✅ Última atualização em 05/06/2024
Tópicos do Artigo
ToggleMelhores Equipamentos Para Vídeo e Fotografia de Alimentos e Produtos (Kit Básico Para Iniciantes)
Os vídeos e a fotografia de alimentos estão cada vez mais popular. Redes sociais, cardápios digitais, sites, blogs, entre outros canais de comunicação estão utilizando vídeos e fotografia de alimentos e produtos para intensificar vendas, promover produtos e alcançar fãs e seguidores.
Aviso
Alguns links neste artigo podem conter links de afiliados, que podem fornecer uma pequena comissão para mim sem nenhum custo adicional para você caso decida adquirir algum produto aqui recomendado. Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas. Este site não se destina a fornecer nenhum tipo de garantia financeira e qualidade de produto adquirido e tem como caráter principal a informação, o conhecimento e o entretenimento, ficando, portanto, isento de qualquer tipo de responsabilidade/resultado obtido pelo(a) comprador(a) dos produtos aqui recomendados. Assim, todo e qualquer problema, terá que ser contatado e resolvido diretamente com o vendedor. Os direitos autorais e marcas registradas dos produtos aqui recomendados são de propriedade de seus respectivos donos. Para mais informações, leia a Política de Privacidade.
Fazer vídeos de alimentos está em alta nas redes sociais.
Pegando carona com a fotografia de alimentos, os vídeos se tornaram populares entre os amantes da culinária, gastronomia e fotografia.
De simples tutoriais e making of até os bastidores de grandes receitas e vídeos que mostram grandes chefs e sua arte, as redes sociais estão a todo vapor.
Principais fotógrafos(as) de alimentos e produtos
Com variados formatos de vídeos incluindo tutoriais de receitas e stop motion, os vídeos e fotografias de alimentos editados na medida ideal ficam ainda mais saborosos.
E não podemos deixar de citar alguns outros perfis e canais de YouTube de fotógrafos de alimentos como inspiração para qualquer aspirante a fotógrafo(a) de alimentos e videomaker.
O canal The Bite Shot com Joanie Simon, traz dicas valiosas de fotografia de alimentos, cursos e tutoriais.
Skyler do canal We Eat Together apresenta técnicas muito interessantes de iluminação para a fotografia de alimentos, fala sobre equipamentos e dicas de edição.
No canal figandlight mostra como utilizar a luz natural na fotografia de alimentos, edição, fotografia de produtos, equipamentos e mais.
O chef e fotógrafo especializados em fotografia comercial de alimentos Francesco Tonelli e o fotógrafo/diretor/produtor/educador baseado em Nova Iorque Andrew Scrivani não poderiam ficar de fora da lista dos fotógrafos de alimentos mais populares nas redes sociais e no mundo da fotografia gastronômica.
Ambos constroem suas histórias através de fotos que falam por si. Com técnicas diferentes, Tonelli e Scrivani apresentam fotos únicas e peculiares que fogem do convencional e misturam arte e uma forma diferente como vemos os alimentos.
Principais fotógrafos(as) brasileiros de alimentos e gastronomia
Alexander Landau, fotógrafo com mais de 30 anos de carreira, ministra workshops de luz e fotografia de culinária e vídeos informativos e muito bem detalhados em seu canal do YouTube.
Henrique Peron, fotógrafo de alimentos, apresenta um trabalho com um estilo de imagens de alimentos única e uma visão particular, com uma luz leve e suave que valorizam ainda mais os alimentos.
Luna Garcia, fotógrafa de gastronomia e designer gráfica especializada em fotografia culinária e food styling nos EUA, montou seu próprio estúdio de fotografia gastronômica, o Estúdio Gastronômico, e apresenta em seu portfólio uma variedade de imagens de alimentos e produtos muito bem estilizados e com uma luz muito bem trabalhada.
Débora Gabrich, fotógrafa de gastronomia e publicidade, traz uma série de Stories e fotos no Instagram mostrando seu dia a dia como fotógrafa de alimentos e um pouco dos bastidores da fotografia gastronômica.
Equipamentos para vídeo e fotografia de alimentos
Nem todos os fotógrafos(as) utilizam os mesmos equipamentos.
Cada profissional busca o equipamento mais adequado conforme suas necessidades, estilo, espaço físico para fotografar e claro, orçamento.
Sabemos que equipamentos para foto e vídeos não são baratos, mesmo com a popularização e maior acesso a modelos e marcas.
No entanto, existem alguns itens básicos e outros nem tão básicos, mas que, por serem de menor custo do que câmeras e lentes, por exemplo, podem ser adquiridos ao longo do tempo conforme a necessidade.
Sendo assim, vamos ver abaixo quais são os equipamentos mais básicos e essenciais e uma lista de outros itens que servirão para aprimorar ainda mais sua fotografia de alimentos.
📷 Câmera para fotografia de alimentos
Se você possui um smartphone, provavelmente você já tem uma câmera em mãos.
Independentemente do tipo de celular que você tenha, se souber aplicar as técnicas corretas de composição, iluminação e enquadramento, você conseguirá extrair fotos tão boas quanto as de uma câmera DSLR ou mirrorless.
Mas se você pretende entrar de cabeça no universo da fotografia de alimentos, poderá começar com uma câmera de entrada ou semi-profissional.
Existem duas opções básicas de sensores de câmeras:
- câmera com sensor APS-C
- câmera com sensor Full Frame
Câmera com sensor APS-C
Modelos da linha Rebel da Canon como a EOS Rebel T7 e EOS REBEL SL3 são excelentes câmeras DSLR para começar a fotografar alimentos.
Ambas têm a opção de compra apenas do corpo da câmera ou junto com a lente do kit, uma lente básica que acompanha a câmera para que você possa usá-la assim que tirar da caixa.
Além destas, existe a linha mirrorless de câmeras.
São câmeras mais modernas e que veem ganhando espaço no mercado com extrema rapidez.
A Canon EOS R10 é uma câmera mirrorless de 24MP e muito utilizada por quem está começando a fotografar.
Pesa somente 382gr, possui estabilização da imagem digital e grava vídeo em até 2160p de resolução.
Assim como modelos da Canon, a Sony possui uma linha de câmeras mirrorless caso você prefira uma outra marca.
A Sony Alpha A6100 conta com 24MP de resolução de imagem, tela de 3 polegadas e autofoco de alta velocidade com 425 pontos de detecção.
Câmera com sensor Full Frame
Câmeras com sensores Full Frame tem uma cobertura de imagem maior se comparadas com sensores APS-C por conta de não haver o corte de 1.6x na imagem.
Câmeras de entrada com sensor Full Frame costumam serem mais caras do que câmeras APS-C.
No entanto, se seu orçamento permitir, invista em câmeras Full Frame para ter um maior aproveitamento das lentes (a maior parte delas são construídas para sensores Full Frame).
A Canon EOS RP é uma das câmeras mirrorless com sensor Full Frame mais desejadas por videomakers.
Além de ser compatível com lentes RF (exclusivas para câmeras mirrorless) e lentes EF/EF-S (exclusivas para câmeras DSLR), ela possui sensor dual pixel CMOS AF para foco automático rápido e preciso, processador de imagem DIGIC 8, imagem de 26 MP, Wi-Fi, Bluetooth, gravação de vídeo em 2160p e tela LCD sensível ao toque de 3 polegadas.
Se preferir, a Sony Alpha 7C é uma câmera full frame de 24, gravação de 2160p, tela de 3″, LCD retrátil e estabilização de imagem no corpo de 5 eixos.
Canon e Sony são marcas populares no mercado audiovisual.
No entanto, não fique preso a marcas.
Tenha em mente que o que vai mandar na hora de escolher uma câmera para produzir fotos e vídeos de alimentos são basicamente dois aspectos:
- 1. suas necessidades;
- 2. seu orçamento.
Seja Sony, Canon, Olympus, Nikon, Panasonic ou qualquer outra marca, o que irá fazer a diferença na hora do clique ou do play é a forma como você vê a imagem, ou seja, o olhar do fotógrafo ou videomaker, e como é trabalhada a iluminação.
🧐 Lente para fotografia de alimentos
Ter uma câmera top, mirrorless, com especificações técnicas profissionais é muito bom!
Porém, como dito anteriormente, não é a câmera que vai mandar 100% no resultado do fotógrafo ou videomaker de alimentos.
Claro que, sem uma câmera, nada será possível. Mesmo a do celular.
Mas uma boa lente pode sim fazer a diferença!
A lente é responsável por boa parte dos resultados.
Mas se o fotógrafo ou videomaker de alimentos não souber tirar o máximo de proveito de suas capacidades, de nada adiantará.
Seguramente, uma das lentes mais populares entre fotógrafos de alimentos é a Canon Macro EF 100mm f/2.8L IS USM (versão câmeras DSLR)
Mas se seu orçamento não estiver ainda pronto para uma lente desse tipo, existem algumas opções.
A Canon 100mm f/2.8 Macro USM é uma lente macro sem a estabilização de imagem que existe na Canon Macro EF 100mm f/2.8L IS USM.
Para alguns fotógrafos essa não é uma grande diferença, já que o custo x benefício é uma grande vantagem.
No entanto, se você costuma fotografar apenas com a câmera na mão e não no tripé, a melhor opção passa a ser a Canon Macro EF 100mm f/2.8L IS USM.
Ainda, semelhante a Canon 100mm f/2.8 Macro USM, você pode optar pela Sigma macro F2.8 EX DG OS HSM de 105mm (esta para Canon com encaixe EF).
É uma lente projetada para câmeras Full Frame, de 105mm, diafragma arredondado de 9 lâminas criando um fundo desfocado diferenciado e com desempenho avançado para imagens em close-up.
🔭 Tripé para fotografia de alimentos
Tirar fotos com a câmera na mão é uma das formas de fotografar alimentos e bebidas.
Mas depende da situação!
Na maior parte das vezes, utilizar um tripé torna o trabalho mais dinâmico, imagens mais estáveis (ainda mais se sua lente não possuir estabilização) e prático.
Além disso, ao utilizar um tripé, você poderá aumentar o tempo de exposição da câmera (através de valores de shutter speed mais altos) principalmente em casos com pouca luminosidade.
Uma vez aumentando o tempo de exposição, a tendencia é que a câmera na mão provoque instabilidade causando imagens tremidas.
E uma das formas mais interessantes para fotografar alimentos é utilizando o ângulo de 90º. Determinados tripés possuem uma coluna central que permite fotografar “por cima”.
🔭 Baterias
Uma das situações mais desagradáveis e frustrantes para fotógrafos e videomakers de alimentos (ou de qualquer outro segmento) é ter que interromper o trabalho por conta da falta de bateria.
E por que não ter algumas baterias reservas para evitar contratempos e longas interrupções?
Dê preferência a baterias originais!
Sempre que for comprar baterias reserva, procure por baterias com as especificações recomendadas pelo fabricante da câmera conforme o modelo.
Baterias genéricas são mais baratas. No entanto, nem sempre duram o mesmo que baterias originais de câmera, tendem a possuir um tempo de vida útil menor (por necessitar de maiores ciclos de carregamento) e podem danificar sua câmera.
💡 Iluminação para fotografia de alimentos
Fotografar alimentos é uma arte. Fato.
Claro que devemos entender sobre composição de imagem, aspectos técnicos de exposição de luz, especificações da lente e da câmera, mas de nada adianta se você não entender sobre iluminação.
E uma das perguntas sobre iluminação que você deve se fazer é: luz artificial ou natural?
Ambos os tipos de iluminação são amplamente utilizados na fotografia de alimentos (assim como vídeos), combinados ou não.
Entenda mais sobre iluminação natural na fotografia de alimentos.
Por outro lado, existem centenas de opções de iluminação artificial para fotografar alimentos ou fazer vídeos.
De “simples” softboxes até iluminação de cinema, você encontra uma grande variedade de refletores, lâmpadas, kits de iluminação, tripés, etc.
Mas como estamos falando sobre equipamentos básicos, não poderia deixar de mencionar o bom e velho softbox.
Um kit de softbox com a lâmpada correta (muito importante) e o ajuste de exposição de acordo pode resolver mais de 90% dos projetos de fotografia de alimentos.
Mas você deve estar se perguntando: mas softbox não é luz contínua? E se eu usar o flash?
Sem problemas!
No entanto, como estamos abordando o aspecto audiovisual, ou seja, as imagens em movimento, é importante a utilização da luz contínua.
Um kit básico de iluminação acompanha uma luz principal (mais intensa), uma luz secundária ou de preenchimento (de menor intensidade) e uma luz de fundo para um pequeno complemento quando necessário.
Preciso usar as três fontes de luzes de uma vez ao fotografar alimentos ou fazer vídeos?
Não. As três fontes de luzes lhe darão mais opções e flexibilidade para poder experimentar e testar a melhor forma de aplicá-las em conjunto ou separadamente.
🖥️ Programa para edição de fotografia de alimentos
As fotos saem praticamente prontas das câmeras e smartphones atuais.
Mas um retoque a mais pode fazer muita diferença na hora de apresentar o trabalho para seu cliente ou sua audiência.
A variedade de aplicativos para celular e computador é grande. Por isso não é preciso se preocupar na hora da escolha.
Entre opções gratuitas, testes temporários gratuitos e versões pagas, os aplicativos e programas para editar imagens e vídeos de alimentos podem ser acessados na nuvem ou através de download dos mesmos na máquina ou no celular.
Dentre algumas opções de aplicativos de edição de imagem e vídeos para celular estão:
1. InShot (vídeo/gratuito/Android e iPhone)
2. iMovie (vídeo/gratuito/iPhone)
3. InVideo (Filmr) (vídeo/pago/Android e iPhone)
4. Adobe Lightroom (imagem/ gratuito/Android e iPhone)
5. Adobe Premiere Rush (vídeo/pago/Android e iPhone)
6. Adobe Photoshop Express (imagem/pago/Android e iPhone)
Já para computadores, dentre os mais populares encontram-se:
1. Adobe Lightroom (imagem/pago/nível intermediário-avançado)
2. Adobe Photoshop (imagem/pago/nível intermediário-avançado)
3. Adobe Premiere (video/pago/nível intermediário-avançado)
4. DaVinci Resolve (video/pago/nível intermediário-avançado)
5. Microsoft Photos (imagem e vídeo/gratuito/nível básico-intermediário)
6. Pixlr (imagem e vídeo/gratuito/nível básico-intermediário)
7. Canva (design gráfico e vídeo/gratuito e pago/nível básico-intermediário)
Itens extras para fotografia e vídeo de alimentos
Agora que você já conhece quais são os equipamentos básicos para fotografia e vídeo de alimentos, vamos conhecer alguns itens extras que, caso seu orçamento permita, farão uma boa diferença no fluxo de seu trabalho.
Disparador remoto para fotografia de alimentos
Ter um disparador remoto para fotografia de alimentos é uma grande ajuda para quem trabalha sozinho.
Dependendo do produto ou alimento que estiver trabalhando, o fotógrafo acaba tendo que não apenas disparar a câmera, mas também fazer algum ajuste no alimento ou bebida na hora do clique.
E é aí que entra o disparador remoto.
Estando conectado na câmera o(a) fotógrafo(a) terá a possiblidade em manter-se próximo ao alimento ao invés da câmera e clicar no momento exato.
Por exemplo, ao precisar derramar uma calda de chocolate em cima do alimento e clicar no momento exato em que a calda é derramada, o próprio fotógrafo poderá executar o movimento e usar o disparador remoto.
Existem disparadores remotos específicos para cada modelos de câmera.
Por isso, na hora de escolher, certifique-se que não apenas o disparador seja compatível com o fabricante de sua câmera, mas também com o modelo da mesma.
Para câmera Nikon
Filtro UV
Existem diversos filtros para lentes de câmera. Muitos mesmo!
Mas um que recomendo e que acredito ser essencial para qualquer fotografo(a), independente do segmento de atuação, são os filtros UV.
Mais do que criar um efeito, uma tonalidade ou controle da exposição de luz na câmera, filtros UV agem como protetores da lente.
É preferível que, ao sofrer um dano no vidro da lente causado por um impacto direto, o dano seja causado no filtro e não na lente.
Além do custo maior do reparo e o tempo que você irá gastar em consertá-la, ninguém quer ter uma lente que já sofreu impacto em seu principal elemento.
Além disso, ao trabalhar com alimentos e bebidas, o fotógrafo corre o risco de sofrer respingos na lente, seja de algum alimento ou bebida.
Se a sujeira estiver no filtro, fica mais fácil e seguro removê-lo para limpar do que passar produtos diretamente na lente.
Filtro 49mm
Filtro 52mm
Filtro 58mm
Filtro 77mm
Cartão cinza
Para facilitar o balanço de branco na hora de fotografar ou fazer vídeos, ter um cartão cinza específico é essencial para um equilíbrio correto da temperatura de cor, ainda mais tratando-se de alimentos.
O cinza neutro do cartão auxilia no ajuste do balanço de branco na edição.
Em programas de edição intermediários/avançados, basta utilizar o conta gotas em efeitos como Fast Color Corrector ou Color Balance (no Adobe Premiere para vídeos) e no ícone no Photoshop para imagens, e aplicar o ajuste direto na imagem.
Assista o vídeo do canal Lentes e Lentilhas mais detalhes sobre como usar o cartão cinza.
Mini estúdio portátil para fotografia de alimentos
Mini estúdios portáteis são estruturas pequenas, fáceis de montar e carregar e são uma das formas mais práticas e rápidas na fotografia de alimentos.
Podem ser usados com câmeras de vídeo, fotográficas ou celulares.
Por possuírem luzes de LED embutidas e dispostas com o objetivo de criar uma iluminação uniforme e suave no alimento e na bebida, você não precisa se preocupar em adicionar iluminação dentro da caixa.
Alguns modelos acompanham fundos de outras cores como preto, azul, verde, entre outras para uma maior flexibilidade na hora de produzir seu conteúdo.
Na hora de buscar seu mini estúdio portátil para vídeo e fotografia de alimentos e bebidas, procure pelo tamanho ideal para seu espaço e aberturas adequadas que melhor se encaixem em suas ideias de foto e vídeo.
Rebatedor/refletor
Rebatedores e refletores são acessórios extremamente importantes na fotografia e na produção de vídeos.
Eles servem para corrigir uma determinada temperatura de cor, contraste e tons de cores (no caso dos refletores dourados e prateados) e rebater ou preencher uma fonte de luz intensa direto no assunto principal da foto ou vídeo.
Existem diversos tamanhos e formatos de rebatedores e refletores.
De pequenos, médios e grandes até ovais e circulares, você deve buscar por aquele que melhor se encaixe ao seu ambiente de trabalho.
A maioria dos rebatedores e refletores são formados por um kit 5 em 1, ou seja, em um mesmo disco flexível, tem por função:
1. Difusor para suavizar a luz e reduzir contrastes e sombras;
2. Rebatedor preto para absorver a luz em pontos específicos na imagem;
3. Rebatedor prata para realçar detalhes e criar imagens com alto contraste;
4. Rebatedor branco para intensificar os tons de cores neutros, reduzir as sombras e criar efeitos mais suaves;
5. Rebatedor dourado para rebater um tom mais “quente” e de maior contraste.
Utensílios variados para fotografia de alimentos
Ao fotografar ou fazer vídeos de alimentos e bebidas é fundamental que todo fotógrafo e videomaker tenham por perto algumas ferramentas especificas.
Tais ferramentas e alguns acessórios auxiliam e aceleram o processo de retoque nos produtos, ajuste de posição, armazenamento, decoração, melhoram a direção de arte e facilita o trabalho principalmente quando estamos trabalhando sozinhos.
Dentre alguns dos itens essenciais estão:
🍴 pratos, pires, xícaras, copos, talheres e espátulas
Em praticamente quase todas as fotografias e vídeos de alimentos encontramos pelo menos um desses objetos.
Sejam de vidro, metal, cerâmica ou qualquer outro tipo de material, é importante ter pelo menos alguns destes itens guardados para eventuais trabalhos de estilo moderno, mais sofisticados ou retrô.
🧣 lenços, panos e tecidos diversos
Para uso em mesas e bancadas para criar uma textura, contraste e um aspecto mais natural na foto ou vídeo.
Procure ter de todos os tipos, lisos, listrados, estampados, diferentes texturas, tamanhos, formas, cores e materiais.
🫗 medidores
Na hora de acrescentar líquidos ou outros ingredientes sólidos, é importante ter medidores para não exagerar ou faltar.
🫙 bandejas e potes
Estes são itens que podem complementar a imagem juntamente com pratos, pires, xícaras, copos, talheres e espátulas.
Por exemplo, um pequeno pote com amendoins ilustrando uma mesa de frios, uma bandeja de frutas ao fundo ilustrando um drink ou potes cheios de cereal ou frutas como complemento de uma foto de café da manhã.
🔪 descascadores, cortadores e abridores
Ao acrescentar alimentos, normalmente precisaremos destes itens.
Claro que você poderá utilizar os que tem na cozinha. Mas se tiver alguns destes itens adicionais em seu kit, com certeza irá facilitar seu trabalho.
🖇️ prendedores, fita adesiva e cola
À medida que for avançando na direção de arte de suas imagens, verá que a necessidade em determinados itens passa a ser necessários da fotografia e vídeo de alimentos.
É importante ter em mãos estes itens para uso rápido como prender um cartão rebatedor próximo à mesa, colar uma tigela de forma inclinada na mesa ou manter algum objeto em determinada posição com uma fita adesiva.
🧤 canudos, pincéis, luva e pinça
Estes são itens “coringa” que, por mais simples que pareçam, podem quebrar o galho!
Canudos podem ser úteis na hora de espalhar migalhas de pão ou cereal na mesa e usá-lo para obter aquele visual derretido do sorvete na casquinha.
Já os pincéis podem ser usados para espalhar óleo ou azeite em uma bandeja com um filé de peixe, carne ou frango deixando com aspecto mais fresco e suculento assim como outros alimentos para dar mais brilho e frescor na hora de fotografar ou gravar.
Pinças ajudam no posicionamento de pequenos alimentos no prato ou ajustes mais detalhados que são mais difíceis de tocar com as mãos.
Ao trabalharmos sozinhos, tocar nos alimentos e ao mesmo tempo na câmera não é recomendado. Por isso, mesmo utilizando utensílios como uma pinça, tenha a mãos um ou dois pares de luvas descartáveis caso precise alterar os alimentos.
🧊 gelo de acrílico
Esse é um item fundamental para quem fotografa bebidas ou apenas utiliza bebidas com gelo como objeto complementar.
Cubos de gelo de acrílico, além de facilitarem o trabalho por não precisar usar gelo real e causar humidade no copo, dá um aspecto bonito a bebida e agiliza na hora de fotografar.
Ingredientes “coringa” para fotografia de alimentos
Alguns ingredientes que são usados na fotografia e vídeos de alimentos, além de serem básico, são extremamente úteis na hora de dar um retoque final na imagem, melhorar o contraste e “dar vida” ao prato ou bebida.
Tenha sempre em mãos um pouco de sal (fino ou grosso), palitos de canela, algumas folhas verdes variadas como hortelã, coentro e salsinha, pimentões, algumas frutas secas, granulados de bolo, temperos em pó diversos e outros itens básicos de cozinha para que possa incrementar suas fotos.
Tais ingredientes (entre outros) criam uma conexão com os alimentos e bebidas na imagem, ajudam a compor melhor a imagem, aumentam o contraste de cores, são fáceis de obter e, dependendo da forma como são fotografados ou gravados, criam um aspecto minimalista na imagem.
Conclusão
Ter os melhores equipamentos, mesmo os mais básicos, não adiantará se você não colocar em prática suas habilidades de fotógrafo ou videomaker.
Enquanto não praticarmos, errarmos e tentarmos até atingirmos o resultado que de fato queremos, não haverá evolução na fotografia e videografia de alimentos.
Portanto, à medida que formos praticando e divulgando nosso trabalho como fotógrafo e videomaker de alimentos, vamos percebendo e recebendo feedback sobre o que acertamos e o que precisa ser melhorado.
É importante conhecer e pesquisar outros fotógrafos e analisarmos principalmente a forma como trabalham com a luz e a composição dos alimentos e bebidas.
Comece pelo simples! Não queira avançar o sinal para o nível mais avançado. Vá passo a passo na escalada de níveis para entender cada elemento na fotografia e vídeos de alimentos.
Cada elemento (câmera, lente, luz, ingredientes, acessórios) adicionado ao seu trabalho requer um aprendizado. Acredite!
Aqui, muitas vezes, vale dizer que o menos é mais neste segmento da fotografia.
Aprenda a Criar Seus Próprios Vídeos de Maneira Profissional Hoje Mesmo!