Tópicos do Artigo
ToggleCuidados Essenciais na Iluminação Para Vídeos
É fundamental conhecer alguns aspectos importantes para segurança no local de gravação ao mexer com equipamentos de iluminação para vídeos.
Nem sempre teremos algum eletricista a disposição na hora que formos gravar nossos próprios vídeos, certo?
Por isso, entender alguns aspectos básicos sobre elétrica e iluminação irão ajudar a evitar riscos que possam causar acidentes.
Sempre que precisar ligar ou instalar suas fontes de luzes para gravar seus vídeos ou mexer com a parte elétrica, a SEGURANÇA deverá ser sua PRIORIDADE por mais simples que os equipamentos sejam, uma vez que envolve riscos que podem e devem ser evitados.
Por isso, vamos ressaltar aqui algumas medidas básicas que você deverá tomar ao montar sua própria estrutura de iluminação para vídeos:
- Busque auxílio de um profissional
Antes de ligar qualquer equipamento na tomada, procure a orientação de um técnico eletricista para verificar as condições elétricas do ambiente, voltagem e tipos de extensões compatíveis com cada tipo de equipamento que você tenha para tirar o máximo de proveito de toda unidade elétrica.
Em alguns casos, a alta produção de calor gerada por fios, cabos, lâmpadas e luminárias, se mal instaladas ou com algum tipo de defeito, poderão causar superaquecimento, incêndios e danos aos equipamentos, ao local e, principalmente, às pessoas.
Por isso, EVITE ACIDENTES!
- Atenção aos equipamentos
Atente-se para o posicionamento e disposição dos tripés de iluminação e fios/cabos conectados a tomadas e extensores, ainda mais se houver mais pessoas circulando pela área.
Qualquer esbarrão ou tropeço poderá provocar acidentes pessoais, além de danos à rede elétrica e aos equipamentos.
Certifique-se de que os tripés de iluminação para vídeos estejam firmes e seguros (sacos de areia podem ser uma opção para apoiar) a fim de não tombarem.
No caso de fios/cabos, verifique a possibilidade de prendê-los no chão com uma fita isolante. Um leve descuido poderá causar danos ao equipamento e ao piso, além de acidentes com quem estiver no local.
- Cuidado com superaquecimento
Nunca estique cabos de energia ao máximo ou os deixe tensionados e sempre verifique sua temperatura a fim de evitar superaquecimento.
Evite utilizar extensões domésticas para equipamentos elétricos profissionais de alta potência, pois podem gerar muito calor e derreter facilmente.
- Posicionamento dos tripés
Se necessário, peça ajuda a alguém e evite esticar os tripés de iluminação para vídeos em sua altura máxima.
Caso precise posicionar a luz mais alta, utilize um tripé maior.
Para maiores cuidados do local, se necessário, utilize algum tipo de proteção emborrachada para apoiar os tripés e evitar riscos ou danos ao piso.
Nunca segure o tripé nas junções de cada estágio (quando houver), pois, caso algum estágio não esteja bem preso pelo prendedor, poderá deslizar sobre sua mão causando acidentes.
- Lâmpadas de luminárias
Ao instalar lâmpadas nas luminárias, evite tocar diretamente no bulbo para não causar danos ao material ou até mesmo explosões por conta da oleosidade das mãos.
Utilize uma flanela limpa e seca para a instalação e retirada das lâmpadas.
Não utilize lâmpadas velhas ou de baixa qualidade. A temperatura de cor nem sempre será igual e precisa a uma lâmpada nova específica para vídeo de marcas reconhecidas pelo mercado.
- Evite o superaquecimento
Sempre que puder, utilize luvas de proteção contra calor excessivo para manusear seus spots de luzes durante as gravações.
Alguns tipos de lâmpadas (como as lâmpadas incandescentes), podem aquecer rapidamente assim que forem ligadas.
Ao término do uso, aguarde o resfriamento dos bulbos para desmontagem e armazenagem do conjunto (luminária e lâmpada).
Luvas do tipo vaqueta podem ser usadas para manuseio de superfícies elétricas como luminárias.
Lembre-se sempre de desconectar as fontes de luzes das tomadas antes de manuseá-las.
Uso de luvas do tipo vaqueta ao manusear setlight com lâmpada bipino 300W incandescente
- Uso de gel
Cuidado ao utilizar géis na frente das luminárias. Alguns podem não suportar altas temperaturas e derreter facilmente.
Opte por modelos específicos e resistentes que são utilizados para o tipo de iluminação para vídeos que você possuir encontrado em lojas específicas.
- Proteja o local de gravação
Durante a gravação, caso faça pausas mais longas, desligue a(s) luz(es) por alguns minutos para evitar superaquecimento ou até mesmo reduzir o calor do ambiente provocado pelas altas temperaturas emitidas por alguns tipos de lâmpadas.
E caso precise substituir alguma das lâmpadas, desconecte todo o conjunto da tomada e aguarde o resfriamento.
Antes de reconectar as luminárias nas tomadas, certifique-se de que estejam desligadas (caso possua dimmer ou botão liga/desliga).
No momento de acendê-las, notifique a todos que estiverem no local para que não olhem para as luzes. Não há nada mais desconfortável do que o brilho de luz repentino nos olhos quando uma fonte de luz de alta intensidade é ligada de repente.
- Armazenagem do equipamento
Caso vá manter seus equipamentos de iluminação para vídeos guardados por um longo período, retire a lâmpada da luminária (quando possível) e armazene em local seguro livre de temperaturas extremas e poeira.
Conclusão
Cuidados básicos com a iluminação para vídeos deve ser uma obrigação de todos, não apenas para manter o equipamento em dia, mas principalmente para evitar acidentes e manter um ambiente de gravação seguro para todas as pessoas.
E para saber sobre como criar uma estrutura de iluminação efetiva e pratica para suas gravações, leia este artigo sobre iluminação três pontos e tipos de luzes para câmera.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!