Em DestaqueProdução

Top 7 Livros Para Estudar Cinema, Edição e Audiovisual

Veja quais são os top 7 livros para estudar cinema que todo videomaker deve ler para se inspirar, aprender e aplicar técnicas e conceitos em seus projetos audiovisuais.

Aviso

Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.

Se você gosta de fazer vídeos, curte cinema ou está sempre em busca de conhecimento para aplicar em seus projetos audiovisuais, não pode deixar de estar sempre atualizado.

Por mais simples que possam parecer seus vídeos, cada um deles exige algum tipo de técnica, seja na composição, na luz, no movimento (ou mesmo estático) ou qualquer outro conceito que possa ser aplicado.

E os livros para estudar cinema são excelentes fontes de conhecimento para entender como os grandes cineastas realizam suas produções.

Mas espera aí? 

Não vou produzir nenhum filme para concorrer ao Oscar ou coisa parecida…

Por que devo aprender sobre as avançadas técnicas de cinema usada nas grandes produções de Hollywood com livros para estudar cinema?

Simplesmente porque muitas das técnicas que usamos em vídeos curtos como de 10-15 segundos nas redes sociais utilizam determinados conceitos que talvez nem sabíamos que estamos usando.

Quer um exemplo?

Cortes rápidos de edição em vídeos de ação para dar ritmo a história; o uso de trilha sonora conforme o tom do vídeo (romântica, irônica, suspense); enquadramentos de imagem como close-ups para detalhar um objeto ou pessoa; profundidade de campo para desfoque do fundo, entre outras, são técnicas que você pode aprender em livros para estudar cinema (mas também com muita prática).

Quem deve ler livros para estudar cinema

Buscar nos livros os conhecimentos que abordam temas como cinema e seus sub-temas (iluminação, roteiro, direção de fotografia, edição, direção de arte, direção, produção) e sobre audiovisual em geral é fundamental para quem deseja se aprofundar nos estudos acadêmicos.

Estudantes de diversas áreas do conhecimento não apenas do cinema propriamente dito, mas editores de vídeos para redes sociais, comerciais de TV, filmes publicitários, entre outros também podem e devem conhecer não apenas as técnicas de edição, mas também sobre a história do audiovisual para entender o porquê determinados tipos de edição se encaixam de forma mais adequada em cada tipo de produto audiovisual.

Isso sem falar em inspiração!

Ler obras, pensamentos, dicas, estilos de produzir um filme e explorar como outras pessoas trabalham com vídeos e filmes faz com que nos inspiremos em seus trabalhos e possamos criar nosso próprio estilo.

Por isso, veja abaixo a lista dos top 7 livros para estudar cinema, edição e audiovisual (em ordem aleatória):

1. Num piscar de olhos: A edição de filmes sob a ótica de um mestre. | Walter Murch

O editor, diretor e escritor americano Walter Murch, responsável pela edição de filmes como Apocalypse Now, O Paciente Inglês (muito citado no livro como um dos exemplos mais marcantes em sua carreira), a trilogia O Poderoso Chefão, entre outros e ganhador de três Oscars é um dos editores mais respeitados pela indústria de Hollywood.

Neste livro para estudar cinema dedicado aos aspectos da edição e já traduzido em diversos idiomas, Murch foca em suas técnicas e na arte sobre como o editor de filmes pode ir além dos cortes nas imagens com o uso da emoção.

O autor também declara que o aspecto da edição de um filme tem um caráter extremamente relevante ao aspecto psicológico capaz de poder direcionar e antecipar o que a audiência percebe ou até mesmo perceberá ao assistir um filme.

Por haver realizado seus trabalhos de edição em praticamente sistemas manuais lineares (diferente do que temos digitalizado hoje em dia em sistemas não-lineares), Walter Murch expõe sua visão sobre os tempos da edição em película de filmes 35mm versus o digital a aponta sua opinião sobre o assunto.

2. Roteiro de cinema e televisão: A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. | Flavio de Campos

Sabe aqueles guias completos e bem informativos, mas que não se tornam uma leitura maçante? É disso que estamos falando aqui.

O livro “Roteiro de cinema e televisão: A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória” escrito por Flavio de Campos é uma das leituras obrigatórias para quem pretende criar seus próprios roteiros para o audiovisual e entender a fundo os conceitos mais importantes na área em uma linguagem de fácil compreensão para todos os níveis de conhecimento.

Em mais de 400 páginas, você entenderá como começar do zero um roteiro para vídeos, cinema e principalmente para a TV, seja você estudante de audiovisual, escritor, roteirista ou alguém que deseja entender mais sobre o assunto e aplicar em seus vídeos pessoais.

Com exemplos de diversos tipos para ilustrar conceitos desde o gênero lírico, passando pelo épico e pelo dramático, o autor abrange uma ampla gama da literatura, do jornalismo, teatro, filmes, entre outros.

E mesmo sendo um iniciante na área, não se preocupe, pois com um glossário de mais de 180 termos, você poderá se familiarizar com cada um deles ao longo da leitura e não perder a conexão entre os assuntos.

3. Produção e Direção Para TV e Vídeo - Uma Abordagem Prática. | Cathrine Kellison

Se o seu interesse maior for produção para TV, este livro irá guiá-lo em detalhes pelos caminhos que levam a aprender praticamente tudo sobre o assunto.

De simples tarefas diárias aos processos mais complexos em uma produção televisiva, você saberá como o produtor age em suas tarefas e como ele se encaixa em uma das funções mais exigidas da área.

No livro “Produção e Direção Para TV e Vídeo – Uma Abordagem Prática”, você encontrará entrevistas e dicas de profissionais da área em diversos formatos de programas fazendo com que você tenha uma visão geral de tudo o que um produtor de TV deve saber do começo ao fim.

4. Direção de Cinema - Técnicas e Estética. | Michael Rabiger

Para entender todas as etapas de produção de um filme longa-metragem, no livro para estudar cinema “Direção de Cinema – Técnicas e Estética”, o autor traz em detalhes todas as informações fundamentais sobre a sétima arte e suas produções.

Do roteiro e equipamentos necessários até a direção de atores e os elementos que compõe uma equipe de produção, Michael Rabiger explorar cada tópico para que o leitor possa se inteirar sobre todo processo.

Mesmo tendo sido lançado em 2006, seu conteúdo é extremamente adaptado aos dias atuais com apenas pequenas mudanças em relação ao tipo de produção ou a quantidade de membros em determinadas equipes de produção (que passaram a ser um pouco mais enxutas por conta de certos avanços tecnológicos).

Um dos pontos fortes que chamam a atenção para a obra literária é o nível de detalhes das três principais etapas de uma produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, destacando “Desenvolvimento e Ensaio de Atores”, “Reuniões de Pré-Produção”, “Organização de Equipe de Produção”, “Preparo da Produção Antes de Rodar a Câmera”, “Princípios da Edição” e muito mais.

5. Rebel Without a Crew: Or How a 23-Year-Old Filmmaker with $7,000 Became a Hollywood Player. | Robert Rodriguez

Se eu tivesse que resumir este livro para estudar cinema em apenas três palavras, seriam: determinação, inspiração e ação.

E foi isso (e mais outras características) que o diretor americano Robert Rodriguez impôs em seu filme de ação de 1992 intitulado “El Mariachi” com um orçamento de aproximadamente 7.000 dólares e tendo rendido 2.6 milhões de dólares (ou mais de 350 vezes o valor investido).

Dividido em basicamente duas partes (diário de produção e um guia de “como fazer”), o livro “Rebel Without a Crew: Or How a 23-Year-Old Filmmaker with $7,000 Became a Hollywood Player” traz uma história sobre como foi possível superar um baixo orçamento de produção e produzir um filme longa-metragem de sucesso.

Abordando temas como roteiro, produção e direção, Rodriguez inspira milhares de aspirantes a cineastas com seu empenho, dedicação e paixão pela arte e a vontade e possibilidade de se alcançar um sonho.

6. Making Movies. | Sidney Lumet

Mais um livro para estudar cinema lançado há alguns anos, mas que traz até hoje em sua essência a forma como os filmes ainda são produzidos.

Tendo sido creditado em mais de 50 filmes em toda sua carreira como diretor, produtor e roteirista, Sidney Lumet vai afundo no papel no diretor de um filme e nos conta em detalhes não apenas como escolher um roteiro, mas também guiar seus atores no set para que mantenham o foco take após take.

Entenda todo o processo de um filme desde os ensaios de preparação dos atores até a exibição final a partir do olhar e estilo de Lumet.

Reconhecido por extrair o melhor da performance de atores de renome como Katharine Hepburn, Henry Fonda e Paul Newman, Sidney Lumet foi um dos diretores mais adorados por astros de Hollywood.

Making Movies é um livro que vale a pena para aspirantes a diretores, cinéfilos apaixonados pela sétima arte e para que curte uma excepcional mini biografia de um dos maiores diretores da história do cinema mundial.

7. História & Audiovisual. | Rafael Rosa Hagemeyer

Entender a essência do audiovisual é fundamental para aqueles que desejam desbravar os meandros deste universo/mercado tão fascinante no mundo das artes visuais.

No livro para estudar cinema “História & Audiovisual” você vai encontrar um resumo de algumas discussões baseadas na história do audiovisual que vão de encontro aos clipes, animação, cinema, etc.

Imaginar a história através de imagens e sons é a forma encontrada pelo autor para levar a sociedade a entender a importância da história do audiovisual.

Saindo um pouco do formato de apenas conceitos, técnicas e do formato “como fazer”, esse é um livro diferenciado que nos leva a refletir sobre a importância do audiovisual no contexto histórico, como seu formato é desenvolvido por quem a aplica, suas linguagens e técnicas.

BÔNUS - Novas Formas do Audiovisual. | Lucia Santaella

Em uma linguagem mais rebuscada, Novas Formas do Audiovisual de Lucia Santaella é uma obra inovadora que mergulha nas transformações contemporâneas do audiovisual, explorando as interseções entre tecnologia, cultura e fotografia.

Santaella detalha como as novas mídias e tecnologias digitais têm redefinido a linguagem audiovisual, introduzindo novas formas de narrativa, estética e participação do espectador.

A autora adota uma abordagem multidisciplinar, conectando conceitos da semiótica, teoria da comunicação e estudos culturais para desvendar as complexidades dessa evolução, proporcionando aos leitores uma compreensão abrangente das mudanças que moldam a experiência audiovisual contemporânea.

O livro oferece uma visão crítica e reflexiva sobre o impacto dessas transformações, convidando os leitores a repensarem sua relação com o audiovisual em um mundo cada vez mais digital e interconectado.

Conclusão

Fazer da leitura um hábito para aprimorar seus conhecimentos na área audiovisual é uma das formas de estabelecer uma conexão com o que há não apenas de novo, mas do que já nos foi ensinado e que devemos levar em nossa jornada como videomaker.

Não se limite apenas aos livros em uma única área. Se você estiver buscando por mais conteúdo como editor, entenda também os conceitos sobre direção e direção de fotografia, por exemplo.

É importante entender o que se passa em outras áreas do conhecimento audiovisual para que, ao se juntar em uma equipe de diversos profissionais do audiovisual, você também possa falar a mesma língua (ou pelo menos entendê-la 😊).

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Deixe seu comentário
Pular para o conteúdo