CâmerasConceitosLentes

✅ Última atualização em 10/07/2023

Manter o foco da câmera preciso na imagem é fundamental para um vídeo profissional, pois além de captar a atenção de quem o assiste, demonstra a qualidade do conteúdo técnico e estético de suas produções.

Já se imaginou em, após um longo dia de gravações, chegar em sua ilha de edição e, ao importar os arquivos de vídeo para o computador, notar que a imagem não está devidamente focada?

Situações desse tipo são comuns quando não se dá a devida atenção ao foco da câmera ou por descuidos durante a gravação como pressa e desorganização.

Ajustar o foco da câmera manualmente não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas pensam que é.

Em alguns casos, ajustar o foco da câmera de forma manual pode ser até mais rápido do que ajustá-lo no modo automático dependendo do tipo de câmera que possuir, ainda mais se estiver em um ambiente bem iluminado.

Ao utilizar aberturas de íris menores (f/8 e acima), você terá maiores chances de manter o ponto de foco principal na imagem mais nítido devido à grande profundidade de campo.

Em determinadas lentes de construção mais simples (como algumas lentes do kit), estas poderão levar mais tempo para encontrar o ponto de foco principalmente em áreas de baixa luminosidade em busca de um ponto exato de foco.

Lente de câmera

Ajuste de foco manual

Em condições de baixa luminosidade, ao selecionar o modo de foco automático, a câmera poderá “entender” que não existem pontos definidos de focagem por conta da ausência ou baixa luz ou interpretar que um determinado ponto de luz seja o ponto de focagem correto e não o seu assunto principal.

Ajuste do foco da câmera

Existem algumas diferenças no ajuste de foco da câmera do tipo camcorders e câmeras DSLR e mirrorless. No entanto, os princípios básicos de ajuste de foco manual são basicamente os mesmos.

Atualmente, o foco automático das lentes de câmeras DSLR e mirrorless estão mais rápidos e precisos, inclusive em relação ao foco nos olhos e mesmo em áreas com baixa luminosidade.

Recursos tecnológicos mais recentes como esses facilitam para àqueles que queiram produzir vídeos no formato de vlogs utilizando a câmera em um tripé ou mesmo segurando-a na mão como mostra o youtuber Casey Neistat nesse vídeo.

Já, se preferir apoiar a câmera em um tripé ou outro tipo de suporte, busque o ajuste de foco manual evitando que a imagem perca o ponto de foco caso ocorra movimentos bruscos durante a gravação.

Nesses casos, é importante manter uma abertura de diafragma entre f/5.6 e f/8, se possível, obtendo maior profundidade de campo.

No caso do foco automático, a câmera passa a buscar por pontos de contraste, distância física do assunto principal e luminosidade no enquadramento da imagem para o ajuste, dependendo do tipo de foco automático selecionado na própria câmera.

Parte traseira de câmera DSLR

Pontos de foco automático

Ajustando o foco corretamente

Ao gravar seus vídeos utilizando tripé, procure ajustar o foco no modo manual, principalmente em vídeos no formato de entrevista, vídeos tutoriais no YouTube ou quando tenha um interlocutor em frente a câmera.

Para isso, câmeras DSLR como as Canon EOS Rebel T5i, T6i e T7i, possuem a função de magnificação de zoom. A partir deste recurso, você poderá aproximar o assunto principal digitalmente e ajustar o foco manualmente (de preferência nos olhos onde a atenção de quem assiste é maior, ainda mais se estiver usando uma abertura de íris alta – f/1.8, f/2, f/2.2 ou f/2.8 com baixa profundidade de campo).

Traseira de camera DSLR

Botão de magnificação para ajuste de foco

Existem inúmeros modelos de câmeras no mercado assim como seus respectivos recursos de focagem. Por isso, para que você possa tirar maior proveito do modo de foco da câmera automático, é importante conhecer sobre os tipos de ajustes que sua máquina oferece e selecionar a melhor opção na hora de gravar o vídeo.

Existem lentes que possuem a chave de seleção de foco Automático e Manual como a Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III. Nela, você pode optar por ajustar o foco Manual ou Automático na própria lente conforme a necessidade.

Detalhe ajuste de foco na lente

Detalhe ajuste de foco na lente

Foco em movimento

Uma forma prática de manter o foco automático quando estiver gravando vídeos com a câmera na mão e/ou em movimento é enquadrar o assunto principal e selecionar a opção de foco Tracking (quando disponível).

Assim, ao movimentar a câmera, o ponto de focagem ficará travado no assunto principal evitando que saia de foco.

Em câmeras mais modernas, este recurso é mais preciso e praticamente livre de erros, principalmente ao focar nos olhos.

Fotografando violão

Ponto de foco automático

Violão

A seguir, veja algumas dicas práticas para manter o foco o mais preciso possível durante a gravação de vídeos:

Conclusão

Antes de começar a gravar, teste o foco da imagem. Se possível, utilize um monitor externo para verificação da qualidade de focagem.

Ajustar o foco da imagem através da tela LCD de sua câmera pode ser um desafio, uma vez que o tamanho da tela nem sempre permite uma nitidez em termos de luz, ainda mais se estiver em um local com baixa iluminação.

Faça uso do zoom digital na câmera (quando disponível) para uma verificação mais aproximada do ponto de foco da câmera desejado tornando o processo mais rápido e confiável e mantendo a alta qualidade de suas imagens.

Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!

Pular para o conteúdo