o assunto principal é um fator crítico na iluminação para vídeos caseiros. Ela desempenha um papel fundamental na criação/redução de sombras, na suavidade da luz, na intensidade, na qualidade, na distribuição da luz na cena e na modelagem da iluminação.

Se a fonte de luz está próxima do assunto, a luz será intensa e suave, criando poucas sombras. Isso é ideal para vídeos em que você deseja uma iluminação suave e uniforme, como nos tutoriais de maquiagem ou vídeos de beleza.

Se você afasta a fonte de luz, a luz se torna mais direcional, criando sombras mais acentuadas e destacando as texturas. Isso é útil para vídeos de arte ou moda, onde a ênfase está nas características e detalhes do objeto/pessoa.

Para vídeos de entrevistas ou apresentações, ajustar a distância da fonte de luz permite modelar o rosto do entrevistado ou apresentador. Uma luz mais próxima e frontal pode criar uma iluminação mais plana, enquanto uma luz mais afastada pode adicionar profundidade e destacar características faciais.

Se você deseja criar um efeito de luz de fundo, posicione a fonte de luz atrás do assunto a uma distância adequada (conforme citado no tópico Luz de Fundo anteriormente). Isso destaca o contorno do objeto ou sujeito e adiciona profundidade à cena como já citado anteriormente. TEXTO ANCORA

Se você não quiser uma luz muito contrastada com sombras intensas, procure aumentar a distância entre a fonte de luz e o objeto reduzindo a intensidade da luz.

Dicas finais para montar uma iluminação para vídeo caseiro efetiva

1) Ilumine com um propósito e não apenas para “clarear” a imagem na câmera ou no ambiente.

2) Defina a luz ideal para o tipo de vídeo que deseja criar e não apenas escolha “qualquer” configuração de iluminação.

3) Na dúvida, comece pela técnica de iluminação de três pontos e, a partir daí, vá ajustando até atingir a iluminação que você busca.

4) Não dependa apenas de pilhas e baterias (quando necessárias). Tenha em mãos fontes de alimentação adequadas para manter sua iluminação durante todo o vídeo e evitar contratempos.

5) Lembre-se que um vídeo bem iluminado é pelo menos 50% da qualidade final do seu projeto (e que as pessoas julgarão ao assisti-lo).

6) Atente-se para o ajuste da temperatura de cor e do balanço de branco toda vez que você alterar a quantidade de luzes no vídeo durante a gravação.

7) Antes de começar a gravar, faça um teste de câmera com as luzes no local. Revise o vídeo de teste e faça os ajustes necessários. Nem sempre o que vemos a olho nu é o mesmo que vemos no visor da câmera ou celular.

8) Segurança sempre! Trabalhar com equipamentos elétricos pode ser arriscado se não tomarmos os cuidados necessários. Se preciso, procure auxílio de um profissional capacitado em elétrica antes de conectar os equipamentos na rede elétrica. Evitar acidentes é o nosso dever!

9) Nunca ligue as luzes quando alguém estiver olhando diretamente para elas. Isso pode causar sérios danos à saúde ocular.

10) Utilize um bom tripé para iluminação. Ao investir em uma fonte de luz, não deixe de lado a qualidade e resistência de um bom tripé. Por mais que seja pesado (e os pesados geralmente são os que evitam queda com mais facilidade), o melhor é garantir pela segurança não só do equipamento, mas também pelas pessoas que estão no local.

11) Ao término das gravações, desconecte todo equipamento elétrico e baterias e guarde-os com cuidado em locais livres de umidade e sujeira, inclusive retirando lâmpadas dos soquetes caso os mesmos não sejam usados por muito tempo. Pode parecer uma dica simples, mas evita que se percam, danifiquem ou estraguem.

Conclusão

Entender os conceitos básicos sobre iluminação apresentados neste artigo para começar a montar sua estrutura de iluminação para vídeos caseiros é a chave para que você possa ser criativo e fazer o melhor uso dos recursos disponíveis.

A luz natural, lâmpadas LED, refletores caseiros e uma dose de experimentação são tudo o que você precisa para melhorar a qualidade dos seus vídeos.

Não deixe de testar e experimentar combinações variadas de luzes assim como intensidades, alturas e ângulos.

Conforme for adicionando uma a uma em sua cena, você irá se surpreender com a variedade de ambientes e estilos que começará a criar.

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo