CâmerasLentes

Fujifilm X-S10 + Lente Fujinon XF 16-80mm f/4: Melhor Câmera Mirrorless Para Iniciantes?

Conheça uma das melhores câmeras mirrorless para iniciantes para gravar vídeos mais funcionais (e pouco comentadas) para praticamente todos os tipos de fotógrafos e videomakers.

Quase sempre que falamos da melhor câmera mirrorless para iniciantes para gravar vídeos lembramos de nomes como Canon, Sony, Panasonic e Nikon.

Mas nos esquecemos que existem marcas como Fujifilm e Olympus que, apesar de não estarem entre as mais comentadas entre entusiastas e profissionais da área, possuem linhas de câmeras e lentes bem atrativas.

Neste post vamos falar da Fujifilm X-S10 e a lente do kit que acompanha a versão básica, a Fujinon XF 16-80mm f/4, uma das melhore câmeras mirrorless para iniciantes.

Um breve histórico da linha Série X da Fujifilm

A série X da Fujifilm é uma linha de câmeras digitais mirrorless introduzida no mercado de câmeras em 2011 com o lançamento da Fujifilm X100.

Esta câmera foi um marco para a Fujifilm, pois foi a primeira a apresentar o exclusivo sensor X-Trans CMOS da fabricante, oferecendo uma impressionante qualidade de imagem e reprodução de cores notáveis.

Impulsionada pelo sucesso da X100, a fabricante japonesa com sede em Tokyo, expandiu rapidamente sua linha de câmeras da série X, lançando modelos como a X-Pro1 e a X-E1 em 2012.

Essas câmeras mantiveram a filosofia da Fujifilm em combinar um design clássico com tecnologia inovadora, oferecendo recursos avançados, como visores híbridos e controles manuais dedicados, que agradaram aos fotógrafos profissionais e entusiastas.

Nos anos seguintes, a Fujifilm continuou aprimorando sua linha de câmeras da série X, introduzindo modelos como a X-T1, X-T2 e X-T3, que se destacavam por sua ergonomia aprimorada, desempenho de autofoco rápido e recursos avançados de vídeo, fazendo parte da linha das melhores câmeras mirrorless para iniciantes.

Tais câmeras ganharam popularidade por sua excelente qualidade de imagem, construção e estilo retrô para aqueles que apreciam o design de modelos de câmeras vintage.

Conforme veremos a seguir em “Design e a usabilidade”, um dos grandes diferenciais da X-T30 e da X-T4 é que, ao invés de possuir um controle exclusivo para a velocidade do obturador e compensação de exposição, a X-S10 foi projetada para ter um ajuste tradicional e personalizado de controle para os parâmetros de exposição nas câmeras para gravar vídeos.

Uma característica marcante da série X é o uso de simuladores de filme, modos de imagem que replicam as características de diferentes filmes clássicos da Fujifilm.

Esses simuladores de filme tornaram-se uma marca registrada da série X, permitindo que os fotógrafos apliquem estilos visuais variados às imagens diretamente na câmera sem precisarem aplicar filtros na edição.

Com um compromisso contínuo com a inovação, qualidade de imagem de alto padrão e um design sofisticado, a série X da Fujifilm é uma escolha popular para fotógrafos e videomakers que valorizam a criatividade e técnicas de produção.

Melhor Câmera Mirrorless Para Iniciantes Para Gravar Vídeo - Fujifilm X-S10

Se você é apaixonado por foto e vídeo e está em busca de uma câmera mirrorless que combine desempenho, design compacto e uma experiência de uso intuitiva, então a Fujifilm X-S10 pode ser exatamente a melhor câmera mirrorless para iniciantes para gravar vídeos que você procura.

Com uma série de recursos avançados e um visual elegante e ao mesmo tempo retrô, a mirrorless X-S10 tem conquistado fotógrafos, videomakers em todo o mundo.

Explorando de perto a X-S10 podemos destacar cinco aspectos mais relevantes que tornam essa câmera uma excelente opção tanto para amadores quanto profissionais especialmente quando combinada com as objetivas Fujinon.

1. Design e a usabilidade

A Fujifilm X-S10 foi pensada cuidadosamente para oferecer uma experiência agradável ao usuário, independentemente do seu nível de habilidade e conhecimento de equipamentos de foto e vídeo.

A X-S10 possui um design compacto e leve (sendo um dos principais destaques dessa câmera mirrorless), tornando-a ideal para criadores de conteúdo em vídeo e fotografia de rua e viagens que buscam mobilidade e praticidade em uma câmera digital.

Seu tamanho e a ergonomia facilitam o manuseio e a captura de imagens em diversas situações fazendo com que se torne uma das melhores câmeras mirrorless para iniciantes.

Melhor Câmera Mirrorless Para Iniciantes - Câmera Fujifilm X-S10

Os controles são intuitivos e a interface é descomplicada, o que torna a X-S10 fácil de usar mesmo para iniciantes.

Com dimensões ergonômicas e uma construção sólida, a X-S10 traz um corpo de câmera de material de alta qualidade, oferecendo uma sensação premium e alta durabilidade.

Além disso, a X-S10 foi projetada levando em consideração a usabilidade intuitiva.

Seus controles estão bem posicionados e facilmente acessíveis, o que permite um manuseio suave e eficiente.

Os botões físicos são dispostos de maneira lógica, proporcionando um acesso rápido às configurações essenciais e permitindo ajustes precisos e rápidos de parâmetros como abertura, velocidade do obturador e compensação de exposição.

Melhor Câmera Mirrorless Para Iniciantes - Fujifilm X-S10 + Lente Fujinon XF 16-80mm f/4

O botão de joystick também foi repensado para a X-S10. Ao deslizá-lo em qualquer direção, você pode selecionar o ponto de foco na imagem ou mesmo escolher qual a área de foco deseja cobrir (ponto-focal, zona, aberto/tracking). Além disso, é possível configurar no menu da câmera a troca de detecção de rostos!

A interface do usuário também merece destaque na X-S10. Seu menu intuitivo e fácil de navegar facilita a personalização das configurações de acordo com as preferências individuais.

A tela LCD retrátil torna a composição e a visualização das imagens confortável, independentemente do ângulo de captura.

A X-S10 também possui uma empunhadura ergonomicamente projetada que se encaixa perfeitamente na mão. Isso oferece uma sensação de estabilidade e conforto ao segurar a câmera por longos períodos.

Homem segurando câmera Fujifilm X-S10

O design compacto e ergonômico da Fujifilm X-S10, juntamente com sua interface intuitiva e controles bem alocados, proporcionam uma experiência de uso agradável para criadores de todos os níveis de habilidade.

2. Desempenho e qualidade de imagem

Graças ao seu sensor CMOS de 26 megapixels e ao poderoso processador X-Processor 4, a Fujifilm X-S10 supera as expectativas em termos de nitidez, captura de imagem em condições de baixa luminosidade, cores vibrantes e faixa dinâmica.

O sistema de estabilização de imagem de 5 eixos embutido na X-S10 compensa os tremores e as vibrações da câmera, permitindo capturar imagens mais nítidas e vídeos estáveis.

Mesmo lente Fujinon sem estabilização própria, é possível usar essa estabilização, expandindo ainda mais as possibilidades criativas, característica útil nas melhores câmeras mirrorless para iniciantes.

A X-S10 possui um amplo intervalo de sensibilidade ISO, indo de 160 até 12.800 (expansível até 51.200). Isso significa que é possível obter imagens com baixo nível de ruído mesmo em situações de pouca luz, permitindo a captura de detalhes sutis e preservando a qualidade da imagem em diferentes ambientes.

Além disso, a X-S10 apresenta uma faixa dinâmica impressionante, que lida bem com cenas de alto contraste, capturando detalhes tanto nas áreas de sombras quanto nas áreas mais iluminadas.

Isso proporciona uma maior flexibilidade na pós-produção e ajuda a preservar a gama completa de tons nas imagens.

Sendo 30% menor e mais leve do que a Fuji X-T4, o sistema de estabilização interno de imagem (IBIS) é sincronizado com a Estabilizacao Óptica de Imagem (Optical Image Stabilization – OIS) para uma performance de estabilização confiável e potente.

Outro ponto forte da X-S10 é a reprodução de cores, uma característica que a Fujifilm é conhecida por sua expertise no campo da fotografia analógica entre as melhores câmeras mirrorless para iniciantes.

Também possui um sistema de autofoco rápido com detecção de fase em pixels em toda a área do quadro. Isso permite que a X-S10 foque rapidamente em assuntos em movimento, mantendo-os nítidos e definidos.

O sistema de autofoco também é capaz de rastrear o movimento dos objetos, garantindo uma focagem precisa mesmo em situações desafiadoras.

3. Recursos de vídeo

A X-S10 oferece recursos avançados para gravação de vídeo em 4K a 30 quadros por segundo (além de outros formatos). A resolução 4K, por oferecer detalhes nítidos e uma maior quantidade de informações, resulta em vídeos mais imersivos e realistas.

Uma de suas vantagens em termos de captura de vídeo é a possibilidade em gravar em “flat F-Log”. Nesse modo, é possível que o editor tenha muito mais flexibilidade em corrigir e graduar as cores na edição.

Além disso, a câmera também suporta gravação em Full HD a 240 quadros por segundo, permitindo a criação de vídeos em câmera lenta ampliando ainda mais a criatividade do usuário.

Ela oferece a capacidade de gravar vídeos em intervalos de tempo, permitindo criar vídeos em timelapse. Essa função é útil para capturar mudanças ao longo do tempo, como o movimento das nuvens em alta velocidade, o pôr do sol ou o crescimento de plantas em poucos segundos.

A câmera também possui um conector de 3,5 mm, permitindo que você conecte um microfone externo para capturar um áudio claro e de melhor qualidade. Isso é especialmente importante para criadores de conteúdo que desejam melhorar a qualidade do áudio em suas gravações e não utilizar apenas o microfone interno da câmera.

A X-S10 também possui uma variedade de recursos de foco automático durante a gravação de vídeo, incluindo detecção de olhos e rosto (apesar de não ser possível utilizar o tracking em assuntos que não sejam pessoas). Esse recurso garante que o assunto principal esteja sempre nítido e bem focalizado, mesmo em movimento.

A X-S10 possui uma variedade de opções de saída de vídeo, como HDMI sem compressão, que permite a gravação de vídeos externamente com qualidade superior. Isso é particularmente útil para videomakers que desejam obter a melhor qualidade possível durante a pós-produção.

A Fujifilm X-S10 oferece recursos de vídeo avançados para criadores de conteúdo, videomakers e YouTubers. A funcionalidade de gravação em 4K, estabilização de imagem de forma eficaz e recursos criativos, opções de áudio externo e foco automático preciso torna a câmera uma ferramenta poderosa para a produção de vídeos em vários segmentos e uma das melhores câmeras mirrorless para iniciantes.

4. Uso de lentes e acessórios

Lentes

Por fazer parte do sistema de câmeras da série X da Fujifilm, a X-S10 oferece uma ampla seleção de lentes compatíveis.

A câmera utiliza a montagem de lente X-mount, projetada especificamente para as câmeras mirrorless da Fujifilm.

A linha de lentes da série X da Fujifilm inclui uma variedade de opções, desde lentes prime (fixas) até lentes zoom, abrangendo diferentes distâncias focais e aplicações.

As lentes Fujinon XF, fabricadas pela própria Fujifilm, são altamente conceituadas por sua qualidade óptica excepcional, construção robusta e recursos avançados.

Além das lentes da Fujifilm, a X-S10 é compatível com lentes de outros fabricantes por meio do uso de adaptadores de lente. Isso permite que os usuários aproveitem uma ampla gama de lentes de outros fabricantes, incluindo lentes antigas e de montagens diferentes, aumentando ainda mais as opções criativas dentre as melhores câmeras para gravar vídeos.

Acessórios

A Fujifilm X-S10 oferece suporte a uma variedade de acessórios que podem ampliar suas capacidades e melhorar sua experiência de imagem.

Aqui estão alguns exemplos de acessórios que podem ser utilizados com a câmera (mas não restritos a):

Flashes

A X-S10 possui uma sapata para flash integrada que permite a conexão de flashes externos. Você pode utilizar flashes da Fujifilm ou de outros fabricantes compatíveis para obter uma iluminação mais potente e criativa em suas imagens.

Grips de Bateria

Um grip de bateria opcional pode ser adicionado à X-S10 para oferecer uma empunhadura adicional e estender a vida útil enquanto grava. Isso é particularmente útil para sessões de foto ou vídeo mais longas ou quando você precisa de uma melhor ergonomia ao segurar a câmera.

Adaptadores de Microfone

Como dizemos, o áudio é 50% da qualidade do vídeo final. E se você deseja melhorar a qualidade do áudio em suas gravações de vídeo, pode utilizar adaptadores de microfone externo para conectar microfones à X-S10 para capturar um áudio mais claro e profissional.

Filtros

Existem vários tipos de filtros que podem ser usados com a X-S10, como filtros UV, polarizadores e filtros de densidade neutra (ND). Esses filtros podem ser utilizados para controlar a quantidade de luz que entra na câmera, reduzir reflexos indesejados ou criar efeitos especiais e criativos na imagem

5. Conectividade e recursos adicionais

Como recursos adicionais, a X-S10 traz um visor eletrônico de alta resolução e a tela LCD retrátil que proporcionam uma experiência de visualização e facilitam a composição de imagem principalmente na questão da utilização de vídeos no formato de vlog.

Melhor Câmera Mirrorless Para Iniciantes - Homem segurando câmera Fujifilm X-S10

Além disso, através da X-S10 é possível transferir as imagens para dispositivos móveis via Wi-Fi embutido, facilitando o compartilhamento imediato de imagens em ocasiões como eventos, festas e outros que necessitem de uma agilidade maior na troca de fotos ou vídeos.

No entanto, existem outros dois recursos adicionais que merecem destaque, o sistema de Autofoco e a bateria de longa duração.

Sistema de Autofoco

A Fujifilm X-S10 possui um sistema de autofoco avançado, permitindo capturar imagens nítidas e em foco com facilidade e precisão, principalmente para os iniciantes e aspirantes no audiovisual.

A câmera utiliza um sistema de detecção de fase em pixels em toda a área do quadro, garantindo um foco rápido e preciso.

O sistema de autofoco da X-S10 possui 425 pontos de autofoco, facilitando o ajuste dos assuntos em diferentes posições, mesmo nos cantos do quadro, garantindo que seu assunto principal esteja sempre bem focado.

Além disso, a X-S10 oferece recursos avançados de autofoco, como detecção de olhos e rosto. Esses recursos (recentemente introduzidos nas melhores câmeras para gravar vídeos) são particularmente úteis ao captar pessoas, pois a câmera pode identificar e focar automaticamente os olhos do seu assunto, garantindo que eles estejam sempre nítidos e bem focalizados.

O sistema de autofoco da X-S10 também é capaz de rastrear o movimento dos objetos em movimento, mantendo o foco sobre eles mesmo quando estão se movendo rapidamente. Isso é especialmente útil em situações de imagens esportivas, natureza ou qualquer outra situação em que você precise capturar assuntos em movimento com precisão.

Bateria de Longa Duração

A Fujifilm X-S10 é equipada com uma bateria de íons de lítio de alta capacidade que oferece uma excelente vida útil. Com uma única carga, a câmera é capaz de capturar aproximadamente 3 até 25 fotos quando utilizado com a tela LCD (de acordo com os padrões CIPA), o que é um valor impressionante para uma câmera mirrorless.

A longa duração da bateria NP-126S da X-S10 (mesma da X-T30) é uma vantagem significativa para fotógrafos e videomakers que precisam de uma câmera confiável durante sessões de trabalho mais extensas ou viagens sem acesso frequente a pontos de recarga.

Além disso, a X-S10 oferece a opção de carregar a bateria por meio da porta USB-C, o que é conveniente quando você está em movimento e não tem acesso a um carregador tradicional. Isso permite utilizar um carregador portátil ou carregá-la diretamente por meio de um adaptador convencional de parede com acesso a porta USB.

O sistema de autofoco rápido e preciso da Fujifilm X-S10, combinado com a bateria de longa duração, oferece aos fotógrafos e videomakers a confiança de que poderão capturar imagens nítidas e bem focalizadas por longos períodos sem se preocupar com a duração da bateria (restrições se aplicam).

Principais especificações técnicas da Fujifilm X-S10

Pixels: 26.1 MP

Sensor: APS-C CMOS 4

Armazenamento : cartão de memória SD / SDHC / SDXC UHS-I

Formato de imagem: JPEG / RAW: 14bit RAW

Encaixe: FUJIFILM X

Estabilizador de imagem de 5 eixos

Estabilização digital de imagem: Sim (apenas no modo vídeo)

Disparo contínuo: aprox. 30fps (somente no shutter eletrônico, 1.25 x Crop)

Flash Manual: pop-up flash

Viewfinder: colorido de aprox. 2.36 milhões de pontos OLED

Monitor LCD: colorido 3.0 inch de aprox 1.04 milhões de pontos touch screen (cobertura aprox. de 100%)

Gravação de video:

Formato MOV (MPEG-4 AVC/H.264, Áudio: Linear PCM / Som Stéreo 24bit / 48KHz sampling)

MP4 (MPEG-4 AVC/H.264, v: AAC)

Tamanho de arquivo/Frame rate/Tempo de gravação:

[DCI 4K(4096×2160)] 29.97p/25p/24p/23.98p 200Mbps/100Mbps até aprox. 30min

[4K(3840×2160)] 29.97p/25p/24p/23.98p 200Mbps/100Mbps até aprox. 30min

[Full HD(2048 ×1080)] 59.94p/50p/29.97p/25p/24p/23.98p 200Mbps/100Mbps/50Mbps até aprox. 30min

[Full HD(1920×1080)] 59.94p/50p/29.97p/25p/24p/23.98p 200Mbps/100Mbps/50Mbps até aprox. 30min.

Transmissão de arquivos via wireless padrão IEEE802.11b/g/n

Bluetooth®: padrão versão 4.2

Conectores:

USB-C (USB3.2 Gen1 x 1)

Saída HDMI: HDMI micro conector (tipo D)

Conector mini estéreo (para microfone e disparador remoto)

Tipo de bateria: NP-W126S Li-ion

Peso aprox. de 465g (incluindo bateria e cartão de memória)

Lente Fujifilm Fujinon XF 16-80mm F/4 R OIS WR

A lente Fujifilm Fujinon XF 16-80mm F/4 R OIS WR é uma objetiva zoom versátil projetada para câmeras Fujifilm X-mount podendo-se dizer que é uma lente para quase todos os tipos de situações.

Com uma faixa de distância focal de 16-80mm (equivalente a 24-120mm em formato 35mm), essa lente oferece uma variedade de opções de composição, tornando-a ideal para uma ampla gama de aplicações, desde imagens de paisagem até vlogs de viagens, reviews de YouTube, vídeos institucionais, casamentos, festas diversas, entre muitas outras aplicações.

Uma das principais características da lente Fujinon XF 16-80mm F/4 é sua excelente qualidade óptica. Construída com elementos de vidro de alta qualidade, incluindo elementos asféricos e de baixa dispersão, minimizam a aberração cromática e proporcionam imagens nítidas, claras e com excelente contraste em toda sua faixa de zoom.

Lente Fujinon XF 16-80mm f/4

A lente também possui um revestimento Super EBC (Electron Beam Coating) que reduz os reflexos e os efeitos de flare, garantindo a reprodução de cores precisas e um bom contraste mesmo em condições de iluminação desafiadoras. Isso permite capturar imagens com riqueza de detalhes e cores mais fiéis.

A Fujinon XF 16-80mm F/4 R OIS WR possui um sistema de estabilização óptica de imagem (OIS) embutido, que é especialmente útil em condições de pouca luz ou ao utilizar a lente em sua configuração mais teleobjetiva.

Essa tecnologia compensa as vibrações da câmera, permitindo capturar imagens mais nítidas e minimizando a necessidade de utilizar velocidades de obturador mais lentas como 1/50 ou abaixo. No entanto, não é recomendado utilizar velocidades de shutter menores que 1/50 sem o uso de um tripé ou estabilizador manual.

Além disso, a lente apresenta um design resistente às intempéries, tornando-a adequada para uso em condições climáticas adversas (algumas restrições se aplicam). Ela é resistente a poeira, respingos de água e temperaturas extremas, o que a torna uma opção confiável para uso ao ar livre.

A abertura constante de f/4 em toda a faixa de zoom permite que você tenha controle consistente sobre a profundidade de campo e a exposição em diferentes distâncias focais. Essa característica é particularmente útil para quem deseja manter uma abertura constante durante a aplicação do zoom, garantindo uma exposição controlada em toda a faixa focal.

Em termos de usabilidade, a Fujinon XF 16-80mm F/4 R OIS WR possui um anel de abertura e anel de foco (ambos amplos e suaves), proporcionando um controle preciso e confortável durante o uso.

Ela também possui um mecanismo de foco automático rápido e silencioso, que permite um desempenho de autofoco preciso em diversas situações.

Lente Fujinon XF 16-80mm f/4

Isso não quer dizer que toda imagem será nítida. Muitas vezes, “culpamos” a lente por uma imagem tremida ou fora de foco por erros cometidos durante a captação, seja no ajuste do foco, seja na forma como seguramos e apoiamos a câmera.

Sem dúvida que, independentemente da lente que utilizarmos, desde que usadas da forma correta, o risco de obter resultados não satisfatórios é praticamente zero.

Por fim, a lente Fujifilm Fujinon XF 16-80mm F/4 R OIS WR é uma escolha excelente para videomakers que desejam uma objetiva zoom versátil com qualidade óptica excepcional.

Sua faixa de distância focal, estabilização óptica de imagem, resistência às intempéries e controle de abertura constante a tornam adequada para uma variedade de aplicações.

Se você está em busca de uma lente multiuso com excelente desempenho e que possa levar para praticamente todo tipo de gravação, essa é uma opção a ser considerada.

Testes Reais com a Fujifilm X-S10 + Fujinon XF 16-80mm

O teste realizado com a Fujifilm X-S10 + Fujinon XF 16-80mm cobriu uma variedade cores, texturas e diferentes situações de iluminação natural na fotografia de alimentos.

Salada de mussarela de búfala com azeitonas e tomate cereja

Para o ensaio, fotografamos alguns pratos para testarmos a capacidade de altas e baixas luzes e vermos o desempenho da lente junto às características técnicas da câmera, teste comum nas melhores câmeras mirrorless para iniciantes.

Mesmo em condições de luzes baixas (conforme abaixo), o nível de ruído é aceitável (considerando o formato de arquivo JPEG e a compressão sofrida pela imagem ao publicá-la neste post) deixando os detalhes de cada alimento bem visíveis.

Porção de calabresa com mandioca
Pegadando salada fria de massa com pegador

O que chamou a atenção foi a ampla gama de valores entre as sombras e os pontos de luz na imagem (quando utilizado valores de ISO baixos). Mesmo no arquivo JPEG, os pontos intensos de sombra e luz foram facilmente corrigidos na pós-produção.

Mini pastéis fritos
Mini pastéis fritos
Prato com pães de queijo

A escolha da área de detecção de foco muito útil, pois ao selecionar a mais adequada para a cena, mais ampla pode ser a criatividade que colocamos na foto.

Principais especificações técnicas da Fujinon XF 16-80mm F/4 R OIS WR

Distância Focal: 16 a 80mm (distância focal equivalente a 35mm: 24 a 120mm)

Abertura máxima: f/4

Abertura mínima: f/22

Encaixe: FUJIFILM X

Formato da lente: APS-C

Ângulo de visão: 83.2° a 20.1°

Distância mínima focal: 1.15′ / 35 cm

Magnificação máxima: 0.25x

Design óptico: 16 Elementos em 12 Grupos

Lâminas do diafragma: 9, arredondados

Tipo de foco: Automático

Possui estabilização: Sim

Tamanho do filtro: 72 mm (Frontal)

Dimensões (ø x L): 3.08 x 3.5″ / 78.3 x 88.9 mm

Comprimento na extensão máxima: 5.16″ / 131 mm

Peso: 15.52 oz / 440 g

Fonte: B&H

Conclusão

A Fujifilm X-S10 juntamente com a lente do kit Fujinon XF 16-80mm f/4 estão entre as melhores câmeras mirrorless para iniciantes para gravar vídeos e prontas para ajudar você a elevar sua fotografia e vídeos a um novo patamar.

Mesmo com um viewfinder menor do que outras câmeras semelhantes no mercado e poucos botões personalizáveis, é uma câmera leve, compacta, de excelente construção e com uma pegada confortável que se encaixa perfeitamente nas mãos.

A estabilização de imagem e o carregamento via USB são pontos de destaque, além do preço competitivo em relação às suas concorrentes.

De fato, é uma ótima câmera intermediária para iniciantes e aspirantes que desejam dar um passo a mais na fotografia e no vídeo logo no início e que com certeza permanecerá por vários anos como uma câmera de uso atual em diversas funções.

Se a sua preferência por marcas de câmeras digitais for mais flexível e fora do eixo Canon-Nikon-Sony, a Fujifilm com certeza não irá decepcionar, tanto na seleção das melhores câmeras mirrorless para iniciantes quanto em suas lentes.

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo